Windows com 75.3% do mercado de servidores?

Windows com 75.3% do mercado de servidores?

Um artigo de Preterson Gralla, publicado na Computerworld, intitulado “Windows amplia a liderança sobre o Linux no mercado de servidores” despertou muitas reações exaltadas nos últimos dias:

Alguém que trabalha no mercado de servidores, principalmente dentro do mercado de servidores de hospedagem e HPC, vai se perguntar se foi transferido para algum tipo de realidade paralela, já que o artigo contradiz grosseiramente o senso comum. Embora o Windows Server seja muto usado em intranets, ele responde por uma fatia relativamente pequena do mercado total de servidores. No ramo de hospedagem web, por exemplo, o Windows tem uma participação relativamente pequena (mesmo com todos os incentivos oferecidos pela Microsoft) ao ponto de muitas grandes empresas de hospedagem sequer oferecerem servidores baseados no Windows. É bem verdade que o Windows é muito usado em servidores de domain parking, mas exibir páginas estáticas de “em construção” não é exatamente um estudo de caso empolgante.

O artigo, por outro lado, afirma que:

“Os últimos números do IDC mostram que no primeiro trimestre de 2010, em termos de número total de unidades vendidas, o Windows sustentou um market share de 75.3% (1,379,487 unidades), comparado com os 20.8% do Linux (380,429 unidades) e 3.6% (65,451 unidades) do Unix.

Esta é uma liderança substancial e é ainda maior do que a que o Windows obteve no quarto trimestre de 2009, quando tinha um market share de 73.9%, comparado com os 21.2% do Linux, e 4.4% do Unix”.

Este artigo peca em dois pontos básicos, que são comuns a jornalistas norte-americanos. Ele exibe apenas o número de licenças vendidas (a maioria dos servidores Linux rodam distribuições comunitárias, como o Debian e o CentOS) e ele leva em conta apenas o mercado norte-americano, se esquecendo que o mundo se estende um pouco além das fronteiras do Texas. Nesse ponto ele é similar aos muitos artigos afirmando que as vendas do iPhone respondem por 40% do total de smartphones ou que o Linux atingiu 1% do mercado de desktops que são reproduzidas ad-nauseam pela imprensa nacional.

Na realidade, o artigo se baseia em um estudo bastante limitado do IDC, que leva em conta o total de licenças vendidas de versões comerciais do Linux (basicamente o Red Hat Enterprise, que é a única distribuição comercial com uma participação expressiva naquele mercado) e do Unix no mercado norte-americano. Limitando o escopo tão grosseiramente, não é de se estranhar que o Windows tenha uma participação quase 4 vezes maior, já que estão basicamente comparando as vendas da Microsoft com as da Red Hat. Na realidade, a Red Hat responde por bem menos de 10% dos servidores Linux, o que coloca as coisas de volta em perspectiva.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X