Notícias do mês de Janeiro de 2010

Navegar no histórico de notícias

Resumo do dia

Por Equipe GDH em 29 de janeiro de 2010 às 20h04

0

Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:

» BitTorrent census: about 99% of files copyright infringing
» Microsoft posts strong revenue on Windows 7 success
» DirecTV explores Wi-Fi, G.hn networks
» A nova modinha: criticar o iPad
» Samsung Remains Top DRAM Maker Amid Dramatic Market...
» Nintendo: Apple iPad is just a "bigger" iPod Touch
» Rugged UMPC wins patent for FPGA-centric design
» Google and Others Propose DNS Protocol Extension
» AMD, Intel six-core processors to arrive starting...
» Microsoft: Windows 7 Fastest Selling OS in History
» AMD's Thuban might arrive in three flavors in May
» Primeiras impressões do Jibbed 5.0.1 (live CD do NetBSD)
» Oracle's Bold Plans for Java Bode Well
» MSI announces Tegra 2 iPad-competitor
» Study: Laws Which Ban Cell Phone Use While Driving...
» AMD, Intel prep 6-core CPUs
» Lançada nova versão do Noosfero - redes sociais em...
» Windows 7 is Fastest-selling OS in History, Microsoft...
» [29/01] Artigo: Fotografia: novas impressões, experiências...
» [28/01] Notícias do dia
» Semprius, Siemens partner on solar energy
» That's a Mini 5 in Michael Dell's pocket
» Microsoft Confirms Record Windows 7 Sales & WM7 At...
» ATI Catalyst 10.1 Windows 7 Driver Analysis
» Comcast running out of IPv4 addresses, beginning IPv6...
» Open Office 3.3 terá diálogo de impressão integrado
» Hynix: no bidders for stake forces rethink
» Rumor: Second-gen Tegra scores big design wins
» Wikipedia squeezed onto a single CD
» Brasil e China vão revisar projeto dos satélites CBERS
» 7 manifestantes protestam contra DRM durante o lançamento...
» BlackBerry Magnum surfaces again, this time on video
» Nintendo hit by slower Wii sales
» Samsungs 3D Blu-ray player available for $399 on Amazon
» Will Nvidia's Fermi Architecture Bring Movie-Quality...
» iPhone Gets VoIP Over GSM & Google Voice
» Stable kernels 2.6.32.7 and 2.6.27.45
» Asterisk - Construindo um PBX IP com Software Livre...
» 12 Essential Tips to Using XBMC as the Perfect Media...
» Samsung revenue up 19% on strong chip sales
» Distribution Release: Ubuntu 8.04.4
» Linguagem do Google: GCC aprova inclusão de suporte...
» Asus confirms Eee Pad will pack ARM CPU and 3G

Boa leitura!

Sem comentáriosPostado 29 de janeiro de 2010 às 20h04 por Equipe GDH

Pesquisa: 99% dos arquivos nas redes BitTorrent são ilegais

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 29 de janeiro de 2010 às 19h47

0

Para todos que sabem um pouquinho mais sobre Internet, nunca foi segredo que a maioria dos arquivos circulados em redes BitTorrent são conteúdos ilegais, como filmes e músicas. Sauhard Sahi, da Princeton, confirmou isso recentemente, depois de fazer uma pesquisa com o conteúdo disponível em BitTorrent.

Sauhard Sahi escolheu uma amostra aleatória de 1021 arquivos do trackerless Mainline DHT, e fez uma classificação por tipo de arquivo, idioma e situação dos direitos autorais. A descoberta foi que 46% dos arquivos são filmes não pornográficos e programas de TV, a maior categoria de conteúdo. Já outros 14% dos arquivos são pornográficos, e outros 14% de jogos e software. Somente 10% dos arquivos são classificados como música, e 1% como livros e guias.

Com relação às infrações de direitos autorais, a coisa está feia, realmente. Todos os filmes e programas de TV, ou seja, 100%, violam os direitos autorais, 7 dos 148 arquivos da categoria jogos/software não infringem (dois são distros Linux), e 1 dos 145 arquivos de pornografia ficou em cima do muro: o instituto ficou na dúvida se violava ou não. Como um todo, somente cerca de 1% dos arquivos foram carimbados como (prováveis) não infratores.

img

Fonte:

http://www.freedom-to-tinker.com/blog/felten/census-files-availabl...

http://arstechnica.com/media/news/2010/01/bittorrent-census-abo...

