Notícias do mês de Setembro de 2008

Navegar no histórico de notícias

Fotos oficiais do netbook da Samsung

Por Marcos Elias Picão em 12 de setembro de 2008 às 06h58

0

Fotos oficiais do Netbook da Samsung que está para ser lançado foram divulgadas por uma publicação online no Reino Unido. O nome comercial do dispositivo ainda não foi divulgado, mas várias informações técnicas foram.

book1

book2

O netbook com tela de 10,2 polegadas deverá ter versões na cor branca, preta e azul. Sendo um netbook, o objetivo é ser um intermediário entre um notebook tradicional e um UMPC (Ultra Mobile PC), permitindo realizar tarefas básicas e se conectar à web. Como as fotos exibem, o teclado cobre a largura praticamente inteira do aparelho, deixando o botão liga/desliga na lateral. Há conectores básicos para rede Ethernet, saída de áudio e três portas USB, além de saída de vídeo VGA.

A divulgação diz que o netbook rodará Windows XP num processador Atom da Intel, trazendo 1 GB de memória RAM. O armazenamento fica por conta de um HDD convencional de 80 ou 120 GB. A bateria de seis células tem duração estimada de 5 horas, segundo a Samsung.

O netbook deverá ser lançado no Reino Unido em outubro; espera-se que os preços sejam próximos aos de produtos similares, cerca de £330 (aproximadamente $580).

Referências:

http://www.electronista.com/articles/08/09/11/samsung.netbook.photos/

http://whatlaptop.co.uk/YXhBM5g.html

Sem comentáriosPostado 12 de setembro de 2008 às 06h58 por Marcos Elias Picão

SMPlayer, um excelente reprodutor multimídia

Por Marcos Elias Picão em 12 de setembro de 2008 às 04h14

0

Federico Kereki publicou no Linux.com uma dica do SMPlayer, aproveito a oportunidade para indicar o programa a quem não o conhece.

smplayer

O SMPlayer é um tocador multimídia voltado a vídeos, sendo bastante prático, leve e direto. Na verdade, é uma interface para o famoso Mplayer - daí ser leve. Ele é escrito com base na biblioteca Qt, tendo uma aparência e desempenho excelentes no KDE - mas também tem versão para Windows. Pessoalmente uso a versão para Windows há anos, nunca precisei de outro player.

Na maioria das distribuições Linux é fácil instalá-lo, você precisa ter a libqt4 e o Mplayer, este que está presente em quase todas as distros. O instalador para Windows já traz todo o conjunto necessário para rodá-lo.

O SMPlayer foi projetado para executar a maioria dos filmes digitais com conforto e qualidade, através de uma interface amigável e direta. Ele se ajusta facilmente a várias proporções de telas widescreen, e tem várias opções possíveis de serem alteradas durante a execução de um filme. Além de arquivos para os quais você tenha os codecs instalados, ele pode reproduzir DVDs em mídias originais ou mesmo imagens ISO - e até a partir de pastas extraídas de um DVD para o HD.

Tem ainda uma playlist, podendo sortear as faixas ou vídeos e repetir continuamente, se desejado. Ao fechar o programa, ele salva nas suas configurações a posição atual do vídeo. Com isso, você pode fechá-lo durante a reprodução de um filme e depois continuar assistindo do ponto em que parou. É possível avançar quadro a quadro, e alterar a velocidade de reprodução (entre algumas predefinidas).

O consumo de CPU é baixo. Diferentemente de players modernos, ele não pretende ter um visual cheio de bugigangas que só consomem memória, e que durante a exibição de vídeos não serve para nada.

Ao lidar com legendas, ele mostra um ótimo trabalho, permitindo a rápida seleção de arquivos de legendas (sejam embutidas ou em arquivos externos). Arquivos com várias trilhas de áudio também são suportados, as trilhas podem ser alternadas durante a reprodução. É possível também alterar a fonte das legendas (desde que não tenha sido uma legenda gravada "fisicamente" no filme, tema de uma dica minha uma vez).

