Notícias do mês de Setembro de 2008

Navegar no histórico de notícias

Fotos oficiais do netbook da Samsung

Criado 12/set/2008 às 06h58 por Marcos Elias Picão

0

Fotos oficiais do Netbook da Samsung que está para ser lançado foram divulgadas por uma publicação online no Reino Unido. O nome comercial do dispositivo ainda não foi divulgado, mas várias informações técnicas foram.

book1

book2

O netbook com tela de 10,2 polegadas deverá ter versões na cor branca, preta e azul. Sendo um netbook, o objetivo é ser um intermediário entre um notebook tradicional e um UMPC (Ultra Mobile PC), permitindo realizar tarefas básicas e se conectar à web. Como as fotos exibem, o teclado cobre a largura praticamente inteira do aparelho, deixando o botão liga/desliga na lateral. Há conectores básicos para rede Ethernet, saída de áudio e três portas USB, além de saída de vídeo VGA.

A divulgação diz que o netbook rodará Windows XP num processador Atom da Intel, trazendo 1 GB de memória RAM. O armazenamento fica por conta de um HDD convencional de 80 ou 120 GB. A bateria de seis células tem duração estimada de 5 horas, segundo a Samsung.

O netbook deverá ser lançado no Reino Unido em outubro; espera-se que os preços sejam próximos aos de produtos similares, cerca de £330 (aproximadamente $580).

Referências:

http://www.electronista.com/articles/08/09/11/samsung.netbook.photos/

http://whatlaptop.co.uk/YXhBM5g.html

Sem comentáriosPostado 12/set/2008 às 06h58 por Marcos Elias Picão

SMPlayer, um excelente reprodutor multimídia

Criado 12/set/2008 às 04h14 por Marcos Elias Picão

0

Federico Kereki publicou no Linux.com uma dica do SMPlayer, aproveito a oportunidade para indicar o programa a quem não o conhece.

smplayer

O SMPlayer é um tocador multimídia voltado a vídeos, sendo bastante prático, leve e direto. Na verdade, é uma interface para o famoso Mplayer - daí ser leve. Ele é escrito com base na biblioteca Qt, tendo uma aparência e desempenho excelentes no KDE - mas também tem versão para Windows. Pessoalmente uso a versão para Windows há anos, nunca precisei de outro player.

Na maioria das distribuições Linux é fácil instalá-lo, você precisa ter a libqt4 e o Mplayer, este que está presente em quase todas as distros. O instalador para Windows já traz todo o conjunto necessário para rodá-lo.

O SMPlayer foi projetado para executar a maioria dos filmes digitais com conforto e qualidade, através de uma interface amigável e direta. Ele se ajusta facilmente a várias proporções de telas widescreen, e tem várias opções possíveis de serem alteradas durante a execução de um filme. Além de arquivos para os quais você tenha os codecs instalados, ele pode reproduzir DVDs em mídias originais ou mesmo imagens ISO - e até a partir de pastas extraídas de um DVD para o HD.

Tem ainda uma playlist, podendo sortear as faixas ou vídeos e repetir continuamente, se desejado. Ao fechar o programa, ele salva nas suas configurações a posição atual do vídeo. Com isso, você pode fechá-lo durante a reprodução de um filme e depois continuar assistindo do ponto em que parou. É possível avançar quadro a quadro, e alterar a velocidade de reprodução (entre algumas predefinidas).

O consumo de CPU é baixo. Diferentemente de players modernos, ele não pretende ter um visual cheio de bugigangas que só consomem memória, e que durante a exibição de vídeos não serve para nada.

Ao lidar com legendas, ele mostra um ótimo trabalho, permitindo a rápida seleção de arquivos de legendas (sejam embutidas ou em arquivos externos). Arquivos com várias trilhas de áudio também são suportados, as trilhas podem ser alternadas durante a reprodução. É possível também alterar a fonte das legendas (desde que não tenha sido uma legenda gravada "fisicamente" no filme, tema de uma dica minha uma vez).

