Destaque: Debian Squeeze (6.0) lançado

Destaque: Debian Squeeze (6.0) lançado

O lançamento de uma nova versão do Debian é sempre comemorado, não apenas por que isso acontece apenas a cada par de anos (diferente dos ciclos de 6 meses ou menos que temos em outras distribuições) mas também porque o Debian é a fonte de muitas outras distribuições, e mantém uma grande influência, apesar do avanço do Ubuntu. Ao contrário do que muitos acreditam, o Debian é usado por um grande número de usuários Linux desktop (eu inclusive), que preferem a estabilidade e o ciclo previsível de desenvolvimento do sistema. Configure um PC com o Debian e essa instalação vai lhe servir por muitos anos, sem dor de cabeça, provavelmente até que o próprio PC seja aposentado.

O Debian 6.0, codenome Squeeze sucede o bom e velho Lenny, que nos acompanhou por quase 2 anos, desde 15 de fevereiro de 2009.

O Squeeze trás várias mudanças estruturais, a começar pela migração para o KDE 4.4.5 (os fãs do KDE 3.5 podem obtê-lo através do projeto Trinity), X.Org 7.5, Xen e mais de 29.000 outros pacotes atualizados.

Uma das mudanças polêmicas nessa versão é a remoção de módulos proprietários, necessários para o funcionamento de muitas placas wireless e outros dispositivos. Entretanto, a mudança é bem menos grave do que pode parecer à primeira vista, pois na verdade os pacotes foram apenas movidos para o repositório non-free e ficam imediatamente disponíveis assim que ele é habilitado.

Para quem vem do Debian Lenny, a atualização pode ser feita diretamente através do apt-get, sendo necessário apenas editar o arquivo /etc/apt-sources.list e substituir as entradas com “lenny” por “squeeze” se for o caso.

Leia o anúncio oficial no: http://www.debian.org/News/2011/20110205a

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X