A versão para Windows não deixa nada a desejar, dando um banho no Windows Media Player e em muitos outros programas. Se você assiste muitos vídeos no computador, talvez adoraria conhecê-lo :)

Página para download:

http://smplayer.sourceforge.net/

Sem comentáriosPostado 12 de setembro de 2008 às 04h14 por Marcos Elias Picão

Resumo do dia

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 11 de setembro de 2008 às 18h21

0

Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:

» Intel X48 Motherboard Round-up: ASUS, ECS, Intel
» Video Games and Violence In Schools
» Mapquest offers free mobile app
» Fedora Reboots Updates After Hack
» AOL introduces e-mail aggregation service
» AMD readying low-power Radeon HD 4550
» Microsoft Exec Speaks Out About Zune's Future
» Nvidia hit with lawsuit over faulty graphics chips
» AMD Empowers Professional Graphics Users with Must-Have...
» AMD Launches ATI Radeon HD 4600-Series
» Vinyl To MP3 Converter
» Red Flag Linux Olympic Edition fails to medal
» Nintendo Wireless Router Announced for Japan
» Design, experiência do usuário e desenvolvimento na...
» Canonical to fund upstream Linux usability improvements
» Google Chrome Beta 1 Review
» 'Não pedi o bloqueio do Twitter', diz juiz eleitoral...
» Researchers Find Racial Bias In Virtual Worlds
» Sony Reveals First Full-Frame DSLR and New Zeiss Lenses
» Details leak on AMD's purported Atom competitor
» SanDisk unveils 32GB, 30MB/sec CF card
» T9 creator unveils gesture-based input [News]
» Apple bosses settle share lawsuit
» AMD takes Radeon 4K graphics to FirePro line
» Administrador do site Elite Torrents é condenado à...
» Sub-$100 Graphics Cards: Radeon HD 4670 and GeForce...
» Velocity Accelerates Into Touchscreen Smartphones
» AMD rolls out new mid-range Radeon HD 4600 GPU
» Nokia announces ActiveSync support on S60 devices
» Site venderá jogos clássicos para PC via download
» Empresa cria dispositivo para diminuir sedentarism
» Falha em WordPress permitiria redefinir senhas
» Sites famosos ditos seguros podem ser inseguros
» Intel Low-End Processors
» Classical download store launches
» USB Thumb Drive Vs. Hard Drive
» A New DVR, DLNA and HD Set-top Box from Samsung
» ASUS P5Q Pro Mainboard Review
» Um novo Mobo?
» AMD Empowers Professional Graphics Users
» Internet Bots: Anatomy of a Stock Selling Frenzy
» Asus' Lamborghini VX3 notebook
» Google puts wallet behind African wireless broadband...
» Reviravolta na eletrônica orgânica viabiliza produção...
» AMD Cuts Phenom X3 Prices, Adds 'Black' Version
» Microsoft Concedes Vista Launch Problems
» Survey: 75 billion text messages sent in US per month
» NVIDIA sued over notebook GPU failures
» HTC Touch HD: The True iPhone Rival?
» Nvidia faces class action suit for GPU failures [News]
» Kingston intros two memory card bundles
» Linux smartphone share drops
» 8 Cores, 64 Bits, Building a Better Workstation
» Thermal conquistador
» HiVision Linux notebook intros sub-$100 notebook
» Opera Quietly Rolls Out 9.6 Beta
» Intel Core 2 Duo E8400
» Forma de escrever SMS pode identificar criminosos
» Nokia traz Microsoft Exchange ActiveSync solução corporativa...
» HP, designer unveil new 10-inch netbook
» Community service for free software users
» Feature: 8 Cores on a Budget- Building a Better Workstation
» AMD Announces Radeon HD 4600 Family
» Second Life recognizes open source community with...
» Build Your Own Atom-based NAS - Part 2
» RIM launches the first BlackBerry flip phone

Boa leitura!

Sem comentáriosPostado 11 de setembro de 2008 às 18h21 por Júlio César Bessa Monqueiro

Nokia anuncia suporte ao ActiveSync para os S60

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 11 de setembro de 2008 às 18h06

0

A Nokia anunciou a expansão do suporte ao Microsoft Exchange ActiveSync para todos os dispositivos S60 de terceira edição. A empresa primeiro licenciou o ActiveSync para os aparelhos S60 e S80 em fevereiro de 2006. O suporte ao aplicativo de email será dado à 43 produtos da Nokia, em unidades, 80 milhões ao todo.

