AMD: não temos planos para o ARM

AMD: não temos planos para o ARM

Durante esta última semana, existiram boatos de que a AMD estaria considerando produzir APUs baseadas em processadores ARM, o que poderia tornar a AMD uma forte concorrente no mercado de tablets e smartphones, se juntando à nVidia que iniciou suas operações no segmento com o Tegra.

Entretanto, a AMD se apressou em desmentir os boatos, afirmando categoricamente que não tem planos de licenciar a arquitetura ARM ou de produzir APUs baseadas nela, mantendo a posição oficial de que as APUs x86 são o futuro e que é mais fácil criar chips x86 de baixo consumo do que criar chips ARM de alto desempenho.

Embora em menor grau, a AMD possui uma posição similar à da Intel, com um modelo de negócios fortemente atrelado aos chips x86. Embora a AMD também produza placas de vídeo e chipsets, os processadores são mesmo o principal produto da empresa, e todos os planos para o futuro se concentram em focar o desenvolvimento em APUs com núcleos x86 capazes de desbancar os concorrentes da Intel e aumentarem assim a participação da AMD no mercado.

Tendo isso em vista, é se compreender que a empresa não esteja tão interessada em produzir SoCs e APUs ARM, uma vez que este é um mercado onde eles enfrentariam mais concorrência e teriam que começar de baixo, investindo por vários anos antes de conquistarem uma fatia considerável do mercado. Nesse ponto a situação da AMD é diferente da nVidia, que embarcou na produção de SoCs ARM por uma questão de sobrevivência, vendo o seu negócio de chipsets naufragar devido às restrições da Intel e as vendas de placas de vídeo caírem devido ao crescimento da AMD.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X