Samsung: telas Super PLS são melhores que as IPS dos iPads, e custam menos

Samsung: telas Super PLS são melhores que as IPS dos iPads, e custam menos

A Samsung anunciou uma nova tecnologia de LCD, que pode melhorar a qualidade da imagem para além das famosas telas IPS, como a do iPad. Chamada de Super PLS (Plane to Line Switching), a técnica muda a forma dos pixels para emitirem mais luz em seus lados, duplicando o ângulo de visualização típico e permitindo uma tela mais brilhante, em torno de 10% superior.

Além da imagem melhorada, a Samsung também conseguiu reduzir os custos de fabricação em 15% se comparado ao IPS, diminuindo também o custo dessas telas high-end e encorajando seu uso em dispositivos portáteis. As atuais telas Super PLS podem chegar a uma resolução de 1280×800 pixels, e poderá ser efetiva em dispositivos desde smartphones a tablets e notebooks.

A Samsung planeja iniciar a produção em massa no início de 2011, mas ainda não foi divulgado quais empresas utilização a tecnologia. A companhia coreana possui 30 patentes de sua invenção, podendo licenciá-las para concorrentes como a LG.

A Apple foi a campeã de divulgação e uso da tela IPS, e a Samsung falhou em convencer que sua tela Super AMOLED seria superior, já que possui uma gama de cores exageradas e resoluções menores. Talvez o Super PLS agora engrene, justamente por conciliar resolução, ângulo de visualização e cores mais neutras. No caso da Apple, como esta tem um contrato de longo prazo com a LG, ela só usará o Super PLS caso a segunda licencie a tecnologia.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X