Internet processou pelo menos 9,57 zettabytes de informações em 2008

Internet processou pelo menos 9,57 zettabytes de informações em 2008

Você já parou para pensar o quanto de dados circula na Internet todo ano? Três cientistas da UC San Diego, nos EUA, suaram a camisa para responder a esta pergunta, através da análise da capacidade total de trabalho dos servidores no mundo todo, e divulgando em um relatório bem interessante. Vale lembrar que a pesquisa deles envolveu somente o tráfego circulado pelos 27 milhões de servidores corporativos espalhados pelo mundo.

Segundo a estimativa, os servidores processaram 9,57 zettabytes (ZB) de dados corporativos em 2008. Para se ter uma noção da magnitude desse número, o relatório equaciona os 9,57 ZB a enfileirar (da mesma forma que são enfileirados em uma biblioteca) o maior livro de Stephen King (2,5 MB de dados) da Terra até Netuno e voltar, 20 vezes. Os dados são ainda subestimados e exclui servidores privados do Google, Microsoft e outras.

O co-autor do relatório, Roger Bohn, disse que “a maioria dessas informações é extremamente transitória: é criada, usada e descartada em poucos segundos, sem nunca ter sido visto por uma pessoa. É a base submersa do iceberg que corre o mundo que vemos”. A carga de trabalho de todos os 27 milhões de servidores corporativos do mundo em uso em 2008 foi estimada por meio de análises de custo e desempenho para o processamento de transações on-line, serviços Web e de processamento de máquinas virtuais.

O estudo estimou que a carga de trabalho de servidores corporativos está duplicando a cada 2 anos, o que significa que em 2024 estes terão processado no ano todo o equivalente digital a uma fila de livros empilhados que se estende a mais de 4,37 anos-luz até Alpha Centauri, nosso sistema estrelar vizinho mais próximo da Via Láctea, assumindo que cada livro tenha 4,8 centímetros de altura, e contenha equivalentes 2,5 MB de informação.

Espantoso :-O

Escala

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X