Notícias do mês de Setembro de 2008

Navegar no histórico de notícias

Todos os notebooks da Dell terão tela LED-backlit em 2010

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 26 de setembro de 2008 às 09h00

0

Dentro de dois anos, estará muito mais fácil "caçar" notebooks com telas LED-backlit, no conforto do lar visitando a loja online da Dell. O DigiTimes informa que a fabricante planeja usar esse tipo de tela em todos os seus notebooks a partir de 2010.

A Dell está com um planejamento agressivo para o lançamento de notes com LED-backlit. Segundo a fonte, dois terços dos notebooks E-series, incluindo os modelos E4200, E4300, E6400, E6400 ATG, e E6500, terão a nova tecnologia em telas por volta do dia 15 de dezembro; os "mobile workstations" Precision M2400 e M4400 terão o mesmo destino. A Dell estima que 80% dos seus notebooks terão LEDs no lugar dos painéis LCD no final de 2009, cobrindo para 100% em 2010.

Colocando LEDs no lugar de lâmpadas flurescentes em monitores faz com que as imagens fiquem muito mais brilhantes, e o consumo seja muito menor. O DigiTimes afirma que no brilho máximo e a 15 polegadas, as telas LED-backlit economizam 43% de energia. Multiplique isso por milhões de usuários e suas horas ativas em seus respectivos notebooks, e a Dell fará a economia de 20 milhões de dólares de energia entre 2010 e 2011.

Fonte:

http://techreport.com/discussions.x/15587

Sem comentáriosPostado 26 de setembro de 2008 às 09h00 por Júlio César Bessa Monqueiro

Google Moderator, sistema de seleção de questões

Por Marcos Elias Picão em 25 de setembro de 2008 às 22h45

0

O Google abriu publicamente um novo serviço, o Google Moderator, na plataforma App Engine.

O Moderator é um pequeno sistema online para seleção e organização de perguntas, questões para entrevistados ou pauta sobre algum tema. Foi criado inicialmente para uso no próprio Google, mas dada a utilidade, abriram a todos os interessados.

Em diversos projetos, colocam-se várias questões em pauta. Nem sempre dá tempo de realizar todas, como numa entrevista, numa reunião para decidir algo, com um tempo de execução limitado. O Google Moderator facilita aos membros a escolha das questões mais populares a serem abordadas. As mais votadas são destacadas, ficando em cima.

Com isso, pode-se filtrar as perguntas, separando as mais recorrentes e interessantes das demais.

Acesse em:

http://moderator.appspot.com/

Referência:

http://googlesystem.blogspot.com/2008/09/google-moderator.html

Sem comentáriosPostado 25 de setembro de 2008 às 22h45 por Marcos Elias Picão

Windows de 64-bit versus 32-bit

Por Marcos Elias Picão em 25 de setembro de 2008 às 21h35

0

David Handlos, desenvolvedor e administrador de sistemas, escreveu um artigo listando algumas coisas importantes a saber sobre o Windows de 64-bit. A dúvida sobre o que muda nas versões de 32-bit e 64-bit está presente na cabeça de muita gente.

Basicamente a diferença é o acesso à memória, a quantidade de memória suportada. Fora isso, as plataformas de 64-bit não têm tantas vantagens.

O artigo trata de Windows, comentando de forma amigável aos usuários comuns as principais diferenças entre os aplicativos de 32-bit e 64-bit. O Windows de 64-bit armazena os aplicativos e configurações do registro em locais separados, isolados, separando as aplicações de 32-bit e 64-bit. As aplicações de 32-bit são rodadas num isolamento chamado de WOW64 (Windows On Windows 64-bit).

Apesar de tratar sobre as diferenças no Windows, os conceitos sobre o ambiente de 64-bit valem para os sistemas em geral.

Leia em:

http://osnews.com/story/20330/Windows_x64_Watch_List

Sem comentáriosPostado 25 de setembro de 2008 às 21h35 por Marcos Elias Picão

Publicado KOffice 2.0 beta

Por Marcos Elias Picão em 25 de setembro de 2008 às 21h21

0

O equipe do KDE publicou o beta 1 do KOffice 2.0. O KOffice é uma suíte livre de aplicativos de escritório, que apesar de concorrer com projetos maiores como o MS Office e OpenOffice, tem seus destaques. Ele é multiplataforma, tendo versão inclusive para Windows.

koffice

O KOffice 2.0 traz vários avanços, essenciais para uma suíte de escritório de respeito. Destaca-se a integração entre as aplicações, agora mais fiel. Componentes e arquivos criados em algumas aplicações podem ser embutidos em outras facilmente. Isso inclui objetos diversos, como gráficos ou imagens. As interfaces dos programas também estão mais consistentes. As barras de ferramentas e caixas podem ser movidas, flutuando sobre a janela ou ficando fixas na tela.