A versão para Windows não deixa nada a desejar, dando um banho no Windows Media Player e em muitos outros programas. Se você assiste muitos vídeos no computador, talvez adoraria conhecê-lo :)

Página para download:

http://smplayer.sourceforge.net/

Sem comentáriosPostado 12/set/2008 às 04h14 por Marcos Elias Picão

Resumo do dia

Criado 11/set/2008 às 18h21 por Júlio César Bessa Monqueiro

0

Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:

» Intel X48 Motherboard Round-up: ASUS, ECS, Intel
» Video Games and Violence In Schools
» Mapquest offers free mobile app
» Fedora Reboots Updates After Hack
» AOL introduces e-mail aggregation service
» AMD readying low-power Radeon HD 4550
» Microsoft Exec Speaks Out About Zune's Future
» Nvidia hit with lawsuit over faulty graphics chips
» AMD Empowers Professional Graphics Users with Must-Have...
» AMD Launches ATI Radeon HD 4600-Series
» Vinyl To MP3 Converter
» Red Flag Linux Olympic Edition fails to medal
» Nintendo Wireless Router Announced for Japan
» Design, experiência do usuário e desenvolvimento na...
» Canonical to fund upstream Linux usability improvements
» Google Chrome Beta 1 Review
» 'Não pedi o bloqueio do Twitter', diz juiz eleitoral...
» Researchers Find Racial Bias In Virtual Worlds
» Sony Reveals First Full-Frame DSLR and New Zeiss Lenses
» Details leak on AMD's purported Atom competitor
» SanDisk unveils 32GB, 30MB/sec CF card
» T9 creator unveils gesture-based input [News]
» Apple bosses settle share lawsuit
» AMD takes Radeon 4K graphics to FirePro line
» Administrador do site Elite Torrents é condenado à...
» Sub-$100 Graphics Cards: Radeon HD 4670 and GeForce...
» Velocity Accelerates Into Touchscreen Smartphones
» AMD rolls out new mid-range Radeon HD 4600 GPU
» Nokia announces ActiveSync support on S60 devices
» Site venderá jogos clássicos para PC via download
» Empresa cria dispositivo para diminuir sedentarism
» Falha em WordPress permitiria redefinir senhas
» Sites famosos ditos seguros podem ser inseguros
» Intel Low-End Processors
» Classical download store launches
» USB Thumb Drive Vs. Hard Drive
» A New DVR, DLNA and HD Set-top Box from Samsung
» ASUS P5Q Pro Mainboard Review
» Um novo Mobo?
» AMD Empowers Professional Graphics Users
» Internet Bots: Anatomy of a Stock Selling Frenzy
» Asus' Lamborghini VX3 notebook
» Google puts wallet behind African wireless broadband...
» Reviravolta na eletrônica orgânica viabiliza produção...
» AMD Cuts Phenom X3 Prices, Adds 'Black' Version
» Microsoft Concedes Vista Launch Problems
» Survey: 75 billion text messages sent in US per month
» NVIDIA sued over notebook GPU failures
» HTC Touch HD: The True iPhone Rival?
» Nvidia faces class action suit for GPU failures [News]
» Kingston intros two memory card bundles
» Linux smartphone share drops
» 8 Cores, 64 Bits, Building a Better Workstation
» Thermal conquistador
» HiVision Linux notebook intros sub-$100 notebook
» Opera Quietly Rolls Out 9.6 Beta
» Intel Core 2 Duo E8400
» Forma de escrever SMS pode identificar criminosos
» Nokia traz Microsoft Exchange ActiveSync solução corporativa...
» HP, designer unveil new 10-inch netbook
» Community service for free software users
» Feature: 8 Cores on a Budget- Building a Better Workstation
» AMD Announces Radeon HD 4600 Family
» Second Life recognizes open source community with...
» Build Your Own Atom-based NAS - Part 2
» RIM launches the first BlackBerry flip phone

Boa leitura!

Sem comentáriosPostado 11/set/2008 às 18h21 por Júlio César Bessa Monqueiro

Nokia anuncia suporte ao ActiveSync para os S60

Criado 11/set/2008 às 18h06 por Júlio César Bessa Monqueiro

0

A Nokia anunciou a expansão do suporte ao Microsoft Exchange ActiveSync para todos os dispositivos S60 de terceira edição. A empresa primeiro licenciou o ActiveSync para os aparelhos S60 e S80 em fevereiro de 2006. O suporte ao aplicativo de email será dado à 43 produtos da Nokia, em unidades, 80 milhões ao todo.

