Aneel regulamenta uso da Internet sob rede elétrica

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, fez a aprovação no final da tarde de ontem, terça-feira, do uso da Internet sob rede elétrica. Segundo a Wikipedia, “ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia elétrica. Como utiliza uma infra-estrutura já disponível, não necessita de obras em uma edificação para ser implantada”. Como disse em meu artigo que explica esta tecnologia, “basicamente, a internet sob rede elétrica é o encaminhamento do respectivo sinal no mesmo fio da energia elétrica, cada um na sua frequência”.

Com a aprovação, as redes usadas para a distribuição de energia elétrica ficam liberadas para a transmissão de serviços de Internet banda larga, sem que isso prejudique a primeira. Assim como a Anatel já fez, a Aneel aprovou a proposta de regulamentação, permitindo então com que as distribuidoras de energia elétrica, como a EDP Bandeirante, Eletropaulo, Cemig e tantas outras por aí, forneçam o serviço através o uso da tecnologia PLC – Power Line Comunication.

A distribuidora de energia terá a liberdade para o “uso privativo da tecnologia PLC”, tanto em atividades de distribuição de energia, quanto em aplicações para fins científicos ou comerciais em projetos sociais. Já para uso para fins comerciais, as companhias deverão seguir estritamente as regras previstas em contratos de concessão.

Segundo a nota da própria Aneel, “o emprego da tecnologia possibilita novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infra-estrutura já existente. A economia representa a redução de custos aos consumidores que serão beneficiados com a apropriação de parte dos lucros adicionais obtidos por meio da cessão das instalações de distribuição, em benefício da modicidade das tarifas. A Agência prevê que a apuração da receita obtida pelas concessionárias de energia com o aluguel dos fios para as empresas de internet será revertida para a redução de tarifas de eletricidade.” O texto ainda diz que “a regulamentação delimita o uso das redes elétricas de distribuição para fins de telecomunicações, garantindo a qualidade, confiabilidade e adequada prestação dos serviços de energia elétrica, gerando incentivos econômicos ao compartilhamento do sistema e zelando pela modicidade tarifária.”

Veja a nota oficial:

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/noticias/Output_Noticias.cfm?Identidade=3127&id_area=90

Créditos:

http://www.moginews.com.br/materia.aspx?id=40850

Entenda a Internet sob rede elétrica em:

https://www.hardware.com.br/artigos/internet-rede-eletrica/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X