Google e MPF entram em acordo sobre pedofilia no Orkut

Por:

O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF) anunciou hoje o fim de uma disputa judicial contra o Google Brasil, focada em conteúdo criminoso (geralmente relacionado à pedofilia) encontrado em páginas de responsabilidade do Google (leia-se “Orkut”).

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será assinado amanhã (02/07) em sessão na CPI da Pedofilia. O termo acaba também com uma ação judicial de 2006 que poderia, em outras palavras, chegar ao fim da operação do Google no Brasil (ou possivelmente a retirada de serviços como o Orkut do país).

O acordo agora vem como resultado das novidades anunciadas pelo Google na última segunda-feira, na questão de segurança e filtro de publicação de conteúdo. Alguns órgãos e canais de comunicação como o MPF e a ONG baiana SaferNet terão mais colaborações, e o armazenamento dos logs foi aumentado para 180 dias.

Não foi detalhado como isso funcionará, mas o Google e o MPF afirmam que conteúdo pedófilo encontrado no Orkut será repassado diretamente às entidades competentes, para que o órgão trabalhe na identificação dos responsáveis pela publicação. Há também acordo para agilizar a resolução de denúncias enviadas pelos próprios usuários, onde o Google terá até 15 dias úteis para responder às reclamações. Isso vale também para a questão de perfis falsos e comunidades ofensivas contra usuários que se sentem prejudicados ou difamados na rede social do Google.

No primeiro depoimento de Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil, à CPI da Pedofilia, ele anunciou as medidas do Google que resultaram no fim da ação.

Coisas da vida e do trabalho. O Google certamente não esperava encontrar tantos problemas e dores de cabeça ao comprar e investir na localização de um site de relacionamentos.

Referência: idgnow.uol.com.br

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X