O lado negro do Facebook: páginas de sites podem ser removidas sem motivo justo

O lado negro do Facebook: páginas de sites podem ser removidas sem motivo justo

Ultimamente muitos webmasters e blogueiros têm feito páginas de fãs no Facebook. A expansão no Brasil está a todo vapor. Fica um alerta: por mera irresponsabilidade do pessoal do site, a sua página no Facebook pode ser banida sem motivo aparente, apenas por uma ou outra denúncia.

Facebook: qualquer denúncia é motivo para banir, sem apuração nem nada

Uma grande reclamação pública foi postada no Ars Technica, onde a própria página de fãs do site deles no FB foi bloqueada sem aviso prévio, sem chance de defesa. O Ars Technica é um site internacional com boa reputação no ramo em que atua, de forma que não dá para ver motivos reais para um bloqueio desse gênero.

Outros grandes sites já passaram por isso também, como o Neowin e o RedmondPie. É uma situação bastante chata, desagradável ao extremo: uma rede que deveria ser social se vira contra seus próprios usuários, que geram conteúdo lá dentro – e, consequentemente, dinheiro para os donos.

Pelo visto os motivos do banimento são os mais banais possíveis: uma imagem não tão bem vista pode causar o bloqueio da página, ou a simples reclamação de violação de direitos autorais – tudo sem provas, sem julgamento… O pior é que qualquer um pode denunciar, até mesmo usando contas fakes. As páginas de ajuda não ajudam muito nessa hora. Um pedido de reconsideração é demorado e depende do posicionamento da outra parte, que pode demorar para responder ou até mesmo nunca retornar – especialmente se for um fake feito só para denunciar inimigos ou concorrentes.

Então fica o recado: quem tem página de fãs no Facebook, não confie totalmente na estabilidade dela. Investir em mídias sociais exige cuidados desse gênero, já que por mais que pareça, a página dentro do Facebook não é sua – o controle supremo sobre ela não é seu e não dá para reclamar depois.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X