Canonical não entregará mais CDs gratuitos do Ubuntu

Há muito tempo a Canonical vinha distribuindo CDs do Ubuntu de graça, basicamente desde que foi lançado. O programa ShipIt ajudava muito quem não tem conexão rápida com a web nem um amigo por perto para emprestar ou copiar um CD da distro.

Nos últimos anos o projeto vinha ficando mais limitado, restringindo a quantidade de CDs que uma mesma pessoa podia pedir – inclusive, orientando a quem já pediu atualizar a distro pela internet, sem entregar um novo CD a cada nova versão.

Agora a entrega gratuita direta pela Canonical chegou ao fim. Para o Ubuntu 11.04 já não distribuirão CDs gratuitos – mas a loja continuará vendendo, inclusive pacotes, a preços atrativos para quem não pode gravar em grande quantidade.

De uns 4 anos para cá a quantidade de pessoas que adotaram o Ubuntu cresceu muito, de forma que não é difícil encontrar quem tenha um CD para emprestar ou copiar. Para quem não pode baixar, também não é difícil achar sites que vendem por preços pequenos.

Com o dinheiro economizado no cancelamento do ShipIt a Canonical poderá melhorar suas outras áreas, como o gasto com as comunidades locais e para distribuição de CDs em eventos – custo esse que ainda é significante. O post com o anúncio ainda cita que estão trabalhando num sistema para qualquer um testar o Ubuntu online, útil especialmente para usuários básicos de Windows que desejam conhecer o Ubuntu sem tantas referências práticas para baixar a imagem ISO, gravar e testar.

Com essa medida a empresa espera que a própria comunidade se encarregue de ajudar os usuários, afinal não custa baixar, gravar e distribuir alguns CDs para amigos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X