Uma mini hidrelétrica na torneira da sua casa

Uma mini hidrelétrica na torneira da sua casa

Buscar fontes limpas de energia hoje é mais que a obrigação do ser humano, e isso cabe também a nós, cidadãos comuns (espero). Lado-a-lado com este fato, temos a energia gravitacional, que é essencialmente utilizada há milênios, como por exemplo em caixas d’água (para pressurizar a água). Uma idéia-conceito de Jin Woo Han parece muito interessante: porque não aproveitar a pressão da água na tubulação d’água de sua casa?

A idéia, apelidada de Mini Hydro Turbine, ou “Mini hidroturbina”, pode ser colocada no final de torneiras ou entre dois canos. Quando uma torneira é aberta, por exemplo, a pressão da água faz a turbina girar e transformar a energia cinética em elétrica (assim como acontece nas hidrelétricas), que é armazenada em uma bateria embutida. Quando a bateria atinge sua capacidade máxima, uma luz se acende e então alguns aparelhos eletrônicos podem ser ligados. Isso é útil essencialmente para, por exemplo, carregar celulares.

Engraçado que a fonte desta notícia diz que se você não tem medo dos riscos da proximidade entre eletricidade e água, e a pressão de sua casa não for baixa, essa seria uma excelente solução limpa. Esse “medo” de ter próximo eletricidade e água não é comum no Brasil: enquanto na França há uma área de segurança em locais com energia elétrica, ou seja, caso você tenha uma torneira em determinada pia, só pode colocar uma tomada depois de ultrapassada a área de segurança de X metros (não me lembro do valor exato, mas suponho ser de um a três), por isso lá os chuveiros são a gás. Aqui no Brasil, ahh… temos o chuveiro elétrico! Além do mais, suponho que a corrente gerada seja baixa, devido ao tamanho do gerador.

Realmente nunca tinha pensado nisso. Já pensou quando houver transmissão de energia sem fios, e houver geradores desse espalhados pela tubulação, enviando energia para uma central? É um sonho 🙂

img

Fonte:

http://www.geek.com/articles/gadgets/minimini-hydro-turbine-literally-taps-electricity-from-your-faucet-2009043/

Veja mais:

http://www.ohgizmo.com/2009/04/02/hydro-turbine-concept-harvests-electricity-from-water-pressure/

http://www.coroflot.com/public/individual_file.asp?from_url=true&individual_id=163048&portfolio_id=2170321&

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X