Android @ Home: O império se estende à sua casa

Android @ Home: O império se estende à sua casa

Você já deve estar cansado de ver notícias sobre o Google (três no mesmo dia??) mas talvez no futuro você lembre com saudades da época em que o (império) Google era apenas uma empresa com um mecanismo de busca popular e um sistema móvel chamado Android, que ainda não controlava cada aspecto de sua vida.

Pois bem, o império está inaugurando mais uma etapa de seu plano e dominação mundial, o Android @ Home, que estende o ramo de atuação do Android, que deixa de ser apenas uma entidade virtual para se integrar com sistemas de automação, controlando eletrodomésticos, luzes, lavadoras, portas de garagem, babás eletrônicas e o que mais a imaginação mandar, tornando omnipresente.

O Android @ Home é um framework de ferramentas e APIs que utilizam um protocolo wireless open-source para se comunicar com dispositivos diversos. Qualquer sistema de automação ou dispositivo compatível com o sistema poderá ser controlado através de telefones e tablets com o Android, tanto localmente (através da rede Wi-Fi) quanto remotamente, via web. Coisas como checar as imagens das câmeras de segurança, ver se as portas estão trancadas, desligar a geladeira para descongelar, programar a máquina de lavar, ligar o ar condicionado, (longa lista…) poderão ser feitas sem nem mesmo precisar estar em casa, usando o próprio telefone. Naturalmente, isso também leva a outros problemas (alguém que roube seu telefone saberá não apenas onde você mora, mas poderá desligar o alarme e entrar pela porta da frente, mas não vamos perder tempo com esses pequenos detalhes…)

Junto com a API, o Google anunciou também um ADK, uma plataforma de hardware baseada no Arduino que pode ser incluída em dispositivos diversos. Hoje em dia, existe um grande know-how em torno do Arduino e soluções documentadas para interfacear a plataforma com quase tudo, o que torna a plataforma do Google especialmente atrativa. As placas ão também bem baratas (o Arduino é baseado em um processador de 8 bits e as placas podem custar apenas alguns poucos dólares se produzidas em quantidade) o que pode resultar em um acréscimo relativamente pequeno no preço final para fabricantes que conseguirem produzir os produtos em quantidade.

Até agora, as soluções de automatização doméstica foram sempre proprietárias, limitadas e/ou caras, o que restringiu bastante o acesso à tecnologia. Com a disponibilidade de uma plataforma aberta, o Google tem a chance de suceder onde todos os outros falharam, o que pode ser uma boa ou uma má notícia, dependendo do ponto de vista.

Veja o vídeo do keynote, incluindo a apresentação do @ Home:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X