A companhia pretende fazer o programa "Mail for Exchange" disponível pré-instalado para futuras versões dos E-series e N-series. Quando usado com o Exchange Server 2007, os usuários terão acesso à um recurso chamado Autodiscover, que permite a configuração de emails somente com o endereço, senha, domínio e nome de usuário. Os clientes também terão acesso ao recurso "Out of Office".

Essa jogada da Nokia com certeza conquistará o coração de muitos usuários corporativos, que necessitam do suporte ao Exchange no dia-a-dia; e dando aos S60 essa capacidade, o mercado para a Nokia aumentará ainda mais.

Fonte:

http://www.geek.com/nokia-announces-activesync-support-on-s60-devices-20080911/

Sem comentáriosPostado 11/set/2008 às 18h06 por Júlio César Bessa Monqueiro

HTC Touch HD intimida iPhone

Criado 11/set/2008 às 16h54 por Júlio César Bessa Monqueiro

0

A HTC anunciou um novo smartphone que provavelmente será um forte concorrente do febroso iPhone, da Apple. Chamado de HTC Touch HD, o novo aparelho traz um hardware bem parrudo se comparado aos seus concorrentes.

Entre as especificações, está o processador Qualcomm 7201A de 528 MHz, além dos 512 MB ROM e 256 MB RAM. A tela é de 3,5 polegadas e sensível ao toque, com resolução de 480 x 800 pixels; câmera de 5 Megapixels sem flash, conexão via WiFi e BlueTooth 2.0+EDR, GPS, slot microSD/SDHC, bateria de 1350 mAH e jack de 3,5 mm para fones. O sistema operacional é o Windows Mobile 6.1, e é compatível com as redes GSM Quad Band, 3G HSDPA, HSUPA e UMTS. As dimensões do aparelho é de 115 x 62.8 x 12mm.

Segundo as fontes, ele estará nas prateleiras no final deste ano.

img

Fonte:

http://www.trustedreviews.com/

http://allgsm.blogspot.com/2008/09/htc-touch-hd-finalmente-um-iphone.html

Sem comentáriosPostado 11/set/2008 às 16h54 por Júlio César Bessa Monqueiro

X.Org 7.4 chega logo, logo

Criado 11/set/2008 às 15h18 por Marcos Elias Picão

0

Depois de um ano do lançamento do X.Org 7.3, o 7.4 deve chegar por esses dias. O lançamento foi previsto para em torno do dia 10 de setembro (hoje é 11).

Há várias atualizações implementadas na versão 7.4, como reescrita no código de acesso/varredura do barramento PCI, melhorias no desempenho, suporte nativo a mais placas de vídeo (incluindo RadeonHD 1xxx/2xxx/3xxx), menor tempo de inicialização e desligamento do servidor gráfico, entre várias outras coisas técnicas.

Veja a lista de novidades, enquanto não sai do forno:

http://www.x.org/wiki/Releases/7.4

Sem comentáriosPostado 11/set/2008 às 15h18 por Marcos Elias Picão

Nvidia é processada por graves erros em seus produtos

Criado 11/set/2008 às 12h44 por Júlio César Bessa Monqueiro

0

Uma ação contra a Nvidia, iniciada nesta terça-feira, acusa a fabricante de placas de vídeo por uma falha grave que causou super-aquecimento em diversos produtos com os chips da companhia, e este fato aconteceu escondido do público por pelo menos oito meses, segundo relatório. Quando a companhia anunciou os problemas em julho, suas ações no mercado caíram um terço, prometendo ainda investir 200 milhões cobrindo garantias. A ação judicial acusa a Nvidia de ter violado leis de segurança dos EUA, produzindo falsas e enganosas declarações para investimento público.

