Notícias do mês de Junho de 2008
Navegar no histórico de notícias
Melhorando o Gedit com vários plugins
Por Marcos Elias Picão em 23 de junho de 2008 às 22h30
0Se você já usou várias distribuições com o GNOME, usando o Gedit como editor de textos, já deve ter percebido que ele é diferente em cada uma. Enquanto no Debian ele vem praticamente puro, no Ubuntu já traz várias coisas a mais, que os usuários do Debian nunca veriam se não procurassem saber mais sobre o Gedit. Não se trata necessariamente de uma compilação nova, ou uma outra versão. São os plugins.
Vários plugins para o Gedit estão disponíveis, e fazem as mais variadas coisas. Adicionam facilidades na interface, melhoram o editor, adicionam recursos específicos para programação (como destaque de sintaxe, complementação e sugestão de código), etc.
Muita gente desconhece essa capacidade do Gedit, que o torna muito além de um simples editor de textos puro.
Há muitos plugins disponíveis neste endereço:
http://live.gnome.org/Gedit/Plugins
E alguns outros não oficiais:
http://users.tkk.fi/~otsaloma/gedit/
Normalmente para instalar, copie os arquivos do plugin para a pasta ~/.gnome2/gedit/plugins. Para ativá-los, vá ao menu "Edit > Preferences > Plugins" (do Gedit), e depois reinicie o editor.
Se você usa bastante o Gedit, vale a pena dar uma olhada e experimentar alguns. Certamente sua produtividade poderá aumentar de forma significativa.
Referência:
http://www.linux.com/feature/138509
Sem comentáriosPostado 23 de junho de 2008 às 22h30 por Marcos Elias Picão
Resumo do dia
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 23 de junho de 2008 às 20h10
0Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:
Manhã de hoje:
» openSUSE 11.0
http://www.tuxmachines.org/node/27999
» Multitasking Considered Detrimental
http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/317884968/article.pl
» Motorola launches MOTOZINE ZN5
http://www.crunchgear.com/2008/06/23/motorola-launches-motozine-zn5/
» 10 Things You Need to Know From The Economist's Energy Report
http://feeds.feedburner.com/~r/earth2tech/~3/317818027/
Noite de ontem:
» Water Ice On Mars
http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/317693260/article.pl
» Ubuntu 8.0.4 LTS versus Micrsoft Vista SP1 Business edition
http://www.tuxmachines.org/node/27987
» Firefox 3.0 first impressions, part 1: the great, the good
http://www.tuxmachines.org/node/27986
» Entrevista com novo desenvolvedor X.org da Mandriva
http://br-linux.org/2008/entrevista-com-novo-desenvolvedor-xorg-da-mandriva/
Tarde de ontem:
» Atari Tries To Supress Bad Reviews, Claims Piracy
http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/317602016/article.pl
» Why I Use Gentoo?
http://www.tuxmachines.org/node/27982
» openSUSE - Searching for Programs and Packages
http://www.tuxmachines.org/node/27981
» CPU frequency scaling in Linux
http://www.tuxmachines.org/node/27980
» Review: Firefox 3.0
http://www.tuxmachines.org/node/27977
» SSL Encryption Coming To The Pirate Bay
http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/317491642/article.pl
Boa leitura!
Sem comentáriosPostado 23 de junho de 2008 às 20h10 por Júlio César Bessa Monqueiro
Luz solar + semicondutores = água potável
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 23 de junho de 2008 às 20h00
0Com a grande preocupação do fato dos data centers sugarem gigantes quantidades de energia elétrica, e pelo fato dos semicondutores serem produzidos utilizando-se vários galões de água, nunca que se poderia pensar que esta invenção fosse um dia ser amiga do meio ambiente, é o que diz o site Earth2Tech.
Em alguns casos onde há boa vontade, parece que a tecnologia enfim é empregada de maneira mais útil, como a idéia de um engenheiro mexicano que usou quatro diferentes tipos de processadores Freescale para ajudar a destilar a água usando a energia solar, vidro e um sistema de semicondutores que estimam as necessidades de água e a distribuem pela casa. O projeto é chamado de "Digital Sun Distiller", de Jose Luis Rojas, que ganhou um desafio lançado pela Freescale.
