Nvidia revela Kepler, arquitetura sucessora da Fermi em 2011

Nvidia revela Kepler, arquitetura sucessora da Fermi em 2011

Ainda como parte da conferência “GPU Technology Conference”, a Nvidia soltou algumas informações sobre sua arquitetura gráfica futura, a Kepler. O projeto substituirá o núcleo Fermi atual, presente nas GeForce série 400, e deve calcular cerca de 5 GigaFLOPS por Watt, ou mais de 3 vezes os 1.5 GigaFLOPS da plataforma Fermi.

A passagem dos 40 nm para a técnica de 28 nm também deve favorecer a necessidade de resfriamento e consumo de energia extras em notebooks e outros hardwares compactos. Os primeiros hardwares baseados na arquitetura Kepler não aparecerão antes de 2011, embora a produção em massa esteja ativa no final deste ano já.

A longo prazo, a Nvidia lançará o Maxwell, que por sua vez substituirá o Kepler em meados de 2013. Ainda não foi dito qual processo de fabricação será usado, mas é esperado que também triplique a velocidade por Watt novamente, atingindo aproximadamente 15 GigaFLOPS. Atualizações para o Kelpler chegarão antes do Maxwell manter a arquitetura relevante, em 2012.

Aproveitando o barco, a Nvidia ainda disse que fez uma parceria com a The Portland Group (TPG) para desenvolver um compilador CUDA C para plataformas x86, que será demonstrado em novembro, durante a conferência SC10 Supercomputing.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X