API do Google Translate será descontinuada

API do Google Translate será descontinuada

Nesta última semana um pequeno anúncio do Google afetou negativamente diversos usuários e desenvolvedores: a API do Tradutor será encerrada, deixando os desenvolvedores que precisam dela na mão.

Até foi criada a página Don't Shut Down Google Translate API no Facebook

Diversos sites e serviços usam a API do Google Translate para traduzir conteúdo de uma forma ou de outra, nem sempre para exibir diretamente ao usuário. Há muitas ferramentas que usam o sistema, não só focadas em web, visto que dava para fazer a integração de várias formas. Tudo isso deixará de funcionar em breve.

O motivo real não ficou bem claro. A API do Translate foi marcada como depreciada junto com várias outras. Segundo o Google isso permite otimizar o uso de recursos pois ocorriam muitos abusos na ferramenta. É difícil acreditar que uma empresa do porte da Google reclame de “abuso” sendo que seria fácil evitar isso, usando chaves de autenticação para cada aplicativo de uso legítimo…

Dependendo da repercussão pode até ser que voltem atrás (mas é provável que não). Muitos estão reclamando nos comentários do post e até de outras formas (uma página no Facebook), já que o serviço se mostrava confiável e parecia “eterno” – não necessariamente confiável em qualidade de tradução, mas em velocidade, estabilidade e disponibilidade.

Para quem usa ou usava a API fica a dura verdade: nunca dá pra confiar em depender de serviços de terceiros, por maior que seja a empresa. A núvem não é tão boa quanto parece, ainda mais quando lidamos com serviços gratuitos. De uma hora para outra inúmeros sites, programas, plugins e acessórios deixarão de funcionar. O número de requisições liberado por dia será reduzido aos poucos, até que as funções deixarão de responder em dezembro.

Talvez isso abra uma brecha para o aparecimento de mais “odiadores do Google”, que podem contar até mesmo com serviços concorrentes como da Microsoft (que fornece uma API por meio de Ajax, SOAP ou HTTP).

Só ressaltando, o Google Translate não será encerrado, apenas a API dele que permitia o uso de várias funções diretamente em sites ou aplicativos de terceiros. Para tradução da interface de sites ou blogs o Google sugere o uso de um widget do serviço na página, que não será afetado.

Além do tradutor, vários outras APIs serão encerradas também: busca de blogs, busca de imagens, busca de notícias, busca de patentes, navegação segura (o Safe Browsing), transliteração, busca de vídeos e o teclado virtual. Algumas outras APIs serão depreciadas sem data de fechamento por enquanto: FeedBurner, Power Meter, Sidewiki, Wave, Finance, Code Search e Diacritize.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X