Correção para o bug de 17 anos do Windows NT sai em breve

Por:

Aquele bug de 17 anos no Windows NT será corrigido em breve: a Microsoft publicará a correção no pacote de correções de fevereiro.

O problema (veja detalhes no GdH e como desativar manualmente) poderia permitir que um processo conseguisse mais privilégios para executar códigos arbitrários no modo kernel, em condições distantes do risco oferecido pela internet, visto que apenas localmente se conseguiria o feito. Isso não preocupa usuários domésticos mas pode ser usado com resultados drásticos em empresas, onde pessoas mal intencionadas poderiam aproveitar o acesso físico às máquinas de outra forma.

Como o bug está no subsistema que roda aplicativos antigos de 16-bit, acabou passando despercebido de todo mundo, afinal quase ninguém usa hoje os programas feitos para o MS-DOS e Windows 3.11. Para quem tem Windows de 32-bit atual a atualização virá automaticamente (a menos que as atualizações automáticas estejam desativadas, é claro), visto que ele não afeta os de 64-bit (já que estes não incluem o “emulador”, digamos assim, para rodar aplicativos de 16-bit).

Notícias de bugs que permitem alteração de privilégios ou execução de código não autorizado são bem comuns. Esse se destaca mesmo pelo tempo que passou despercebido, estando presente desde o Windows NT 3.1 ao Windows 7.

Referência: BBC

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X