VS 2010 e .NET Framework 4 serão lançados no dia 12 de abril

Por:

Recentemente em um post curto Rob Caron, da divisão de marketing e gerenciador de comunicação do grupo de produtos de desenvolvimento da MS, anunciou a data de lançamento do Visual Studio 2010: dia 12 de abril, apenas três semanas mais tarde que o planejado. O adiamento dá um pouco mais de tempo para finalizarem algumas coisas no pacote de aplicativos.

O Visual Studio 2010 virá pronto para o .NET Framework 4, que adiciona novas ferramentas para uso dos programas interessantes para o Windows 7, Office e SharePoint 2010, além do Silverlight. O .NET Framework 4 deverá ser lançado no mesmo dia.

A comunidade de desenvolvedores Windows se divide em dois grandes grupos: os que amam e os que odeiam o .NET Framework. Essa ferramenta traz facilidades em programação e componentes prontos para uso, mas em contrapartida exige que o framework correspondente esteja instalado. Não é um problema tão grande mas é irritante, visto que praticamente as mesmas coisas podem ser feitas (com um pouco mais de trabalho, que seja) no Visual C++ 6.0 (da década de 90), com puro código natvo. Quem usa Windows XP precisa instalar o .NET Framework para rodar vários programas novos (e ainda com várias versões do framework), o que pode ser considerado ruim (essa dependência) visto que ainda há netbooks sendo vendidos com XP, e quem comprou na grande leva de 2009 acabará ficando com o sistema por mais vários anos. O Windows 7 vem com o atual mas precisará do 4, naturalmente, para rodar novos programas criados com base nele.

O Visual Studio 2010 terá menos SKUs (apenas quatro, verus nove da versão anterior: Ultimate with MSDN, Premium with MSDN, Professional with MSDN e Professional (retail)), e as versões Express deverão continuar disponíveis (gratuitas, com menos recursos e algumas limitações).

Via The Register

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X