Flash Player virá embutido no Google Chrome

Por:

Apple, Google e Mozilla se unem para integrar o Flash Player nos seus navegadores. O Flash vem sendo usado há anos para criar animações e seções interativas nos sites, coisas impossíveis (ou impraticáveis) com puro HTML + CSS + Javascript atualmente. Ele está instalado em quase todo computador que acessa a internet, afinal sem ele muitos sites não funcionam, seja para conteúdo ou um simples (e talvez irritante) banner de publicidade.

Recentemente várias divulgações de problemas no Flash andaram aparecendo, incluindo coisas graves de segurança e desempenho, quase sempre de versões antigas. Fabricantes de navegadores culpam o plugin do Flash pela maioria dos travamentos reportados.

As empresas estão agora integrando o Flash nos seus navegadores. O controle do navegador passa a ser maior, facilitando a integração entre outros elementos da página e os dados embutidos que são interpretados pelo plugin.

A Mozilla está trabalhando com eles na definição da API do projeto, que poderá ser extendido a outros tipos de plugins ou navegadores, se seus fabricantes se interessarem. Ela hospeda as definições da API por enquanto.

O Google já liberou uma compilação em desenvolvimento do Chrome com o Flash embutido, no canal dev (a versão que é atualizada constantemente, ideal para desenvolvedores e curiosos). As atualizações serão gerenciadas pelo próprio Google usando o mecanismo de atualização automática do navegador, sem que o usuário precise se preocupar em atualizar o Flash manualmente.

Para usuários leigos será bom pois é um passo a menos, basta instalar o navegador e aproveitar a grande quantidade de conteúdo em Flash na web. Para todos os usuários tende a ser algo bem visto também, já que pelo menos espera-se mais estabilidade.

Não há informação sobre uma versão do Firefox com o Flash Player integrado ainda, mas o fato de a Mozilla trabalhar com as outras duas nas especificações mostra o interesse dela, abrido margem para esperarmos isso no futuro.

Mais informações sobre o Chrome com Flash no estado em que se encontra (canal dev):

http://googlechromereleases.blogspot.com/2010/03/dev-channel-update_30.html

Download:

http://dev.chromium.org/getting-involved/dev-channel

Fontes: Google e Adobe.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X