A companhia pretende fazer o programa "Mail for Exchange" disponível pré-instalado para futuras versões dos E-series e N-series. Quando usado com o Exchange Server 2007, os usuários terão acesso à um recurso chamado Autodiscover, que permite a configuração de emails somente com o endereço, senha, domínio e nome de usuário. Os clientes também terão acesso ao recurso "Out of Office".

Essa jogada da Nokia com certeza conquistará o coração de muitos usuários corporativos, que necessitam do suporte ao Exchange no dia-a-dia; e dando aos S60 essa capacidade, o mercado para a Nokia aumentará ainda mais.

Fonte:

http://www.geek.com/nokia-announces-activesync-support-on-s60-devices-20080911/

Sem comentáriosPostado 11 de setembro de 2008 às 18h06 por Júlio César Bessa Monqueiro

HTC Touch HD intimida iPhone

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 11 de setembro de 2008 às 16h54

0

A HTC anunciou um novo smartphone que provavelmente será um forte concorrente do febroso iPhone, da Apple. Chamado de HTC Touch HD, o novo aparelho traz um hardware bem parrudo se comparado aos seus concorrentes.

Entre as especificações, está o processador Qualcomm 7201A de 528 MHz, além dos 512 MB ROM e 256 MB RAM. A tela é de 3,5 polegadas e sensível ao toque, com resolução de 480 x 800 pixels; câmera de 5 Megapixels sem flash, conexão via WiFi e BlueTooth 2.0+EDR, GPS, slot microSD/SDHC, bateria de 1350 mAH e jack de 3,5 mm para fones. O sistema operacional é o Windows Mobile 6.1, e é compatível com as redes GSM Quad Band, 3G HSDPA, HSUPA e UMTS. As dimensões do aparelho é de 115 x 62.8 x 12mm.

Segundo as fontes, ele estará nas prateleiras no final deste ano.

img

Fonte:

http://www.trustedreviews.com/

http://allgsm.blogspot.com/2008/09/htc-touch-hd-finalmente-um-iphone.html

Sem comentáriosPostado 11 de setembro de 2008 às 16h54 por Júlio César Bessa Monqueiro

X.Org 7.4 chega logo, logo

Por Marcos Elias Picão em 11 de setembro de 2008 às 15h18

0

Depois de um ano do lançamento do X.Org 7.3, o 7.4 deve chegar por esses dias. O lançamento foi previsto para em torno do dia 10 de setembro (hoje é 11).

Há várias atualizações implementadas na versão 7.4, como reescrita no código de acesso/varredura do barramento PCI, melhorias no desempenho, suporte nativo a mais placas de vídeo (incluindo RadeonHD 1xxx/2xxx/3xxx), menor tempo de inicialização e desligamento do servidor gráfico, entre várias outras coisas técnicas.

Veja a lista de novidades, enquanto não sai do forno:

http://www.x.org/wiki/Releases/7.4

Sem comentáriosPostado 11 de setembro de 2008 às 15h18 por Marcos Elias Picão

Nvidia é processada por graves erros em seus produtos

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 11 de setembro de 2008 às 12h44

0

Uma ação contra a Nvidia, iniciada nesta terça-feira, acusa a fabricante de placas de vídeo por uma falha grave que causou super-aquecimento em diversos produtos com os chips da companhia, e este fato aconteceu escondido do público por pelo menos oito meses, segundo relatório. Quando a companhia anunciou os problemas em julho, suas ações no mercado caíram um terço, prometendo ainda investir 200 milhões cobrindo garantias. A ação judicial acusa a Nvidia de ter violado leis de segurança dos EUA, produzindo falsas e enganosas declarações para investimento público.

Ainda não foi anunciado a quantia em dólares que a empresa pagará de multa, contudo, um sério dano interno e na imagem da companhia são certos. O problema atinge uma diversa gama de produtos, e não apenas um modelo de placa ou chipset de vídeo. No último mês, foi reportado que a maioria das GeForce 9 foram afetadas, além de toda a série GeForce 8. A Dell também confirmou recentemente que seus sistemas foram vítimas do problema.