Ainda não foi anunciado a quantia em dólares que a empresa pagará de multa, contudo, um sério dano interno e na imagem da companhia são certos. O problema atinge uma diversa gama de produtos, e não apenas um modelo de placa ou chipset de vídeo. No último mês, foi reportado que a maioria das GeForce 9 foram afetadas, além de toda a série GeForce 8. A Dell também confirmou recentemente que seus sistemas foram vítimas do problema.

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/08/09/10/nvidia.sued.over.chips/

Sem comentáriosPostado 11/set/2008 às 12h44 por Júlio César Bessa Monqueiro

Fedora 10 terá spin nacional, com BrOffice 3.0

Criado 11/set/2008 às 11h05 por Marcos Elias Picão

0

O Fedora 10, que deve chegar em novembro, terá um spin brasileiro. Os "spins" são versões adaptadas ou localizadas do Fedora, no caso, um liveCD instalável em português, trazendo o BrOffice.org 3.0. Qualquer um pode personalizar Linux, mas o spin brasileiro tem destaque por ser considerado um "Fedora", e não uma distro baseada ou derivada do Fedora, nem uma modificação "qualquer" feita por usuários. O reconhecimento do spin é importante para o Projeto Fedora Brasil, e deverá ajudar inúmeros usuários com a praticidade de já testar o sistema com um toque brasileiro.

Conforme divulgação:

As vantagens de se utilizar esse spin são de que o usuário, além de não precisar configurar o sistema para a sua localidade, também não baixará dicionários e pacotes de idioma que não serão utilizados, além de contar com a marca "BrOffice.org", reconhecida em território nacional.

Os futuros usuários do Spin BrOffice.org poderão obter uma imagem ISO que já virá com o sistema em Português, com o mapa de teclado ABNT-2 e com o horário de Brasília configurados. Dessa forma, será possível ter o Fedora num pendrive com essas configurações usando apenas um comando.

Agradecimentos especiais às equipes de tradução do GNOME, Fedora e BrOffice.org, pois sem elas o Spin simplesmente não teria sentido.

Divulgação:

http://www.projetofedora.org/spin-broffice.org

Sem comentáriosPostado 11/set/2008 às 11h05 por Marcos Elias Picão

UMPC de $100 da HiVision chega ao preço almejado pelo XO

Criado 11/set/2008 às 10h56 por Marcos Elias Picão

0

Um notebook ultraportátil de baixo-custo (esperando ficar perto dos $100) foi mostrado na IFA pela HiVision, fabricante chinesa. Ela fez comparações ao projeto OLPC, mostrando recursos similares aos do XO pelo preço de 100 dólares, ponto em que o pessoal do OLPC ainda não conseguiu chegar.

minilaptop

O notebook da HiVision baseado em Linux, chamado HiVision miniNote Linux Laptop, vem com um processador MIPS e 128 MB de memória RAM, com Wi-Fi embutido e 1 GB de memória flash. Há um leitor de cartão SDHC e 3 portas USB, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento por meio de dispositivos externos. Fazem parte do equipamento também uma porta Ethernet e conectores de entrada/saída de áudio.

Ele vem com o Skype como programa de mensagens; Firefox como navegador; AbiWord como processador de textos; além de programas como tocador de mídia, gravador de voz e de edição de imagem. Atualização automática de software deverá ser suportada.

A HiVision venderá o miniNote Linux Laptop por $98 no varejo, em outubro. O modelo rosa, exibido mais acima, tem preço de $120 e já está disponível.

Há um vídeo de 18 minutos exibindo o laptop:


Fontes:

http://www.electronista.com/articles/08/09/10/hivision.97.notebook/

http://www.fashionfunky.com/2008/09/hivision_linux_laptop_wins_whe.php

Sem comentáriosPostado 11/set/2008 às 10h56 por Marcos Elias Picão

Resumo do dia

Criado 10/set/2008 às 16h55 por Júlio César Bessa Monqueiro

0

Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:

