Lubuntu: um Ubuntu mais leve

Lubuntu: um Ubuntu mais leve

O Ubuntu é uma quase dupla unanimidade. Ao mesmo tempo em que a maioria o aponta como a distribuição Linux mais simples de usar, quase todos concordam que ele é também uma das mais pesadas, consumindo quase 200 MB de memória após um boot limpo e torrando facilmente 1 GB ou mais de memória física depois de abertos alguns aplicativos. Para quem tem um PC atual, com um processador dual-core e 2 GB ou mais de memória RAM isso não chega a ser um grande problema, já que apesar do consumo exagerado de memória do sistema operacional, os demais aplicativos que temos no Linux são relativamente leves e por isso o sistema dificilmente chegará ao ponto de ficar lento ou usar swap. Por outro lado, quem tem um netbook ou está tentando instalar o sistema em uma máquina antiga, vai achar a experiência muito frustrante.

Uma opção é o Lubuntu, que recentemente recebeu destaque no OsNews. Ele mantém o uso dos repositórios e outras facilidades do Ubuntu LTS, preservando o moderado nível de atualização e outras funções do sistema, mas adota o uso do LXDE como desktop e reduz ao mínimo o número de serviços carregados na abertura do sistema. Um boot limpo com o Lubuntu consome pouco mais de 60 MB de memória física, permitindo a instalação mesmo em PCs antigos com apenas 256 MB de RAM.

Uma outra boa opção para PCs antigos seria o Debian Lenny com o KDE 3.5 (ou o Squeeze com os pacotes do KDE 3.5 do projeto Trinity) mas ele demanda um pouco mais de mão de obra para instalar e configurar, o que pode não ser tão vantajoso a menos que você esteja criando uma imagem que será instalada em vários PCs.

Um artigo sobre o Lubuntu, publicado aqui no site, ilustra uma experiência com esta distribuição: “O dia em que instalei o Lubuntu no meu netbook”

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X