Sem comentáriosPostado 29 de janeiro de 2010 às 19h47 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Microsoft: Windows 7 é um verdadeiro sucesso

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 29 de janeiro de 2010 às 19h42

0

O Windows 7 está sendo uma fonte de sucesso para a Microsoft. Para o trimestre que terminou no dia 31 de dezembro de 2009, a Microsoft publicou uma "receita recorde" de 19,02 bilhões de dólares e um lucro líquido de 6,66 bilhões de dólares, tudo graças à "demanda excepcional para o Windows 7", nas palavras do CFO da Microsoft, Peter Klein.

Comparando esses números com os resultados anteriores, está bem favorável. A Microsoft afirma em seu anúncio dos resultados que vendeu mais de 60 milhões de licenças do Windows 7 no segundo trimestre, tornando sua novidade o "o sistema operacional vendido mais rapidamente na história".

No trimestre de lançamento do Vista, a empresa publicou 14,40 bilhões de dólares em receita, e lucro líquido de 4,93 bilhões. O Vista teve 40 milhões de licenças vendidas aproximadamente 2 meses e meio após seu lançamento. Vale lembrar que o Windows 7 teve a vantagem de ser lançado relativamente antes das vendas de final de ano, enquanto o Windows Vista foi lançado num dia 30 de janeiro (de 2007). E, por outro lado, o Windows 7 foi lançado em meio à recuperação da crise econômica mundial.

img

Anúncio:

http://www.microsoft.com/presspass/press/2010/jan10/01-28fy10...

Fonte:

http://techreport.com/discussions.x/18387

Sem comentáriosPostado 29 de janeiro de 2010 às 19h42 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Novo SDK do iPhone permite aplicativos VoIP

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 29 de janeiro de 2010 às 19h34

0

Finalmente, depois de tanta gente reclamar disso, parece que a Apple liberará o uso de VoIP em seus aparelhos, incluindo o iPhone. Um anúncio feito pela empresa terceira de VoIP iCall aponta que a nova versão do SDK (kit de ferramentas de desenvolvimento) do iPhone, lançado antes de ontem, permite aos aplicativos de comunicação via VoIP usarem a rede convencional (a fornecida pelas operadoras).

A iCall oferece um aplicativo de VoIP para o iPhone, mas funciona somente em redes Wi-Fi. Agora, a empresa afirma que tem "a primeira e única aplicação VoIP que funciona no iPhone e iPod Touch através da rede 3G". O aplicativo já está disponível via App Store aos usuários.

Se isso realmente confere, mostra uma mudança na posição da Apple. Esta havia bloqueado o Google Voice em julho, devido a acordos com operadoras, que temiam perder seus serviços de voz e SMS para os VoIP e mensageiros gratuitos, além do Google Voice oferecer até um número de telefone próprio. Desde então o Google tentou contornar o problema lançando um aplicativo web HTML5. Abrindo a restrição no iPhone SDK, haverá a possibilidade de outras aplicações VoIP nativas aparecerem.

Anúncio:

http://www.prnewswire.com/news-releases/apple-lifts-3g-voip-rest...

Fonte:

http://techreport.com/discussions.x/18381

Sem comentáriosPostado 29 de janeiro de 2010 às 19h34 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Adobe reclama da falta do suporte a Flash no iPad

Por Marcos Elias Picão em 28 de janeiro de 2010 às 21h40

0

O iPad da Apple não vem com suporte a Flash, como já era de se imaginar. A Adobe comentou o caso, criticando a decisão restritiva da Apple quanto ao que entra ou não nos seus produtos.

flash

Enquanto vários leitores de ebook suportam o formato ePub, os consumidores não poderão acessar conteúdo ePub com DRM da Apple em outros dispositivos. A questão do Flash acaba sendo pior, pois praticamente todo site de entretenimento usa o Flash para exibir conteúdo animado, interativo e vídeos. Segundo a Adobe os usuários do iPad terão que deixar de lado cerca de 70% dos games da internet e 75% dos vídeos, justamente devido a falta do Flash.

Mesmo sendo um formato mantido por uma empresa (diferente dos padrões totalmente abertos) a adoção do Flash pelos desenvolvedores está longe de ser quebrada. Até o HTML 5 se popularizar (e decidirem qual codec usar definitivamente) pode passar mais uma eternidade em se tratando de "tempo" na informática...

