Android Market: diversos emuladores são removidos pelo Google

Android Market: diversos emuladores são removidos pelo Google

O Google vem apelando mais no Android Market, cumprindo melhor algumas regras e dando atenção a alguns tipos de denúncias. Embora não tenha divulgado nada publicamente, vários emuladores foram removidos do Market recentemente.

Vários emuladores de videogames são removidos do Android Market

Um caso mais recente se deu nessa semana passada, onde a conta de desenvolvedor do Yong Zhang foi excluída com todas as suas apps que estavam na loja oficial. A maior parte era formada por emuladores: NES, SNES, Genesis, N64, Atari, Game Gear, e Game Boy. Provavelmente isso foi resultado de denúncia ou ameaça de processo dos detentores dos direitos autorais desses consoles. Até então o Google sempre soube que existiam emuladores no Market e não fazia nada para proibi-los. Sem contar que sempre eram apps destacadas e muito bem vendidas.

A pior parte, para quem reclamava e comparava com o iOS e o jeitão da Apple, é que o dono da conta de desenvolvedor não recebeu nenhum aviso ou esclarecimento. Para os usuários fica outra questão: as apps compradas não poderão ser atualizadas nem baixadas novamente pelo Market oficial. O desenvolvedor optou por mover os emuladores para lojas não oficiais, como a SlideME. Durante um tempo os emuladores serão gratuitos, assim tanto quem já comprou poderá atualizá-los, se necessário, além de algumas pessoas a mais aproveitarem.

É uma situação complicada. Embora leve a fama de ser quase “aberto”, baseado em Linux, etc, o Android tem que atender aos padrões do mercado de qualquer forma. Os emuladores não são algo que os produtores de consoles antigos gostam. Talvez os produtores mesmo até gostem, mas as empresas que mantém os direitos, normalmente não.

Um outro rumor aponta que a denúncia pode ter partido de desenvolvedores de emuladores open source, cujos códigos estavam sendo usados de forma não permitida (fechada) pelos emuladores do Yong Zhang. É algo a se pensar também.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X