Imagem liveCD do openSUSE com o Gnome 3

Imagem liveCD do openSUSE com o Gnome 3

Se você quer testar o Gnome 3 sem esperar ficar pronto, pode baixar uma imagem não oficial do openSUSE com ele. Essa compilação foi feita usando o kiwi e OBS. As primeiras versões eram feitas com o SUSE Studio.

A base foi o openSUSE 11.3 com os pacotes do Gnome 3. A parte gráfica do openSUSE foi em boa parte eliminada, para deixar o visual o mais próximo possível do Gnome puro.

Apesar de ser um liveCD, é possível instalar esse sistema passando o parâmetro liveinstall na linha de comando do boot. Essa imagem não vem com os drivers proprietários, o que pode ser ruim para alguns.

O login é tux e a senha é linux. Alguns problemas conhecidos:

– Em alguns chipsets ATI é necessário dar o comando nomodeset na tela de boot, caso contrário o Gnome-Shell não será aberto.
– Algumas vezes a interface clássica do Gnome será carregada, sem o Gnome-Shell. Se isso acontecer, tente fazer logoff e entrar novamente.
– O Empathy ainda não está na imagem, assim como outros componentes do Gnome 3.

Essa imagem serve para testar o Gnome 3 sem precisar instalá-lo, compilá-lo nem alterar seu sistema de produção. Ela não deve ser usada como sistema principal.

Download:

http://download.opensuse.org/repositories/GNOME:/Medias/images/iso/

Se você preferir esperar mais um pouco, em março deve sair um liveCD do openSUSE 11.4, esse mais oficializado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X