Microsoft publica RC do XP Mode para Windows 7

Por:

A Microsoft publicou essa semana o Release Candidate do Windows XP Mode para Windows 7, indicando que ele está próximo da versão estável. O “Modo XP” foi colocado em testes em abril, e é basicamente uma máquina virtual do MS Virtual PC com o Windows XP.

Ele permite rodar aplicações que rodam no Windows XP mas não funcionam no 7. De forma geral, praticamente tudo o que roda no Windows Vista rodará no 7, mas há algumas aplicações de legado que apresentam problemas nessas novas versões de Windows, dadas algumas modificações internas na API e em permissões de pastas. A situação fica crítica em empresas, em que muitas dependem de softwares que não rodam nas versões mais novas e não receberam atualizações dos produtores, ou foram descontinuados.

Até pelo foco ser para empresa, o XP Mode (imagino que seja traduzido como “Modo XP” mesmo, ou “Modo Windows XP”) não estará disponível para todas as edições do Windows 7. Ele poderá ser usado gratuitamente no Professional, Ultimate e Enterprise.

O conjunto não virá com o Windows, estará disponível para download separado. É uma versão do Virtual PC adaptada para rodar as aplicações de forma mais integrada ao sistema, integrando-as ao desktop do Windows 7, sem precisar ficar numa janela isolada – como seria ao rodar uma máquina virtual com a maioria dos virtualizadores. Uma instalação com a base do Windows XP está inclusa no pacote, de forma que basta baixar, instalar e usar. É quase uma instalação completa do XP já configurada.

Enfim, quanto as novidades do RC, as principais são: suporte a USB na máquina virtual (útil para impressoras, pendrives, etc); o menu de arquivos recentemente abertos em aplicações virtualizadas é integrado à barra de tarefas como o das aplicações nativas do Windows 7; possibilidade de desativar o compartilhamento de arquivos entre o host e guest; e agora a configuração inicial inclui um tutorial de uso.

O XP Mode precisa de suporte a virtualização por hardware (AMD-V ou Intel VT), então não funcionará em processadores que não ofereçam esse recurso. Todavia, quem não puder usá-lo poderá continuar contando com soluções de terceiros, como VMware, VirtualBox, etc – embora sem a integração ao desktop proporcionada pelo XP Mode.

Divulgação:

http://windowsteamblog.com/[…]/windows-xp-mode-rc-now-available.aspx

Download:

http://www.microsoft.com/windows/virtual-pc/download.aspx

O RC do XP Mode pode ser usado no Windows 7 RC ou RTM. É necessário baixar dois arquivos, um instala a base do Virtual PC otimizado para o Windows 7, e o outro, a máquina virtual com o Windows XP propriamente dito. Há versões de 32 e 64-bit, infelizmente não em todos os idiomas ainda (português não é listado).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X