Google terá tradução de voz em tempo real

O Google anunciou um recurso difícil de imaginar em pouco tempo, mas parece que irão fazer de tudo para torná-lo realidade: tradução automática de voz, em tempo real. Você poderia falar em poratuguês com um chinês, ele ouviria em chinês e você ouviria o que ele fala em português – bem, não necessariamente com a voz dele, seria com um intérprete eletrônico.

O anúncio é bem ganancioso, pretendendo lidar com isso da forma mais natural possível. Não é fácil desenvolver algo do gênero, já que precisa de várias etapas – aprimorar o reconhecimento de voz para texto, aprimorar a tradução de texto, e por fim aprimorar a leitura de textos, área que já está mais avançada.

Todavia o software de tradução do Google anda melhorando aos poucos, inclusive aprendendo com os erros, e recentemente teve inclusão de leitura de textos em mais idiomas – inclusive português. Tudo isso junto poderá tornar essa forma de comunicação viável. Isso seria possível com o “intérprete eletrônico” também: o Google pretende torná-lo adaptável, aprendendo com o sotaque do usuário, até porque um smartphone é um aparelho bastante pessoal.

Não há uma data certa para aparecerem os primeiros betas do software, mas a novidade promete muito. Numa matéria do Times Online do Reino Unido Franz Och dá mais detalhes. Ele trabalha no setor de traduções automáticas do Google.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X