Notícias do mês de Novembro de 2008
Navegar no histórico de notícias
Firefox atinge 20% de participação mundial
Criado 5/nov/2008 às 23h05 por Júlio César Bessa Monqueiro
0Agora um em cada cinco "internautas" preferem o Mozilla Firefox ao invés de outro navegador. A raposa de fogo agora possui 20% da fatia no mercado mundial de navegadores. O FF já quebrou duas vezes a marca dos 20%: uma vez durante a semana de 5 de outubro, e outra na semana do dia 26 do mesmo mês. Nas outras semanas, ele ficou com a marca de 19,8%. Os números são da Net Applications.
O navegador de código aberto atinge diferentes níveis de sucesso em diferentes países, mas conta sempre com o seu título de segundo navegador mais popular no mundo, atrás somente do Internet Explorer da Microsoft. Vale lembrar que o número de pessoas utilizando o IE vem caindo simultaneamente com o crescimento do Firefox, o que indica migração devido aos recursos mais competitivos existentes no último, além do marketing investido. O Internet Explorer caiu para 71,27% em outubro desse ano, 7% a menos que a participação em outubro de 2007, de 78,36%.
O uso do FF é de 15 a 18% somente nos EUA e Canadá, mas em países da Europa chega a 30%. E tende a aumentar cada vez mais a participação do Firefox, visto que a espinha dorsal dos aplicativos da Web 2.0 hoje é o JavaScript: a Mozilla anunciou a substituição do atual motor do FF pelo TraceMonkey, que aumentará a velocidade das operações em 20 a 40%. Vamos ver como o FF se comportará em meio aos outros concorrentes atuais, como o Chrome, do Google :-)
Fontes:
http://www.webmonkey.com/blog/Firefox_Hits_20PERC_Browser_Share_Worldwide
http://www.electronista.com/articles/08/11/05/firefox.hits.20.usage/
Sem comentáriosPostado 5/nov/2008 às 23h05 por Júlio César Bessa Monqueiro
Com 18 anos, Windows 3.x é oficialmente descontinuado
Criado 5/nov/2008 às 22h27 por Júlio César Bessa Monqueiro
0Desde o dia 1º de novembro deste ano, a Microsoft parou de emitir licenças para o sistema operacional que colocou a companhia na rota de sucesso, devido à interface gráfica: o Windows 3.x; justamente no ano em que o sistema ficou maior de idade, com 18 aninhos nas costas, já que foi lançado nos EUA em maio de 1990. Na época o sistema oferecia árdua concorrência ao Mac da Apple.
A Microsoft ofereceu suporte técnico e de outros tipos para o SO até o final de 2001, mas o Windows 3.1 continou sendo comprado e empregado em vários sistemas embarcados até o início deste mês. Ele foi usado em diversas redes de lojas e sistemas de bilheteria, além de ser usado também para fins de entretenimento durante vôo nas empresas de transporte aéreo internacionais Virgin e Qantas.
O Windows 3.x necessita de apenas um processador 8086/8088 com clock de 10 MHz, 640 KB de RAM, e 7 MB de espaço em disco, além de uma placa de vídeo CGA, EGA ou VGA. Era compatível com aplicações do MS-DOS, tornando-se flexível.

Fonte:
http://www.electronista.com/articles/08/11/05/ms.windows.3x.dead.at.18/
Sem comentáriosPostado 5/nov/2008 às 22h27 por Júlio César Bessa Monqueiro
Lançado Theora 1.0, codec de vídeo open source
Criado 5/nov/2008 às 22h17 por Marcos Elias Picão
0A fundação Xiph.Org anunciou o Theora 1.0. O Theora é um codec de vídeo que consome pouco processamento, sendo viável para uso integrado em navegadores, servindo conteúdo multimídia em sites. O formato foi padronizado em 2004, e agora atingiu um marco: sua versão redonda 1.0.
O grande trunfo do Theora é ser open source, alguns grupos apostam no seu sucesso. Ele pode ser usado livremente em qualquer tipo de aplicação (mesmo comercial), sem precisar pagar pelos direitos de licenciamento.
As próximas versões do Mozilla Firefox e do Opera deverão suportar vídeos embutidos usando o Theora nativamente. Além do OGG, o Theora é um concorrente ou uma opção a mais ao MPEG, DivX, XviD, entre outros.
Na web são populares os formatos de vídeo do Flash, Windows Media e Quicktime. Se o Theora será um sucesso mundialmente ou ficará restrito a nichos, só o tempo poderá dizer.
O material publicado para desenvolvedores inclui as especificações, exemplos de aplicações para codificação e decodificação, e uma introdução às especificações para streaming.
