Hydra: Lucid também integrará tecnologia híbrida a placas de vídeo single-GPU

Hydra: Lucid também integrará tecnologia híbrida a placas de vídeo single-GPU

Depois de lançar ano passado o Hydra, uma solução que promete “a qualquer chipset de placas-mãe trabalhar com qualquer combinação de GPUs, dando até mesmo para juntar uma ATI Radeon HD 5870 com uma Nvidia GeForce GTX 295”, e por placas-mãe no mercado com “o “Hydra 200 Parallell Graphics Chip”, um pequeno processador de 65 nm, que embutido na placa-mãe ou em um slot de expansão, permite a utilização de duas diferentes placas gráficas, não deixando mais ninguém de cabelos brancos por causa de cabos proprietários, compatibilidade, qual marca é melhor, etc.”, a Lucid não ficou parada.

Agora, ela pretende implantar seu chip em placas gráficas offboard. E não estamos falando de placas gráficas multi-GPU de alto custo. Como o diagrama abaixo ilustra, a nova arquitetura de placa gráfica “Unity” coloca o chip Hydralogix 200 (o tal Hydra 200) em uma placa single-GPU. Esta pode ser emparelhada com qualquer placa gráfica de qualquer fabricante, e serem executadas em modo multi-GPU, mesmo em placas-mãe que não tem suporte explícito para esta funcionalidade.

A Lucid realça o quesito “baixo custo” de seu chip Hydra, permitindo aos “usuários de gráficos comprar uma placa gráfica de 99 dólares e atualizar seu sistema no futuro, com a placa gráfica da marca da sua escolha.” O anúncio à imprensa nota que as placas gráficas com o chip Hydra embutido chegarão ao mercado no final deste ano, por “acessíveis preços abaixo dos 199 dólares”.

Se for um sucesso a novidade, a Lucid poderá dar início à uma nova era de multi-GPUs, permitindo além de inúmeras configurações de placas independentemente de marca e modelo, também que até aquelas placas-mãe de baixo custo rodem várias placas gráficas simultaneamente, popularizando este modo de execução. Isso claro, se as placas com Hydra forem realmente de preços baixos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X