Notícias

Mais notícias de Novembro de 2009 | Navegar no histórico de notícias

Anunciada nova e inteligente versão do protocolo BitTorrent

Por Julio Cesar Bessa Monqueiro em 3 de novembro de 2009 às 15h47

0
A companhia BitTorrent Inc. anunciou o desenvolvimento de uma nova e inteligente versão do protocolo BitTorrent, construído para ser mais amigável à rede. Segundo o vice-presidente de gerenciamento de produtos da BitTorrent, Simon Morris, o novo protocolo, chamado de uTP, "mede o tempo que um pacote leva para ser enviado da pessoa A até a pessoa B, então teoricamente, o uTP detectará o congestionamento em qualquer lugar nesse caminho".

Caso o cliente detecte congestionamento, haverá por parte dele um 'estrangulamento' nas velocidades para manter o tráfego fluindo sem problemas. Tanto o ?Torrent, quanto o cliente BitTorrent principal terão suporte ao uTP. Simon ainda acredita que o uTP resultará na economia de vários bilhões de dólares às ISPs, se o novo formato for um sucesso.

Mas vale ressaltar que o novo protocolo não deverá resultar em velocidades muito menores para os usuários finais. Segundo Simon, o 'estrangulamento' afetará tais usuários principalmente nos uploads, além disso, com menos e menores congestionamentos na rede, os downloads tendem a terminarem mais rapidamente. Até agora, nenhum dos usuários da nova versão do cliente ?Torrent reportou problemas significantes.

Fontes:

http://techreport.com/discussions.x/17881

http://torrentfreak.com/utorrent-2-0-to-eli...

Sem comentáriosPostado 3 de novembro de 2009 às 15h47 por Julio Cesar Bessa Monqueiro

Comentários