Segundo divulgação no site do KDE, estas aplicações já estão maduras ao ponto de fazerem parte do KOffice 2.0:

  • KWord, processador de textos
  • KSpread, gerenciador de planilhas
  • KPresenter, criador de apresentações
  • KPlato, para gerenciamento de projetos
  • Karbon, editor de imagens vetoriais
  • Krita, editor gráfico (baseado em pixels, imagens não vetoriais)

Outra coisa boa é o formato de arquivo, usando nativamente o padrão OpenDocument, o mesmo utilizado no OpenOffice.

Veja mais informações e instruções para o download em:

http://koffice.org/announcements/announce-2.0beta1.php

Sem comentáriosPostado 25 de setembro de 2008 às 21h21 por Marcos Elias Picão

Resumo do dia

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 25 de setembro de 2008 às 17h03

0

Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:

» Lançado o XOOPS 2.3
» First photos of Motorola Q11 smartphone surface
» More Hands-On with Android and the G1
» Skype For Asterisk beta program starts today
» Epiphany, the Ultimate Gnome Browser
» The Android Awakens & Nokia's Response
» Weekend Project: VIA ARTiGO Pico-ITX Kit with Ubuntu
» Intel's New Solid State Drive - Video Review
» Hitachi Demos 'Super Resolution Technology'
» Computer game boosts maths scores
» Motorola Launches au BOX Multimedia Set Top Box
» Mounting ISO Images With Furius ISO Mount On Ubuntu...
» KOffice 2.0 Beta1 Released
» Transmeta throws in the towel, goes up for sale
» iPhone Developer University Program launches
» Celebrating the release of GNOME 2.24!
» ASUS Eee PC adds HSPA-based 3G access
» Intel's Core Processors: 2yrs, $2B Energy Cost Saved
» Asus Introduces HSUPA-Fitted Eee PC
» HP fechará programa Test Drive em 30 de Setembro
» Intel X25-M Mainstream SATA SSD
» Has Google Redefined Beta?
» Nvidia, MotionDSP team up to improve consumer videos
» Metadata group intros first digital photo standard
» Apple Releases Java 6 for PPC, 32bit Intel Macs
» NVIDIA Announces Partnership with MotionDSP
» Asus Eee PC to Get 3.75G Connectivity
» IBM Opens Four Cloud Computing Centers
» Transmeta Initiates Process to Seek Potential Sale
» Panasonic readies 8-series Toughbooks
» For 10th anniversary, Google crowdsources human betterment
» Algoritmo dá a computadores uma capacidade quase humana
» Tech boom means China will run out of IP addresses...
» Curso de C++, Qt4 e orientação a objetos em Porto...
» Microsoft SideWinder X6 Keyboard Review
» Mobile Internet Devices to Surpass Netbooks - Analyst
» GeForce 9800 GT and 9500 GT Graphics Cards
» First impressions from a new N96 user in the UK
» µTorrent Mac alpha leaked [News]
» Rumor: Motorola Q11 Spyshot Leaked
» Casio Developes a New 546ppi LCD
» Samsung Camera Phones to be Pre-Loaded with Scanbuy's...
» Toshiba adds 250GB 1.8" drive, claims highest density
» Android phone goes green by Ecorio
» T-Mobile withdraws G1 data cap, offers compromise
» Skyfire 0.8 browser for Windows Mobile out now
» Projeto Fedora completa seus primeiros 5 anos
» Kentucky tries to seize gambling site domain names
» Can a sub-$100 graphics card get the job done?
» How to Swap a SIM Card in a GSM Phone
» Nokia follows Nintendo as Android takes over the World
» Google Founder Lobbies FCC to Free Spectrum
» Distribution Release: gOS 3.0 "Gadgets"
» Android Welcomes App Store Rejects With Arms Wide...
» Another Scandal with Potentially Defective Graphics...
» Linux Foundation's Zemlin Declares Solaris All But...
» Skyfire browser for WinMobile supports Flash, AJAX
» Mobile Phone Users Struggle With Hardware Adoption
» GNOME 2.24 Released
» Embedded research foundation launches
» Adobe Adds GPU Acceleration To Creative Suite 4

Boa leitura!

