Intel anuncia os transístores tridimensionais, e demonstra Ivy Bridge

A Intel anunciou um avanço significativo no desenvolvimento de chips, abrindo a porta para processadores menores, mais rápidos e mais eficientes em consumo de energia. Anunciada pela primeira vez pela Intel em 2002, os transístores tridimensionais tri-gate substituirão os tradicionais bidimensionais na futura linha de processadores Ivy Bridge de 22 nm, o sucessor do Sandy Bridge.

Ao contrário dos transístores planos convencionais, os tri-gate usam aletas tridimensionais que ficam na vertical a partir do substrato de silício. Orientar os transístores “para cima” traz uma série de benefícios: de início, permite colocar um maior número de transístores no mesmo espaço, o que será de extrema importância em conjunto com técnicas de fabricação de 22 nm e menores.

Além de duplicar a densidade, o novo design expõe três lados do transístor a um gate, ao invés de apenas um. Os transístores levam um sinal elétrico, enquanto que os gates controlam este fluxo alternando a corrente entre ligada e desligada. Através do aumento de área do transistor que toca o gate, há o ganho de um controle adicional sobre o fluxo elétrico.

O vídeo acima mostra um pouco do assunto. Em suma, a companhia espera que seus chips de 22 nm com transístores tri-gate reduzam o consumo de energia em mais de 50%, com 37% maior performance que a atual tecnologia de 32 nm da Intel. Os novos wafers serão ainda mais baratos para se fabricar, como era de se esperar.

Durante o mesmo evento, a Intel demonstrou seus novos processadores Ivy Bridge em ação. A empresa mostrou três diferentes formatos executando distintas tarefas: um notebook reproduzindo vídeo em alta definição, um servidor rodando uma página da da web, e um desktop com seu jogo de corrida. Nada de tão surpreendente, mas de qualquer forma é uma prévia dos Ivy Bridge.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X