Debian: serviço backports torna-se oficial

Qual usuário do Debian não se lembra da maravilha chamada backports, que foi motivo até de uma página em um tutorial aqui do GDH? O projeto Debian anunciou que o serviço backports, antigamente não-oficial e disponível em www.backports.org, agora é um serviço oficial, sendo oferecido agora em backports.debian.org.

Para quem não se lembra, “o projeto Backports permite a instalação das últimas versões de alguns aplicativos dentro da árvore de pacotes original e oficial do Debian, sem gambiarras, tudo bonitinho. Isso é certamente uma “mão-na-roda” para os usuários desktop. Segundo o site oficial, os pacotes marcados como “backports” são softwares “recompilados a partir do Testing (a maioria) e do Unstable (só em casos isolados, como correções de segurança), que rodam sem a necessidade de novas bibliotecas (a medida do possível) em distribuições Debian Stable.”

A nota da equipe do Debian realça que atualmente há 528 pacotes portados para a versão Lenny (5.0), A infra-estrutura de aceitação de pacotes para a futura versão Squeeze está em vigor, e isso permite que as imagens do Debian Installer configurem os repositórios backports por padrão sem gerar erros nos sistemas. O serviço para o Squeeze obviamente será aberto tempos depois após o lançamento da nova versão da distro.

Veja mais sobre o fato aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X