Sem comentáriosPostado 25 de setembro de 2008 às 17h03 por Júlio César Bessa Monqueiro

Nvidia e MotionDSP trabalham em software que melhora vídeos

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 25 de setembro de 2008 às 16h58

0

A Nvidia anunciou parceria com a empresa produtora de software para criação de vídeos digitais MotionDSP, para fornecer aos usuários uma maneira de melhorar a qualidade de seus vídeos pessoais criados por câmeras de celulares, webcams, camcorders ou outros vídeos capturados na Internet. Usando a tecnologia CUDA da Nvidia, o software foi escrito para tirar vantagem das habilidades das GPUs nos processamentosde tarefas não-gráficas. O aplicativo, apelidado de Carmel, faz um mapeamento de cada pixel em cada frame, reconstruindo-o em alta qualidade a partir de fontes de baixa resolução.

O software reduz a compressão e possui filtro de ruídos, melhorando simultaneamente a resolução e corrigindo efeitos de baixa iluminação. Com o Carmel os usuários serão capazes de atenuar vídeos agitados com interpolação da taxa de frames, estabilizar e suavizar movimentos, restaurar vídeos escuros, além de outras tarefas.

O MotionDSP Carmel está previsto para lançamento no primeiro trimestre de 2009, e preços não foram revelados. Também não foi informado se o produto continuará com este nome, nem quais os sistemas operacionais, além do Windows, que serão suportados.

img

Fontes:

http://www.electronista.com/articles/08/09/25/nvidia.motiondsp.team.up/

http://techreport.com/discussions.x/15579

Site oficial:

http://www.motiondsp.com/products/Carmel

Sem comentáriosPostado 25 de setembro de 2008 às 16h58 por Júlio César Bessa Monqueiro

Asus Eee PC terá conectividade 3G baseada em HSPA

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 25 de setembro de 2008 às 16h44

0

A Asus nesta quarta-feita anunciou que adicionará compatibilidade às redes de dados HSPA aos seus netbooks Eee PC, iniciando pela versão de 8,9 polegadas, o 901. A funcionalidade recém adicionada permitirá que os usuários tenham acesso à Internet de qualquer onde uma rede de dados sem fio estiver disponível, atingindo velocidades máximas de download a 7,2 Mbps e upload a 2 Mbps.

Os Eee PC 901 com HSPA virão exclusivamente com um SSD de 16 GB, mais que o atual Eee PC que possui um SSD de 12 GB. O recentemente introduzido armazenamento online de 20 GB também está incluído no netbook. Ele terá também conectividade via módulo Wi-Fi 802.11b/g/n e Bluetooth, e somente Windows XP como sistema operacional. Os novos Eee PC terão 7,5 horas de autonomia da bateria, já que esta possuirá 6 células, devido ao maior consumo da rede HSPA quando ativa.

O Eee PC 901 com HSPA estará disponível nas cores preto ou branco em outubro, com preços ainda a serem definidos.

img

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/08/09/25/asus.eee.pc.gets.hspa/

Sem comentáriosPostado 25 de setembro de 2008 às 16h44 por Júlio César Bessa Monqueiro

Skyfire entra em beta público, um navegador web móvel

Por Marcos Elias Picão em 24 de setembro de 2008 às 21h28

0

A Skyfire anunciou o beta público do seu navegador para plataformas móveis, incluindo Windows Mobile. As informações divulgadas dizem que o navegador suporta Flash, Ajax, QuickTime, Windows Media e outros formatos de mídia. A empresa espera expandir as capacidades do Skyfire, trazendo recursos hoje exclusivos de PCs para dispositivos móveis.

Baseando-se nos feedbacks recebidos durante o beta privado, agora a barra de endereços é chamada de "Super Bar", que combina o campo de digitação de URLs e busca num mesmo lugar (similar ao que o Google Chrome faz para o desktop).

Outros navegadores móveis precisam de suporte a algumas coisas já implementadas no Skyfire. O iPhone, por exemplo, não suporta Flash 9 embutido em páginas. O Opera e o Android do Google também deixam a desejar no suporte a Flash e Ajax. Enquanto isso, no Skyfire até o Silverlight da Microsoft está presente, podendo rodar os (poucos) sites que usam esse formato de mídia para web.

As páginas da web podem ser enviadas para a agenda de endereços usando mensagens de texto, facilitando o compartilhamento. O novo beta espera fornecer melhor qualidade de vídeo, inicialização mais rápida, reconexão automática e zoom melhorado. Os usuários podem torná-lo o navegador padrão, também padrão para gerenciamento de downloads, ou chamá-lo por um comando.

