Jogando a toalha: Oracle dá OpenOffice.org de volta à comunidade

A Oracle anunciou sua intenção de passar o OpenOffice.org para um projeto de código aberto baseado totalmente na comunidade, deixando de oferecer uma versão comercial da suíte. A Oracle se tornou a principal desenvolvedora do OpenOffice quando adquiriu a Sun Microsystems, ano passado.

A empresa afirma que continuará fazendo investimentos em tecnologias de código aberto que são estratégicas aos seus clientes, incluindo o Linux e o MySQL, que são especiais porque possuem uma ampla adoção de clientes comerciais e governamentais. A companhia continuará dando apoio ao OpenOffice, mas seu compromisso não parece incluir o mesmo nível de investimento dos outros produtos.

Edward Screven, arquiteto chefe corporativo da Oracle, disse que “dada a amplitude do interesse em aplicativos abertos de produtividade pessoal e da rápida evolução das tecnologias de computação pessoal, acreditamos que o projeto OpenOffice.org seria melhor gerido por uma organização focada em atender tantos interessados num modelo não-comercial. Pretendemos começar a trabalhar imediatamente com os membros da comunidade para promover o contínuo sucesso do OpenOffice. A Oracle continuará a apoiar fortemente a adoção de formatos de documentos baseados em padrões abertos, como o Open Document Format (ODF).”

Vale lembrar que, em setembro de 2010, o pessoal por trás do projeto OpenOffice.org basicamente se separou da Oracle, culminando na The Document Foundation, que criou um fork do OpenOffice chamado LibreOffice. A nova fundação convidou a Oracle para fazer parte da comunidade, e foi questionada sobre a doação da marca OpenOffice.org. Parece que a comunidade venceu essa batalha, e não se sabe agora se os dois projetos serão unidos novamente, e nem qual seria a marca final.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X