Nova tecnologia poderá carregar eletrônicos através de sons

Engenheiros eletricistas sul-coreanos estão desenvolvendo uma tecnologia que poderá recarregar baterias de celulares com o som da sua voz. O Dr. Sang-Woo Kim disse que várias abordagens para a captura da energia a partir do ambiente foram exploradas, mas o som tem sido negligenciado como uma fonte. Kim e seus colegas da Universidade Sungkyunkwan estão determinados a converter energia de fala, música e outros ruídos em eletricidade.

Além do conceito de carregar seu celular durante a conversa, Kim notou que há muitas outras plicações práticas para esta tecnologia. Por exemplo, o isolamento acústico de paredes próximas à estradas pode gerar eletricidade a partir do som dos veículos trafegantes. Em residências e ambientes corporativos próximos à movimentadas avenidas, além da eletricidade, pode haver o ganho por diminuição dos indesejados ruídos do trânsito. Em plataformas portáteis, imagine que você poderá aumentar a autonomia da bateria com tua voz, durante, por exemplo, ligações habituais – ao invés de simplesmente conversar e gastar bateria, você teria simultaneamente alguma energia elétrica sendo devolvida ao aparelho.

A tecnologia funciona através da instalação de um ‘bloco’ de absorção de som em fios de óxido de zinco, que são prensados entre dois eletrodos. O som transferido através dos blocos fazem os fios de óxido de zinco comprimirem e relaxarem, criando uma corrente elétrica. Enquanto a tecnologia ainda precisa de maior refinamento, Kim disse que um protótipo existente pode gerar aproximadamente 50 milivolts de eletricidade a partir de 100 decibéis de som.

O pesquisador acredita que usar um material diferente para os fios pode produzir mais eletricidade com menor necessidade de ruído. Kim conclui: “nosso atual desempenho pode ser aplicado à vários eletrônicos de consumo, como sensores e dispositivos implantáveis na pele. Acreditamos que podemos criar nanogeradores sonoros mais eficientes”. Resta saber se a tecnologia poderá ser polida o suficiente para carregar eletrônicos de consumo, contudo, Kim está esperançoso.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X