A companhia promete compatibilidade com quase todos os atuais e futuros conteúdos da web, numa velocidade comparável à dos navegadores para PCs.

A versão beta pública está disponível gratuitamente para dispositivos baseados em Windows Mobile 5/6 ou Symbian Series 60. Novos aparelhos devem ser suportados no futuro.

Fonte:

http://www.electronista.com/articles/08/09/24/skyfire.public.beta/

Site oficial:

http://www.skyfire.com/

Mais em:

http://www.readwriteweb.com/archives/skyfire_opens_to_the_public_new_features.php#more

Sem comentáriosPostado 24 de setembro de 2008 às 21h28 por Marcos Elias Picão

Finalmente lançado X.Org 7.4

Por Marcos Elias Picão em 24 de setembro de 2008 às 19h38

0

O X.org 7.4, esperado para o começo desse mês, finalmente saiu: está pronto e disponível para os interessados. No mesmo dia, ontem, foi lançado o X Server 1.5.1.

Há novidades no acesso ao barramento PCI; suporte a mais placas de vídeo (incluindo RadeonHD 1xxx/2xxx/3xxx); suporte a RandR 1.2 para todos os chipsets; entre outras coisas.

Um dos destaques é a promessa de inicialização e desligamento mais rápidos (do servidor gráfico), com várias otimizações e limpezas realizadas no código.

Uma lista com as novidades, bastante técnicas, pode ser vista em:

http://www.x.org/wiki/Releases/7.4

Leia mais no site Phoronix, que acompanha em especial as novidades sobre o servidor gráfico e drivers de vídeo para Linux:

http://www.phoronix.com/vr.php?view=12880

Sem comentáriosPostado 24 de setembro de 2008 às 19h38 por Marcos Elias Picão

Lançado GNOME 2.24, com várias novidades

Por Marcos Elias Picão em 24 de setembro de 2008 às 19h22

0

Hoje foi lançado o GNOME 2.24, seguindo seu cronograma de ter uma nova versão a cada seis meses. Ele traz todos os recursos do GNOME 2.22, junto com as novidades desenvolvidas nos últimos meses.

gnome

Nesta versão o GNOME traz vários novos recursos. Para usuários, destacam-se:

  • Empathy Instant Messenger, um mensageiro instantâneo baseado no framework Telepathy. Ele pode utilizar as redes mais comuns, incluindo Jabber, Google Talk, MSN/Live Messenger, etc. Já vem preparado para uso por desenvolvedores, permitindo integração de outras aplicações com o mensageiro, como criação de games online, transferência de arquivos ou criação de sockets, entre outras coisas.
  • Há uma ferramenta para registrar as ações do dia-a-dia, o que você está fazendo em determinado horário. Isso facilita a organização e análise de produtividade, especialmente no trabalho.
  • O Ekiga 3.0 é um cliente para videoconferência, chegando agora na versão 3.0. Há melhorias nos codecs de vídeo suportados, e mais organização na lista de contatos.
  • O gerenciador de arquivos do GNOME agora tem várias formas de visualização de arquivos, incluindo ícones, lista e compactos - mostrando ícones pequenininhos. Outro recurso interessante é a navegação em abas no gerenciador de arquivos. Facilitando ainda mais, temos uma complementação de endereços na barra de endereços do gerenciador usando a tecla Tab.
  • A Deskbar adiciona facilidades para abrir ou executar programas e plugins, incluindo calculadora. Digitando uma operação aritmética, é exibido diretamente o resultado. Uma série de plugins podem ser criados e baixados.
  • A interface de propriedades da resolução da tela está melhor, facilitando a alteração das configurações, inclusive para vários monitores. As alterações são aplicadas na hora, usando o suporte a XRand 1.2 do X.Org (o que não funciona para alguns drivers).
  • Há um novo tema de som, implementado com base nas especificações do FreeDesktop.
  • Entre várias outras coisas, como melhorias no suporte a TV digital, gráficos, acessibilidade, navegação por teclado, além de muitas novidades interessantes para desenvolvedores.

Nas notas de versão publicadas, cada recurso é comentado e sempre que possível ilustrado, vale a pena conferir (em inglês): http://library.gnome.org/misc/release-notes/2.24/

Ele deverá estar presente em pouco tempo nos repositórios das principais distribuições.

Sem comentáriosPostado 24 de setembro de 2008 às 19h22 por Marcos Elias Picão