Novo sistema de DRM da Ubisoft quebrado em menos de 24 horas

Novo sistema de DRM da Ubisoft quebrado em menos de 24 horas

Em janeiro a Ubisoft surpreendeu o mundo ao anunciar um novo sistema de DRM, que exige que o usuário fique constantemente conectado à web para jogar.

Além de contatar o servidor remoto durante a abertura do jogo (como já é feito por outros sistemas de DRM atuais), o Ubisoft Game Launcher passou a usá-lo também para armazenar os savegames e todas as configurações, sem que sejam feitas cópias locais.

Como se o fato de não poder jogar em locais onde uma conexão de banda larga não está disponível não fosse ruim o suficiente, o sistema contata o servidor constantemente durante as partidas, criando pequenos lags periódicos e bloqueando a partida caso a conexão seja perdida por qualquer motivo, mesmo no modo single-player. Não apenas você é jogado de volta à tela inicial e fica impossibilitado de jogar até que a conexão seja restabelecida, mas também todo o progresso feito desde o último salvamento é perdido.

Como o sistema é baseado na presença de um servidor remoto, que armazena os savegames e precisa ser contatado frequentemente para que o jogo continue rodando, muitos especularam que ele seria efetivamente “inquebrável”, já que qualquer crack envolveria não apenas quebrar o sistema de chaves, mas também substituir todas as funções desempenhadas pelo servidor, criando substitutos para as funções de carregar e salvar e assim por diante.

Entretanto, conforme reportado pelo Slashdot, o temível sistema foi quebrado em menos de 24 horas após o lançamento do Assassin’s Creed 2, ridicularizando completamente a investida da Ubisoft e os sistemas de DRM em geral. O crack é baseado em uma versão modificada do executável do jogo, o que sugere que a quebra foi feita simplesmente desativando funções específicas dentro do arquivo binário, sem envolver duplicação de código ou funções.

A disponibilidade do crack cria uma situação complicada para a Ubisoft. Além de possibilitar que o jogo seja pirateado (colocando por água abaixo todo o investimento feito no novo sistema e todo o prejuízo derivado das vendas perdidas), o fato de eliminar toda a incomodação faz com que a versão crackeada seja efetivamente mais desejável que a versão original.

img

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X