Lançado preview do Windows Thin PC, sucessor do FLP

Lançado preview do Windows Thin PC, sucessor do FLP

A Microsoft lançou o “community technology preview” do Windows Thin PC, o sucessor do Windows Fundamentals for Legacy PCs.

Windows Thin PC

Muita gente não sabe, mas o Windows tem uma versão mais leve, com alguns recursos e efeitos removidos. O FLP (Fundamentals for Legacy PCs) era baseado no XP. O novo Thin PC é baseado no Windows 7, oferecendo compatibilidade com inúmeros programas recentes e tecnologias aplicadas no sistema que não existem no XP. Ele suporta RemoteFX e gerenciamento via MS System Center Configuration Manager. O nome “formal” dele aparece como Windows Embedded Standard, indicando que pelo menos é do grupo deste (por ser um preview, talvez a versão final seja atualizada com o branding do Thin PC mesmo).

No divulgação não são citados os requisitos mínimos. Sabe-se que as bases do Windows Vista e 7 usam mais recursos que o XP; aqui o Thin PC rodou com 256 MB (numa máquina virtual). Quem imaginaria o Windows 7 rodando com 256 MB de RAM… Bom, o IE (8) ficou bem lerdo e o sistema reclamou que tinha pouca memória conforme o uso, mas é um bom sinal, com pelo menos 512 MB as coisas ficaram bem melhores.

O preview é como uma versão demonstrativa. Embora a idéia de um Windows mais leve possa agradar quem tem um PC mais antigo, essa versão do sistema é voltada a empresas com uma grande quantidade de máquinas – não é vendida no varejo, infelizmente.

Além de thin clients que acessam programas remotos esse sistema serve para quem quer rodar programas locais, podendo rodar boa parte dos programas comuns para Windows.

Se interessar, baixe em:

https://connect.microsoft.com/windowsembedded/program6810

É necessário fazer login com uma conta dos produtos da MS (Hotmail/MSN serve) ativada para o MS Connect. Se após fazer login não aparecer nada nessa página (comigo deu um erro) então pesquise por TPC ou Thin PC no site. O arquivo de instalação tem 1,18 GB.

Windows Thin PC

Windows Thin PC

Windows Thin PC

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X