Anúncio:
http://www.xiph.org/press/2008/theora-release-1.0/
Referência: osnews.com
Sem comentáriosPostado 5/nov/2008 às 22h17 por Marcos Elias Picão
RPM Fusion une pacotes restritos para Fedora e RHEL
Criado 5/nov/2008 às 21h19 por Marcos Elias Picão
0As equipes do Projeto Fedora e do RPM Fusion anunciaram uma união de pacotes que não constam nos repositórios oficiais, agora num único repositório, servindo para o Fedora e RHEL (Red Hat Enterprise Linux).
Isso pretende melhorar a estabilidade dos pacotes, evitando quebra de dependências em softwares que para serem instalados precisavam de pacotes de diversos repositórios.
O RPM Fusion junta os repositórios Livina, Freshrpms e Dribble, e fornecerão pacotes como codecs, drivers e jogos proprietários, entre outros. Podem haver também softwares livres, que por qualquer motivo não constam nos repositórios oficiais. Quem usa Fedora com o Livina provavelmente receberá a notificação automaticamente, ao acessar o PackageKit.
Mais informações podem ser vistas na página do projeto:
Divulgação:
http://www.projetofedora.org/lancamento-do-rpm-fusion
Sem comentáriosPostado 5/nov/2008 às 21h19 por Marcos Elias Picão
Resumo do dia
Criado 4/nov/2008 às 21h30 por Júlio César Bessa Monqueiro
0Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:
» Air Force Wants to Rewrite 'Laws of Cyberspace'
» A Reader Asks... Photoshop 7 Not Working in Vista,...
» MIDs face tough climb?
» Intel Core i7 Benchmarks
» Intel Core i7 and Gaming
» Windows 7's new taskbar goes under the spotlight
» Windows 7, Win Mobile 7 bundle due in fall?
» Microsoft Cuts Windows Home Server Price
» Intel Atom Helps to Boost Microprocessor Shipments...
» ASUS Details Eee Top for the English Speaking Market
» S3 Graphics Chosen by Fujitsu
» How Adobe Air Works
» Google extends reliability guarantee to all Apps
» Intel's Core i7 processors reviewed
» Intel lifts curtain on Nehalem performance (hint:...
» Microsoft's Windows 7 Pre-Beta Leaked Onto Torrent...
» Comentários sobre a prova LPI 202
» Google patches Android security hole [News]
» LG, Microsoft tie up in Windows Mobile deal
» Lançado o Guia de Instalação Unificado do PCLinuxOS
» Fotos: veja netbooks com preços entre R$ 999 e R$...
» Panasonic to acquire Sanyo?
» Nehalem's Out: What's Next for AMD?
» Asus profits down, netbooks up, with $299 model on...
» NVIDIA SLI Technology for Intel X58 Motherboards
» Intel's Core i7 processors
» Intel's Core i7 processors
» Intel's Core i7 920, 945 & 965 processors [Hardware]
» Distribution Release: Puppy Linux 4.1.1
» Intel's Core i7: Blazing Fast, But Crippled O/C
» Nehalem Revolution: Intel's Core i7 Processor Complete...
» Intel Core i7 (Nehalem) Architecture Overview
» A couple of Core i7 motherboards compared
» Intel Core i7 Review: Nehalem Gets Real
» Intel Core i7 Review: Nehalem Gets Real
» A couple of Core i7 motherboards compared
» Intel launches new Core i7 processor
» Researcher: ARM a safer bet than x86 chips
» Asus touchscreen 'Eee Top' All-in-one PCs Official
» Google Apps Gets a 99.9% Guarantee
» YouTube Now Offers Auto Translate Option for Captioned...
» Google Patches Android Security Hole
» OpenBSD 4.4 Released
» How Linux Supports More Devices Than Any Other OS,...
» Asus To Phase Out Sub-10" Eee PCs
» Windows 7 Scalable Enough To Support 256 Cores
» Gruber: Opera Never Submitted Mini to Apple
» Windows 7 To Be 256-Core Aware
» AMD Radeon graphics cards
» The Perfect Desktop - Ubuntu 8.10 (Intrepid Ibex)
» First Look at Nehalem Microarchitecture
» A semana no BR-Linux: Ubuntu 8.10, Fedora 10, CrossOver...
» Interview with Wikipedia Founder, Jimmy Wales
Boa leitura!
Sem comentáriosPostado 4/nov/2008 às 21h30 por Júlio César Bessa Monqueiro
Chegam finalmente os Intel Core i7
Criado 4/nov/2008 às 09h53 por Júlio César Bessa Monqueiro
0Os já famosos e populares processadores Core i7, da Intel, sob codinome Nehalem, finalmente saíram do forno. Depois de dois anos com o reinado dos "Core", a empresa dá uma refrescada tecnológica em sua linha de produtos. Juntamente com o novo CPU, chegam até as prateleiras um novo chipset, o X58 Express - uma evolução dos X38 e X48, com grandes alterações, devido à adaptação com as novas tecnologias integradas no Core i7 e seu novo soquete, o LGA 1366.
