Apple: log do GPS no iOS era apenas um bug

Apple: log do GPS no iOS era apenas um bug

A notícia de que o iOS esta a armazenar um log detalhado com as coordenadas de GPS dos usuários, não apenas mantendo os logs por tempo indeterminado, mas também os salvando em backups feitos através do iTunes e os restaurando automaticamente mesmo que o usuário mudasse de aparelho resultaram em uma intensa resposta do público. Não apenas a grande maioria dos usuários se mostrou hostil à atitude de Apple (coisa relativamente incomum entre os usuários da marca) quando o caso foi rapidamente levado à justiça, com dois processos que podem ser convertidos em ações de classe e exigência de explicações por parte de membros do congresso norte-americano.

Embora tanto o Google quanto outros fabricantes também armazenem dados de localização e até mesmo os utilizem para direcionar anúncios, o caso da Apple foi um pouco mais preocupante devido à extensão dos logs armazenados e o fato de o log ficar gravado em um arquivo não-encriptado, facilmente acessível para qualquer um com acesso físico ao aparelho ou ao PC onde os backups do iTunes foram armazenados.

Agindo mais rapidamente que o usual, a Apple se defendeu afirmando que tudo não passou de um bug infeliz e que o problema cresceu fora de proporção. O “bug” será corrigido nas próximas semanas, limitando o número de entradas no log (que ficará limitado a cerca de uma semana) e extinguindo os backups automáticos. Uma vez aplicado, o patch fará com que o iOS se comporte de forma similar a outros sistemas, que armazenam um log de alguns dias com as informações do GPS, com o objetivo de acelerar a obtenção da localização atual.

Naturalmente, é muito fácil dizer que tudo não passou de um mal entendido e que o a reação foi “fora de proporção” quando se é pego com as calças na mão, mas pelo menos a Apple se prontificou a resolver rapidamente a questão. Ao menos dessa vez não disseram que o problema era culpa dos usuários…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X