Intel: Sandy Bridge não suporta DirectX 11, mas o Ivy Bridge suportará

Uma das grandes novidades dos processadores Sandy Bridge de 32 nm da Intel é o núcleo gráfico integrado, mas os usuários terão que esperar até seu sucessor, o Ivy Bridge, que será fabricado sob processo de 22 nanômetros, se quiserem suporte a DirectX 11. Os atuais chips Sandy Bridge suportam somente DirectX 10.1

A empresa planeja integrar o DirectX 11 na próxima geração de seus chips para laptops e desktops, porque o uso da tecnologia em aplicações será distribuída até então, disse Mooly Eden, vice-presidente e gerente geral do PC Client Group da Intel. Este afirmou ainda que “quando olhamos para o calendário, não achamos que foi… a hora certa. Não há muito uso.”

Pode até haver razão no fato do DirectX 11 ser ainda pouco usado, mas os Ivy Bridge só serão comercializados aos fabricantes e integradores no final de 2011, o que significa que não chegará aos consumidores antes de 2012. Além disso, vários jogos para PCs já suportam o DX11, embora creio que as pessoas que joguem usem uma placa gráfica dedicada.

Já os chips de baixo consumo da AMD, os Fusion, feitos para concorrerem com os Atom da Intel, já oferecem suporte aos gráficos DirectX 11. Assim como os chips mais recentes da Intel, o último hardware da AMD combina o processador gráfico e a CPU em um único encapsulamento. Se a AMD foi capaz de trazer o DirectX 11 desde já, é uma surpresa ver a Intel “enrolando”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X