As principais razões da Apple para não suportar o Flash são falta de segurança e consumo excessivo de recursos do hardware. Em troca a experiência de navegação nos seus dispositivos deixa de ser abrangente, já que são poucos os sites que se dão ao trabalho de criar aplicações para dispositivos específicos (como do YouTube para iPhone sem Flash, por exemplo).

Post no blog da Adobe:

http://blogs.adobe.com/flashplatform/2010/01/apples_ipad_--_a_broken_link.html

Via GizModo

Sem comentáriosPostado 28 de janeiro de 2010 às 21h40 por Marcos Elias Picão

GCC aprova suporte oficial à linguagem Go, do Google

Por Marcos Elias Picão em 28 de janeiro de 2010 às 21h12

0

Depois de um tempinho sem notícias significantes sobre a linguagem de programação Go, criada pelo pessoal do Google, ela reaparece nas manchetes: o projeto GCC (GNU Compiler Collection) anunciou a aceitação do frontend da linguagem Go, o gccgo.

Dependendo do desenvolvimento e estudos dos mantenedores o frontend será incluso já no GCC 4.5, podendo ser aplicado depois se não der para ser tão rápido.

A Go tem várias semelhanças com C e C++, ainda não é amplamente conhecida mas tem o Google por trás, o que dá indiretamente uma posição privilegiada chamando a atenção para a linguagem.

Referências: LWN e BR-Linux

RelacionadosGoogle

Sem comentáriosPostado 28 de janeiro de 2010 às 21h12 por Marcos Elias Picão

Resumo do dia

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 28 de janeiro de 2010 às 17h04

0

Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:

» First build of "next-generation" Windows Home Server...
» [28/01] Análise: iPad, Slate e a era dos tablets
» Windows 3.1 no seu navegador
» Look out for Seagate SSDs with PCIe, SAS interfaces
» Intel Pine Trail Explored with ASUS Eee PC 1005PE
» Operadora 3G canadense obrigando usuários do Android...
» Apple's iPad: Do You Want It? We Do. Maybe.
» Treinamento Linux LPI via Internet
» Nokia N97 Software Update Enables Ovi Maps Navigation
» Nokia Introduces X6 16GB Smartphone, Loaded With Games
» Motorola posts Q4 profit even as sales decline
» Google lets Social Search out of the lab
» New iPhone/iPad SDK Lifts Ban on 3G VoIP Support
» Nintendo profits fall despite strong holiday sales
» Zune 4.2 update points to Zune phone, European support
» Asus exec confirms Eee Pad
» Hackers criam ferramenta de overclock para o Motorola...
» Apple lança iPad, misto de iPhone e netbook
» Installing mod_geoip for Apache2 On Ubuntu 9.10
» Yahoo vai passar a ser a busca padrão no Firefox distribuído...
» TSMC profits in Q4 on returning demand
» VoIP over 3G networks now available on the iPhone...
» Como instalar o Windows Live Messenger no Linux
» Pirâmide da Nano Informação propõe monitoramento sobre...
» Brasileiros desenvolvem detector de buracos a laser
» Google 'copycat' search engine springs up in China
» ATI Catalyst 10.1 released
» AMD Fusion will arrive in 2011
» Updated: IPL, Si2 to work on 'open' PDK
» Nokia Research Center unveils mobile radar concept
» Samsung Begins Mass Production Of 3D TV Panels
» Oracle Completes Acquisition of Sun Microsystems
» AMD's Next-Gen Low-Power Platform Aimed at "New Form-Factors"...
» [$] LWN.net Weekly Edition for January 28, 2010
» Nokia Siemens Networks and LG Electronics achieve...
» AMD pushes out first Catalyst update of the year
» Samsung Begins Mass Production of 3D HDTVs
» Why the iPad and iPhone will converge by 2013
» RIAA offers to settle Thomas-Rasset case for $25,000

Boa leitura!

Sem comentáriosPostado 28 de janeiro de 2010 às 17h04 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Executivo confirma: Asus está preparando Eee Pad

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 28 de janeiro de 2010 às 16h56

0

Depois da Apple lançar o iPad, é hora da concorrência começar a agir. O vice-presidente corporativo da Asus, Eric Chen, deu uma confirmação ao site TechRadar que um tablet da empresa, que receberá o carimbo da série "Eee", está em desenvolvimento. Eric foi perguntado se a empresa pretende concorrer com o mais recente gadget da Apple, e ele respondeu:

"Um tablet? Claro, claro. Temos o Eee Pad, que ainda está em desenvolvimento. Basicamente, ele terá um processador ARM e uma conexão 3G, portanto você sempre estará conectado à internet, como acontece com o Eee Book."