» Apple Introduces New iPod touch
» AMD introduces ATI Radeon HD 4600 series graphics...
» Lançado o Planeta openSuSE em português
» Fixando: Horário de verão começará no terceiro domingo...
» Facebook Forces Users to Adopt New Interface
» Microsoft Refreshes Peripheral Line-up
» Leaked NVIDIA Roadmap Shows GT206 & GT212
» MSI European Overclocking Challenge 2008 Coverage
» Radeon HD 4670: It costs WHAT?
» X.Org 7.4 To Be Released Today
» AMD Introduces the ATI Radeon HD 4600 Series Graphics...
» AMD Roadmap Sheds Light on Cheap UVC Processors
» NEBC Bio-Linux distro falls short
» AmiKit 1.5.0 Released
» EU project develops smart dashboard interface
» Nokia offers MS Exchange on 80m devices
» Microsoft Focuses on Bringing Modeling Mainstream
» Nokia Mail For Exchange Ready For All
» Linux mobile stack adds Flash
» How the International Ad Hoc Committee Worked
» Why Email Has Become Dangerous
» How do scratches affect camera performance?
» Trend Micro decides Windows XP/Vista is malware
» AMD Catalyst 8.8 Driver, Exciting New Features
» Toshiba Unveils World's Largest 1.8" Hard Disk Drive
» Google Invests In Broadband For Poorer Countries
» Multiterminais com Mandriva Spring 2008.1
» Atualização sobre os problemas nos repositórios Fedora
» AMD Introduces the ATI Radeon HD 4600 Series
» Intel Selects Schools of Distinction Award Winners
» Nova versão do Nmap realmente desenha mapas
» Microsoft: Say Goodbye to Laser Mice and Hello to...
» Intel Announces X18-M, X25-M 80GB SSDs
» Linux Magazine: Bolsa de valores de Londres fora do...
» Nokia Publishes Interactive Demo For N79 and N85,...
» Apple Quietly Updates iPod shuffle
» MS aguarda momento de levar jogos para iPhone
» Texto de SMS pode solucionar assassinatos
» Doc de Michael Moore poderá ser baixado grátis
» Laptop delivers all-day computing
» AOL and RIM to Bring AOL Mail, AIM and ICQ Services...
» Toshiba's SpursEngine Hit Leadtek Image and Video...
» AMD Radeon HD 4670: Ruling from Top to Bottom
» Sharp, Opera, others join Symbian
» ATI Radeon HD 4670 Launched
» Multiterminais com Mandriva Spring/Powerpack 2008.1
» The Fedora-Red Hat Crisis
» RIM Will Make BlackBerry Pearl 8220 Official Tomorrow
» ATI All-In-Wonder HD Video Card Review
» HP ships Voodoo Envy 133, secret project hinted at
» Inside Nehalem Microarchitecture
» NVIDIA and Opera team to accelerate the full web on...
» How to Copy a DVD for Free Without All the DRM
» Chinese Inventors to Reveal Quad-Core "Nearly x86"...
» HTC Touch Successor Leaks
» Why Mozilla Is Committed To Using Gecko
» Google & Others Bringing Internet To 3 Billion People
» Nokia demonstrates Ovi updates
» Video Games and Violence In Schools
» SkyOS Gets 'Crossbar'
» AMD To Launch New GPUs This Month
» Toshiba to Ship 240-Gbyte, 1.8-inch Drives
» GoblinX anuncia lançamentos
» Sony switches notebook battery life testing standards
» Sharp, Opera, KTF and others join Symbian Foundation
» It's not easy being the greenest
» Apple Announces New iPod Nano and iTunes 8
» Toshiba intros 240GB iPod-ready hard drive
» Apple unveils 'thinnest iPod yet'
» 3ª Install Fest Linux em Mesquita
» RoundCube: WebMail bonito!
» Interactive Music Format Pregnant With Possibility
» Apple Unveils New iPods But Shares Slip
» Microsoft Fixes 8 Flaws With 4 Patches
» NVIDIA And Opera Team Up
» New, thinner iPods launch alongside iTunes 8
» Microsoft Hardware Unveils Ten New Products
» Second-gen iPod touch brings new shape, Nike+
» First look: GOG revives classic PC games for download...
» * There's More Than a Browser War *
» Symbian Foundation support continues to grow
» Curso de Linux on-line via web

Boa leitura!

Sem comentáriosPostado 10/set/2008 às 16h55 por Júlio César Bessa Monqueiro