Sobram menos de 5% dos endereços IPv4, afirma NRO

No final de janeiro, a Number Resource Organization (NRO) advertiu que os endereços IPv4 disponíveis estavam acabando, com menos de 10% dos endereços possíveis ainda não alocados. Entretanto este número tem diminuído rapidamente nos últimos nove meses: a organização informa que mais dois blocos de endereços IPv4 foram atribuídos recentemente, colocando o número de endereços vagos abaixo dos 5%.

Axel Pawlik, presidente da NRO, disse que “este é um marco importante na vida da Internet, e significa que a alocação dos últimos blocos para os Regional Internet Registries (RIRs), ou “Registros Regionais da Internet”, é iminente”. Ele ainda afirmou que todos os profissionais de TI devem tomar medidas agora, através da adoção de IPv6, a “próxima geração” do protocolo de Internet (IP), que oferece um número de endereços “infinito” perto do IPv4.

Este último, de 32 bits, oferece 4,3 bilhões de endereços, e segundo Morimoto, “destes, pouco mais de 3.7 bilhões de endereços são aproveitáveis, já que (entre outros) os endereços iniciados com 0, 10, 127 e de 224 em diante são reservados”. Enquanto isso, o IPv6, de 128 bits, fornece mais de 340 bilhões de bilhões de bilhões de bilhões de endereços, ou o número 340 seguido de mais 36 zeros, se preferir.

O NRO afirma que cinco blocos de endereços IPv4 serão distribuídos simultaneamente aos 5 RIRs, e mantendo a taxa de depleção atual, vai faltar pouco tempo até tudo acabar. A organização ainda alega que, se não for feita uma preparação adequada, haverá uma corrida caótica para o IPv6, ameaçando custos com a Internet, além da estabilidade e a segurança da rede como um todo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X