Sony encerrará produção de disquetes em 2011

Por:

A Sony anunciou que irá parar de produzir disquetes em março de 2011.

Há uns 20 anos, sem internet e memória Flash como hoje os disquinhos magnéticos eram a principal forma de troca de dados entre computadores. É o fim de uma era, saudosa era. Ou nem tão saudosa assim, já que os disquetes frequentemente causavam tremenda dor de cabeça – lentos, apresentavam problemas de leitura em pouco tempo, além da baixa capacidade…

Hoje os pendrives e cartões de memória dominam essa área. Vários GB ocupam um espaço físico bem menor do que o necessário para 1,44 MB (na prática, 1,38 MB). Com a evolução da tecnologia tudo se tornou USB, inclusive o boot de sistemas operacionais, dispensando cada vez mais o antigo drive de disquetes. É muito raro ver um computador novo com unidade de disquete. Mais raro ainda é ver um notebook. O curioso é ver que o sistema operacional mais usado nos desktops ainda reserva as unidades A e B para eles, vendo a partição principal do disco rígido como C (“reserva” por padrão, mas as letras podem ser atribuídas a outras unidades pelo gerenciador de discos).

Segundo divulgações diversas a Sony detém cerca de 70% de market share do mercado de disquetes atualmente. Ela encerrando a produção praticamente dita a morte deles, já que outros fabricantes também vêem suas demandas caírem consideravelmente ao longo dos meses.

A Sony entrou no ramo em 1981. Parando de produzir em 2011 são exatamente 30 anos. Em 2002 ela vendeu cerca de 47 milhões de disquetes, e em 2009 foram 12 milhões.

Você ainda usa disquetes? Quando foi a última vez que tocou em um? Para muita gente a morte deles já se deu faz tempo. Não farão falta, mas deixarão algumas saudades para quem gosta de informática.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X