Qt para Android: projeto não oficial, mas interessante

Há um projeto independente para portar a biblioteca Qt para Android. Ainda em estágio alpha, o desenvolvimento anda acelerado e parece que dará certo.

O autor (Bogdan Vatra) deu o nome Necessitas Suite. A Nokia não recomenda o uso do nome ‘Qt’ em projetos derivados, e ele não recebeu retorno do Google sobre o uso do termo ‘Android’. Qt for Android, de fato, seria um nome interessante mas implicaria em algo oficial.

O projeto inclui o Ministro, um serviço que provê acesso global às bibliotecas e facilita sua instalação; o Qt framework em si; e o Qt Creator para Android.

A API não está estável ainda, mas atingiu um bom ponto para desenvolvedores começarem a usá-la. Uma vez portadas as apps, elas poderiam ser usadas em qualquer Android com o pacote da biblioteca instalado, o que poderia ser checado automaticamente ao abrir o aplicativo. Se o serviço responsável não existisse, o Android Market seria aberto já com a pesquisa para o software necessário.

Naturalmente nem toda aplicação em Qt poderia rodar num smartphone, já que há limitações no tamanho da interface e quantidade dos controles visíveis. Mas para quem está familiarizado com as APIs e recursos dela, é uma ótima oportunidade de criar apps usando ferramentas diferentes para o Android.

Uma vez que a Nokia não tem a mínima intenção de apoiar o Android, resta ver se essas ferramentas alternativas conseguirão sobreviver.

Veja mais no anúncio e no site.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X