Intel prepara SSD e solta tecnologia para função de cache em placas-mãe baseadas no Z68

Intel prepara SSD e solta tecnologia para função de cache em placas-mãe baseadas no Z68

O novo chipset Z68 da Intel está previsto para chegar na primeira quinzena de maio, como um intermediário entre o P67 e o H67. Além de permitir melhor overclock da CPU e oferecer a tecnologia Quick Sync, que está embutida nos processadores Sandy Bridge, esse chipset high-end para LGA 1155 também traz um recurso chamado de “Smart Response Technology”.

Em suma, o Smart Response Technology é uma função de cache que deverá aumentar o desempenho do sistema casando um HD convencional com um SSD relativamente pequeno. Diferentemente de apenas adicionar um ‘boot drive’ para o sistema operacional e aplicativos, o novo recurso de cache da Intel automaticamente move os dados mais frequentemente acessados para o SSD, para um acesso mais rápido, enquanto os dois drives aparecem para o usuário como um apenas.

Como as fabricantes de placas-mãe estão prontas para lançarem seus produtos baseados no Z68, algumas informações interessantes começam a vir à tona. A imagem abaixo foi pega de um flyer em PDF da placa-mãe ASRock Z68 Extreme4, que fala sobre o SSD “Larsen Creek” da Intel, aparentemente fabricado para uso com a configuração Smart Response Technology.

O relativo pequeno tamanho de 20 GB será ao menos mais acessível no quesito preço, e é grande o suficiente para incluir um bom punhado de arquivos mais frequentemente usados. Em termos de performance, é dito que ele oferece uma pontuação 355% maior no PCMark 05 HDD Score, quando usado em conjunto com um HD de 1 TB, se comparado a um HD de 1 TB sozinho, melhorando ainda o tempo de inicialização do sistema em 19,4%.

Obviamente, o SRT poderá funcionar com qualquer SSD, mas a adição de uma opção mais barata da Intel pode dar um impulso ao recurso. Será interessante ver como os HDs híbridos, como o Seagate Momentus XT, se sairão em termos de preço e desempenho, se comparados à solução da Intel.

Intel Smart Response Technology

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X