O Core i7 é uma nova e poderosa plataforma, um grande passo com relação aos seus antecessores, com melhorias inclusive para os gamers; obviamente, quem usa o computador somente para navegar no Orkut e conversar no MSN não sentirá tanta diferença. O i7 é mais rápido que o Core 2 Duo quando comparado clock por clock, além do novo processador integrar o controlador de memória dentro do CPU die, eliminando a necessidade de um FSB.
Vários sites já colocaram a mão em um Core i7, e testes por aí não faltam, com muitos detalhes técnicos para quem procura. Veja uma pequena relação destes:
- bit-tech
- Hot Hardware - artigo e vídeo
- PC Perspectives
- Tech Report - processadores e placas-mãe
- Tech Spot
- Guru 3D focando em jogos multi-GPU
Fonte:
http://www.geek.com/articles/chips/intels-core-i7-processors-reviewed-2008113/
Sem comentáriosPostado 4/nov/2008 às 09h53 por Júlio César Bessa Monqueiro
Lançado Puppy Linux 4.1.1
Criado 3/nov/2008 às 18h52 por Júlio César Bessa Monqueiro
0Barry Kauler anunciou a versão 4.1.1 do Puppy Linux, uma atualização de segurança da recentemente lançada versão 4.1. Entre as novidades, estão melhorias e correções na: detecção de mouse, uso do touchpad, carregamento de arquivos SFS extras, firmware de DVB USB, antigo assistente de rede, mensagens GPRS, renomeação e realinhamento de ícones de drives no desktop, verificação de dependências de pacotes PET instalados, desligamento do ALSA, mensagem de erro do ROX quando copiando um arquivo de uma partição Linux para uma VFAT.
Tudo isso além de suporte para resoluções widescreen melhorado, melhorias na remasterização do CD, correções no terminal rxvt, e várias correções para configuração de redes, especialmente as sem fio (incluindo NDISwrapper).

Fonte:
http://distrowatch.com/?newsid=05168
Anúncio:
http://puppylinux.com/blog/?viewDetailed=00472
Lista de alterações:
http://puppylinux.com/download/release-4.1.1.htm
puppy-4.1.1-k2.6.25.16-seamonkey.iso (94.3MB, MD5)
puppy-4.1.1retro-k2.6.21.7-seamonkey.iso (94.7MB, MD5)
Sem comentáriosPostado 3/nov/2008 às 18h52 por Júlio César Bessa Monqueiro
HP abre concurso de melhor aplicação para o TouchSmart PC
Criado 3/nov/2008 às 18h40 por Marcos Elias Picão
0Recentemente a HP publicou informações de desenvolvimento para seu TouchSmart PC, um computador com tela de toque focado na facilidade da interação humana que o toque proporciona.
O guia "TouchSmart Application Developer Guidelines" permite que desenvolvedores projetem aplicações para rodar no software do TouchSmart, especificando o funcionamento e a integração das aplicações.
A abertura do desenvolvimento pretende expandir o uso TouchSmart PC, conceito em si que não é novo e nem de longe o único. Como recompensa, a HP fez um concurso que vai até 5 de dezembro, visando escolher as melhores aplicações para uso com o dedo na tela. O ganhador em primeiro lugar terá a chance de mostrar sua aplicação no Consumer Electronics Show do ano que vem, em Las Vegas, além de ganhar um TouchSmart PC com tela de 25,5 polegadas.
A página do concurso é esta:
http://www.touchsmartcommunity.com/page/contest
Fonte:
http://hothardware.com/News/HP-Opens-Up-TouchSmart/
Sem comentáriosPostado 3/nov/2008 às 18h40 por Marcos Elias Picão
Lançado OpenBSD 4.4
Criado 3/nov/2008 às 17h39 por Marcos Elias Picão
0Foi lançado o OpenBSD 4.4, sistema baseado no BSD, focando segurança e estabilidade. É o 24º release em CD (25º em FTP).
O desenvolvedor lembra que em mais de 10 anos apenas duas remotas falhas foram encontradas na instalação padrão do sistema.
Essa versão traz atualizações em diversos pacotes, além de ampliar o suporte à plataformas como sparc64, socppc, landisk. Vem com o OpenSSH 5.1, cerca de 4500 ports e atualizações corriqueiras (Firefox 3, GNOME 2.20.3, Inskape 0.46, KDE 3.8.8, OpenOffice 2.4.1, Xfce 4.4.2, etc). Vê-se, pelas versões dos pacotes, que o sistema pretende ser algo mais estável sem se aventurar com possíveis surpresas das novas versões dos programas.
A imagem ISO tem de 216 a 236 MB (para versões de 32 e 64-bit respectivamente).
Anúncio:
http://www.sigmasoft.com/~openbsd/archives/html/openbsd-announce/2008-10/msg00000.html
Lista detalhada de alterações e download:
http://www.openbsd.org/44.html
Sem comentáriosPostado 3/nov/2008 às 17h39 por Marcos Elias Picão