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/08/09/10/nvidia.sued.over.chips/

Sem comentáriosPostado 11 de setembro de 2008 às 12h44 por Júlio César Bessa Monqueiro

Fedora 10 terá spin nacional, com BrOffice 3.0

Por Marcos Elias Picão em 11 de setembro de 2008 às 11h05

0

O Fedora 10, que deve chegar em novembro, terá um spin brasileiro. Os "spins" são versões adaptadas ou localizadas do Fedora, no caso, um liveCD instalável em português, trazendo o BrOffice.org 3.0. Qualquer um pode personalizar Linux, mas o spin brasileiro tem destaque por ser considerado um "Fedora", e não uma distro baseada ou derivada do Fedora, nem uma modificação "qualquer" feita por usuários. O reconhecimento do spin é importante para o Projeto Fedora Brasil, e deverá ajudar inúmeros usuários com a praticidade de já testar o sistema com um toque brasileiro.

Conforme divulgação:

As vantagens de se utilizar esse spin são de que o usuário, além de não precisar configurar o sistema para a sua localidade, também não baixará dicionários e pacotes de idioma que não serão utilizados, além de contar com a marca "BrOffice.org", reconhecida em território nacional.

Os futuros usuários do Spin BrOffice.org poderão obter uma imagem ISO que já virá com o sistema em Português, com o mapa de teclado ABNT-2 e com o horário de Brasília configurados. Dessa forma, será possível ter o Fedora num pendrive com essas configurações usando apenas um comando.

Agradecimentos especiais às equipes de tradução do GNOME, Fedora e BrOffice.org, pois sem elas o Spin simplesmente não teria sentido.

Divulgação:

http://www.projetofedora.org/spin-broffice.org

Sem comentáriosPostado 11 de setembro de 2008 às 11h05 por Marcos Elias Picão

UMPC de $100 da HiVision chega ao preço almejado pelo XO

Por Marcos Elias Picão em 11 de setembro de 2008 às 10h56

0

Um notebook ultraportátil de baixo-custo (esperando ficar perto dos $100) foi mostrado na IFA pela HiVision, fabricante chinesa. Ela fez comparações ao projeto OLPC, mostrando recursos similares aos do XO pelo preço de 100 dólares, ponto em que o pessoal do OLPC ainda não conseguiu chegar.

minilaptop

O notebook da HiVision baseado em Linux, chamado HiVision miniNote Linux Laptop, vem com um processador MIPS e 128 MB de memória RAM, com Wi-Fi embutido e 1 GB de memória flash. Há um leitor de cartão SDHC e 3 portas USB, permitindo aumentar a capacidade de armazenamento por meio de dispositivos externos. Fazem parte do equipamento também uma porta Ethernet e conectores de entrada/saída de áudio.

Ele vem com o Skype como programa de mensagens; Firefox como navegador; AbiWord como processador de textos; além de programas como tocador de mídia, gravador de voz e de edição de imagem. Atualização automática de software deverá ser suportada.

A HiVision venderá o miniNote Linux Laptop por $98 no varejo, em outubro. O modelo rosa, exibido mais acima, tem preço de $120 e já está disponível.

Há um vídeo de 18 minutos exibindo o laptop:


Fontes:

http://www.electronista.com/articles/08/09/10/hivision.97.notebook/

http://www.fashionfunky.com/2008/09/hivision_linux_laptop_wins_whe.php

Sem comentáriosPostado 11 de setembro de 2008 às 10h56 por Marcos Elias Picão

Resumo do dia

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 10 de setembro de 2008 às 16h55

0

Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:

