Pesquisadores avançam na tecnologia de ‘biobateria’

Pesquisadores avançam na tecnologia de ‘biobateria’

Pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, obtiveram um avanço significativo na tecnologia de célula combustível microbiológica. Uma equipe de cientistas descobriu a estrutura molecular que permite à bactéria transferir carga elétrica. Os resultados podem abrir a porta para novas pesquisas, que provavelmente melhorarão a eficiência das células de combustível referidas como “baterias biológicas”.

Dr. Tom Clarke, um dos pesquisadores, disse que “este é um grande avanço na nossa compreensão de como algumas espécies de bactérias movem os elétrons do interior para o exterior de uma célula. Identificar a estrutura molecular exata das principais proteínas envolvidas neste processo é um passo crucial para termos nos microrganismos uma futura fonte viável de eletricidade.”

A bactéria Shewanella oneidensis foi observada usando cristalografia de raios-X para se ter um olhar mais focado nas proteínas responsáveis pela transferência de elétrons. Uma compreensão mais profunda dos mecanismos de transferência deverá ser feita para o desenvolvimento de novos métodos para a conexão de células a eletrodos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X