Kurumin 7 descontinuado, oficialmente

A página do Kurumin 7 foi atualizada com a nota oficial da descontinuidade do projeto, que tinha sido anunciada no início de 2008. O Kurumin surgiu no início de 2003 como uma distribuição minimalista, destinada a ser usada em mini-CDs e continuou a ser desenvolvido entre 2003 e o início de 2008.

O Kurumin é uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos, o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema.

Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em 2008. Um bom resumo das notícias pode ser encontrado nestes dois posts do MaxRaven: Fim do Kurumin? Ainda não | Oficialmente, o Fim do Kurumin.

Naturalmente, as imagens do sistema continuam disponíveis para download e ele continua sendo uma opção de distribuição leve para micros antigos, mas o uso em máquinas novas não é recomendado, já que por ser baseado em uma versão antigas do Kernel ele não será capaz de detectar alguns dos componentes. Também está disponível também o livro Kurumin 7, guia prático para leitura na íntegra, que serve como um guia para o uso do Kurumin e também de outras distribuições.

Veja o anúncio: https://www.hardware.com.br/kurumin/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X