Anatel: teremos Internet 4G no Brasil antes da Copa de 2014

A Anatel revelou que os brasileiros já podem começar a sonhar com Internet 4G, mesmo a 3G ainda estando bem cara e de qualidade duvidosa na maior parte do Brasil. Segundo o conselheiro João Rezende, até 2013, ou seja, um ano antes da Copa do Mundo de futebol, a maior parte do nosso país terá a cobertura desta tecnologia.

Vale lembrar que a Anatel está efetuando uma reorganização de determinadas faixas de radiofrequência aqui no Brasil. Tais faixas, que variam de 2170MHz a 2182MHz e 2500 MHz a 2690 MHz, estão sob o poder das empresas de TV por assinatura, entretanto, com as mudanças propostas na regulamentação, as companhias de telefonia também explorarão essas bandas.

Dentro da faixa de 2500 MHz a 2690 MHz, 140 MHz terão como foco as operadoras de celular, e os outros 50 MHz para as empresas de TV por assinatura. Contudo, estas últimas também poderão oferecer serviços de Internet 4G. A justificativa para essa mudança, segundo Rezende, é que o número dos que pagam por MMDs (assinantes de TVs) é de somente 400 mil (ao longo de 311 cidades), e por outro lado a telefonia celular possui aproximadamente 180 milhões de usuários.

Os editais terão a análise iniciada em novembro, sendo a minuta publicada até fevereiro de 2010. Já publicação dos editais em si ocorrerão em setembro de 2011, e consequentemente a homologação das empresas que vencerem será por volta do final de 2012. Assim, os primeiros sinais seriam dados pelas empresas em 2013, se tudo der certo. Ainda não foi decidido quanto a utilização do WiMAX ou LTE, padrões estadunidense e europeu, respectivamente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X