Lançado openSUSE 11.4, com opção de rolling release

Lançado openSUSE 11.4, com opção de rolling release

Depois de 8 meses em desenvolvimento foi lançado o openSUSE 11.4.

Essa versão é baseada no kernel 2.6.37, com grandes melhorias no gerenciamento de memória virtual e separação de tarefas rodadas em terminais, oferecendo melhor escalabilidade e desempenho e menos interferência entre as tarefas. Além disso essa versão traz suporte aos drivers opensource da Broadcom, entre outras melhorias diversas.

KDE

Gnome

O gfxboot 4.3.5 suporta VirtualBox e qemu-kvm, melhorando o processo de boot. O Vixie Cron foi substituído pelo Cronie 1.4.6 que suporta PAM e o framework SELinux. Numa área mais experimental há opções como GRUB2 e systemd.

Entre as outras coisas não muda muito do esperado: versões recentes do KDE e Gnome, Firefox 4, LibreOffice, etc.

A grande novidade mesmo fica por conta do Tumbleweed, um respositório “rolling release”, para quem prefere esse tipo de atualização. Com ele ativado o openSUSE recebe atualizações constantes, sem ficar restrito às atualizações liberadas para determinada versão. O upgrade é feito de forma “contínua”. Mas nada de pacotes beta ou bugados: o objetivo é entregar pacotes estáveis, garantindo a melhor experiência possível. Ainda que opcional e em estágio inicial, o Tumbleweed é sem dúvida uma grande mudança.

O download pode ser feito em:

http://software.opensuse.org/114/pt_BR

Como de praxe há a versão comercial, com suporte. Ainda não testei, mas os comentários no anúncio oficial criticam a estabilidade dessa versão, reclamando de bugs diversos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X