Primeiro beta do Ubuntu 11.04

Primeiro beta do Ubuntu 11.04

Foi lançado ontem o primeiro beta do Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal). Essa versão será muito importante para o projeto, já que há uma mudança radical bastante visível: o ambiente de trabalho Unity. Para quem está do lado de fora as novas versões a cada 6 meses nem trazem tantas mudanças assim, não é sempre que um grande ambiente desktop é trocado numa distro popular – ainda mais quando foi criado para ela. Pode-se dizer sem dúvidas que essa é uma das versões mais esperadas do Ubuntu.

Ubuntu 11.04 beta

A versão 11.04 marca também a fusão da edição Netbook com a Desktop (ambas com Unity), embora o suporte a processadores ARM para netbooks será mantido.

A interface Unity é bem diferente do comportamento padrão do Gnome ou KDE. Ela tem um menu universal no topo da tela, que muda de acordo com o aplicativo – de forma bem parecida como é no Mac OS X. Até dá pra brincar com isso: a Canonical copiou o menu do Mac, em troca a Apple copiou a central de programas do Ubuntu.

O instalador está ainda mais fácil de usar, com melhorias na tela de particionamento. Há vários detalhes, screenthos e vídeos no blog do André Gondim.

Agora o Unity está bem mais maduro, suportando navegação por teclado, arrastar e soltar para reorganizar os ícones, mais atalhos e menus de contexto (os que aparecem ao clicar com o botão direito), etc.

Para quem não gostou do Unity dá para escolher o item Ubuntu Classic no menu do GDM. Ele roda o Gnome com gnome-panel. Há ainda a opção do modo clássico sem efeitos, totalmente 2D. O Unity requer um driver de vídeo com suporte a 3D no Linux. Por fim, o ambiente Unity não suporta os applets de painéis do Gnome, dá para usar nele só os indicadores, como nm-applet.

O beta 1 do Ubuntu 11.04 vem com o LibreOffice 3.3.2, Firefox 4 e kernel 2.6.38-7. Instalando o pacote lo-menubar o LibreOffice fica integrado ao menu do Unity. Detalhes e download:

http://www.ubuntu.com/testing/natty/beta

A versão final deve ser lançada no dia 28.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X