» Apple Introduces New iPod touch
» AMD introduces ATI Radeon HD 4600 series graphics...
» Lançado o Planeta openSuSE em português
» Fixando: Horário de verão começará no terceiro domingo...
» Facebook Forces Users to Adopt New Interface
» Microsoft Refreshes Peripheral Line-up
» Leaked NVIDIA Roadmap Shows GT206 & GT212
» MSI European Overclocking Challenge 2008 Coverage
» Radeon HD 4670: It costs WHAT?
» X.Org 7.4 To Be Released Today
» AMD Introduces the ATI Radeon HD 4600 Series Graphics...
» AMD Roadmap Sheds Light on Cheap UVC Processors
» NEBC Bio-Linux distro falls short
» AmiKit 1.5.0 Released
» EU project develops smart dashboard interface
» Nokia offers MS Exchange on 80m devices
» Microsoft Focuses on Bringing Modeling Mainstream
» Nokia Mail For Exchange Ready For All
» Linux mobile stack adds Flash
» How the International Ad Hoc Committee Worked
» Why Email Has Become Dangerous
» How do scratches affect camera performance?
» Trend Micro decides Windows XP/Vista is malware
» AMD Catalyst 8.8 Driver, Exciting New Features
» Toshiba Unveils World's Largest 1.8" Hard Disk Drive
» Google Invests In Broadband For Poorer Countries
» Multiterminais com Mandriva Spring 2008.1
» Atualização sobre os problemas nos repositórios Fedora
» AMD Introduces the ATI Radeon HD 4600 Series
» Intel Selects Schools of Distinction Award Winners
» Nova versão do Nmap realmente desenha mapas
» Microsoft: Say Goodbye to Laser Mice and Hello to...
» Intel Announces X18-M, X25-M 80GB SSDs
» Linux Magazine: Bolsa de valores de Londres fora do...
» Nokia Publishes Interactive Demo For N79 and N85,...
» Apple Quietly Updates iPod shuffle
» MS aguarda momento de levar jogos para iPhone
» Texto de SMS pode solucionar assassinatos
» Doc de Michael Moore poderá ser baixado grátis
» Laptop delivers all-day computing
» AOL and RIM to Bring AOL Mail, AIM and ICQ Services...
» Toshiba's SpursEngine Hit Leadtek Image and Video...
» AMD Radeon HD 4670: Ruling from Top to Bottom
» Sharp, Opera, others join Symbian
» ATI Radeon HD 4670 Launched
» Multiterminais com Mandriva Spring/Powerpack 2008.1
» The Fedora-Red Hat Crisis
» RIM Will Make BlackBerry Pearl 8220 Official Tomorrow
» ATI All-In-Wonder HD Video Card Review
» HP ships Voodoo Envy 133, secret project hinted at
» Inside Nehalem Microarchitecture
» NVIDIA and Opera team to accelerate the full web on...
» How to Copy a DVD for Free Without All the DRM
» Chinese Inventors to Reveal Quad-Core "Nearly x86"...
» HTC Touch Successor Leaks
» Why Mozilla Is Committed To Using Gecko
» Google & Others Bringing Internet To 3 Billion People
» Nokia demonstrates Ovi updates
» Video Games and Violence In Schools
» SkyOS Gets 'Crossbar'
» AMD To Launch New GPUs This Month
» Toshiba to Ship 240-Gbyte, 1.8-inch Drives
» GoblinX anuncia lançamentos
» Sony switches notebook battery life testing standards
» Sharp, Opera, KTF and others join Symbian Foundation
» It's not easy being the greenest
» Apple Announces New iPod Nano and iTunes 8
» Toshiba intros 240GB iPod-ready hard drive
» Apple unveils 'thinnest iPod yet'
» 3ª Install Fest Linux em Mesquita
» RoundCube: WebMail bonito!
» Interactive Music Format Pregnant With Possibility
» Apple Unveils New iPods But Shares Slip
» Microsoft Fixes 8 Flaws With 4 Patches
» NVIDIA And Opera Team Up
» New, thinner iPods launch alongside iTunes 8
» Microsoft Hardware Unveils Ten New Products
» Second-gen iPod touch brings new shape, Nike+
» First look: GOG revives classic PC games for download...
» * There's More Than a Browser War *
» Symbian Foundation support continues to grow
» Curso de Linux on-line via web

Boa leitura!

Sem comentáriosPostado 10 de setembro de 2008 às 16h55 por Júlio César Bessa Monqueiro