Apesar de um destilador solar ter um desenho que não necessita tanta tecnologia, a adição do chip permite sensoriar impurezas, calor e a distribuição correta da água pela casa, fazendo esta tecnologia ser muito interessante e bem mais eficiente. Rojas pretende utilizar os 50 mil dólares que ganhou investindo na produção em massa de sua invenção.
Fonte:
http://earth2tech.com/2008/06/21/sunlight-semiconductors-clean-water/
Sem comentáriosPostado 23 de junho de 2008 às 20h00 por Júlio César Bessa Monqueiro
Energia eólica gerada em casa
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 23 de junho de 2008 às 19h37
0Segundo o site Earth2Tech, já foram criadas versões "empacotadas" de diversos tipos de energia, e a novidade mais recente parece ser a respeito da energia eólica. Uma companhia norte-americana chamada EarthTronics desenvolveu a versão comercial de um gerador eólico que custará aproximadamente 2000 dólares, com o nome de "WindTronics".
Projetado para suprir entre 10 a 20% do consumo diário de uma residência, a EarthTronics diz que a turbina possui 36 polegadas de diâmetro, o que dá cerca de 91,4 centímetros, e é capaz de gerar energia a partir de ventos de aproximadamente 5 quilômetros por hora, chegando a abastecer 200 Watts.
A empresa está atualmente trabalhando na Universidade Grand Valley State, nos EUA, e a produção em massa do produto poderá ser iniciada em 2009, se tudo ocorrer como esperam. Vale lembrar que, segundo a companhia, o gerador não é "plug-and-play"; é necessária a mão-de-obra de um eletricista especializado.
Obviamente, muita gente vai comentar esta notícia com frases do tipo "Vai ser muito caro", "Não valerá a pena o investimento", entre outras. Como diria o velho ditado popular, "ninguém nasce sabendo andar"; se idéias como essa se desenvolverem, tornarem populares e baratas ao longo do tempo, quem sabe podemos sonhar com uma matriz energética mais sustentável no futuro [isso se o egocentrismo financeiro das pessoas permitir].

Fonte:
http://earth2tech.com/2008/06/23/earthtronics-wind-in-a-box/
Sem comentáriosPostado 23 de junho de 2008 às 19h37 por Júlio César Bessa Monqueiro
Artigo: Lidando com compactação de arquivos no Linux
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 23 de junho de 2008 às 19h06
0Especialmente os usuários que migram do Windows, ou iniciantes em administração de redes e servidores baseados em Linux, têm uma constante dificuldade em aprender os sistemas de compactação e os comandos para executá-los no Linux, visto que, embora existam vários utilitários gráficos no Linux, todos rodam, "por baixo", um comando específico e, para uma pessoa que trabalha sem um servidor gráfico ou para quem quer aprender a compactar/descompactar arquivos e pastas no Linux pela linha de comando, ter uma síntese de tudo isso em mãos é fundamental.
Em um resumo geral de uma única página, "Xerxes Lins" publicou no site Viva o Linux um artigo interessante chamado "Lidando com compactação de arquivos no Linux ". Dê uma olhada na descrição:
"O objetivo desse artigo é oferecer uma sucinta explicação sobre o funcionamento das principais ferramentas de compactação do Linux, resumindo praticamente tudo o que você precisa saber sobre compactação de arquivos.""
E um trecho (introdução):
"Os iniciantes no Linux podem ficar um pouco confusos devido a grande variedade de extensões existentes dos arquivos compactados. Essa confusão pode surgir principalmente quando alguém baixa um arquivo e não sabe que comando usar para extraí-lo.
Vou me esforçar para esclarecer um pouco esse assunto com o objetivo de fornecer alguma ajuda para quem está começando a experimentar o Linux.
Pode parecer um pouco complicado no início, mas esse artigo resume bem praticamente tudo o que você precisa saber sobre compactação de arquivos no Linux. Se ler o artigo com atenção, não importa que formato você encontre, você saberá o que fazer sem precisar ficar buscando ajuda."