"E você poderá reproduzir vídeos ou realizar outras atividades quando quiser. A chave agora é como combinar esse conteúdo. Essa é a questão primordial. Temos estudado a forma como as pessoas querem se conectar ao seu conteúdo, e como elas querem interagir com a interface de usuário."

"Veja o iPhone, por exemplo. O motivo para o grande sucesso do iPhone - e a qualidade das ligação nele nem é muito boa - é a interface, que na minha opinião, é a melhor. Portanto, é aí que temos que fazer melhorias."

Esta fala do vice-presidente praticamente confirma os rumores que vários sites estão publicando recentemente. Eric não estava disposto a dar mais detalhes, embora dizem por aí que o Eee Pad terá um SoC Nvidia Tegra, e será lançado em junho por 500 dólares, aproximadamente.

Já que o Eee Pad terá um processador ARM, o Windows 7 ficará de fora. A julgar pela importância que Chen deu à interface, não ficaríamos surpresos se o sistema escolhido fosse o Google Android. Vamos esperar.

Fontes:

http://techreport.com/discussions.x/18377

http://www.techradar.com/news/computing/asus-reveals-latest-pla...

Sem comentáriosPostado 28 de janeiro de 2010 às 16h56 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Samsung inicia produção em massa de 3D HDTVs

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 28 de janeiro de 2010 às 16h52

0

Veio para ficar. A Samsung anunciou que a produção em massa de seus painéis de televisão 3D, nas tecnologias LED e LCD, iniciou-se. A empresa se torna a primeira então a por nas prateleiras painéis desse tipo de 40, 46 e 55 polegadas em resolução Full HD, com alta tecnologia de movimento, na casa dos 240 Hz.

A empresa afirma que o tempo de resposta de ambos os painéis LCD e LED foram reduzidas em 20 por cento, a menos de quatro milésimos de segundo, e alega que isso permitirá uma imagem 3D mais natural, e imagens 2D mais nítidas. Os usuários deverão usar os óculos especiais "3D Active Glasses" para transmissões em 3D. Estes foram padronizados no início deste ano pelo "Glasses Standardization Working Group".

É esperado que as vendas de 3DTVs tenham um salto de 200 mil unidades em 2009, para 64 milhões em 2018, quase 1% da população atual do planeta. Muita gente acha (e continuará achando) que uma boa TV 2D é mais que o suficiente. Vamos ver o que o marketing faz.

img

Anúncio oficial:

http://www.businesswire.com/portal/site/home/permalink/?ndmView...

Fonte:

http://www.trustedreviews.com/tvs/news/2010/01/28/Samsung-Beg...

Sem comentáriosPostado 28 de janeiro de 2010 às 16h52 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Zeon lança filme que aumenta o contraste de telas LCD

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 28 de janeiro de 2010 às 16h48

0

A empresa japonesa Zeon lançou um novo tipo de filme polarizador, chamado de "filme de diferença de fase", que aumenta o contraste das telas em até dez vezes. O filme foi projetado para telas OLED que usam a tecnologia IPS (in-plane switching), e inibe a difusão da luz dos painéis backlight (luz de fundo).

Há diversas empresas aptas a comprar este filme, já que utilizam a tecnologia IPS: Panasonic, Hitachi e Samsung. O filme é feito com ciclo de polímeros de olefinas (Cyclo Olefin Polymer), e é esperado que também aumente o ângulo de visão da tela. A Zeon tem planos para iniciar a produção em massa ainda este ano para os fabricantes de televisores LCD, equipando as telas maiores que 40 polegadas.

img

Página:

http://www.zeon.co.jp/business_e/enterprise/speplast/speplasttopi...

Fontes:

http://www.electronista.com/articles/10/01/27/zeon.outs.phase.diffe...

http://www.oled-display.info/new-polarizer-from-zeon-boosts-lcd-...

http://www.crunchgear.com/2010/01/26/new-polarizer-film-to-boos...

Sem comentáriosPostado 28 de janeiro de 2010 às 16h48 por Julio Cesar Bessa Monqueiro