Leia o artigo completo em:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=8373
Sem comentáriosPostado 23 de junho de 2008 às 19h06 por Júlio César Bessa Monqueiro
Toughbook: novo mini tablet PC da Panasonic
Por Marcos Elias Picão em 23 de junho de 2008 às 18h25
0A Panasonic está para apresentar ainda esta semana seu novo integrante da série Toughbook, um mini tablet PC usando o processador Atom da Intel.
Apesar de ter sido divulgado várias vezes em feiras e eventos durante este ano, o computador agora pode ser finalmente dado como oficial. Ele deverá usar uma bateria eficiente, com maior tempo de autonomia, ao mesmo tempo em que traz um processador relativamente potente e de baixo consumo. A tela de 5,6 polegadas sensível ao toque fica envolta em uma borracha, e também as entradas nas laterias, protegendo as bordas contra objetos indesejados e água. Os protótipos até então apresentavam um teclado QWERT compacto dividido ao meio, com um teclado numérico ao centro, configuração que deve se manter.
A maioria das especificações ainda não foram divulgadas, mas sabe-se que ele será capaz de rodar o Windows Vista, e é provável que versões do Atom abaixo do clock de 1,6 GHz também sejam usadas, facilitando a questão da refrigeração.
Mais informações, como as especificações, preços e datas de lançamento em alguns países devem ser divulgados na próxima quarta-feira pela Panasonic.
Fontes:
http://idgnow.uol.com.br/[...]mini-tablet-toughbook-ainda-nesta-semana/
http://www.electronista.com/articles/08/06/23/panasonic.atom.tab.this.wk/
Sem comentáriosPostado 23 de junho de 2008 às 18h25 por Marcos Elias Picão
Capítulo de demonstração do livro Servidores Linux
Por Carlos E. Morimoto em 23 de junho de 2008 às 18h07
0O livro Servidores Linux, Guia Prático já está entrando em fase final de produção. Dos 14 capítulos do livro, 9 já estão revisados e diagramados e 5 estão em fase de finalização. Aproveitando que desta vez as coisas estão mais tranqüilas, decidimos disponibilizar um dos capítulos do livro para leitura online, como uma amostra do trabalho.
O capítulo escolhido foi o Capítulo 2: Compartilhamento, DHCP e Proxy, que possui 68 páginas, divididas em 26 tópicos. Ao longo das próximas duas ou três semanas, publicarei um ou dois dos tópicos por dia, sempre por volta das 18:00.
Você pode acompanhar a publicação e ler os tópicos já disponíveis na página com o índice do livro: http://www.hardware.com.br/livros/servidores-linux/#indice.
Sem comentáriosPostado 23 de junho de 2008 às 18h07 por Carlos E. Morimoto
Primeiras impressões do OpenSUSE 11: mais agradável
Por Marcos Elias Picão em 23 de junho de 2008 às 10h41
0Na semana passada a Novell publicou a versão 11 do OpenSUSE, uma distro conceituada pela qualidade e recursos. Essa versão traz o KDE 4 mais estável, e com ele o servidor de som PulseAudio.
O site ArsTechnica experimentou a versão final tanto com GNOME como com KDE, instalando a partir dos LiveCDs. O nível de instalação se mantém comparável ao do Ubuntu e Fedora, outras duas grandes distros. Os problemas no instalador encontrados nas versões betas do OpenSUSE foram resolvidos (veja a notícia de um preview da beta 2). Além do LiveCD, é oferecido uma imagem de DVD de 4,3 GB. Ela traz melhorias diversas, uma interface mais polida e inúmeras seleções de pacotes. Mas para a maioria dos usuários, a versão Live acaba sendo mais prática do que a versão completa.
Ele vem com o KDE 4.0.4, mais estável do que o 4.0 mas ainda não agradável a todos os usuários do KDE. Ele não suporta ainda os recursos da interface Plasma implementados no 4.1, mas tem melhorias intermediárias, como a criação de vários painéis, alteração da altura dos painéis, entre outras pequenas coisas. Visando agradar a gregos e troianos, o OpenSUSE 11 traz suporte completo ao KDE 3.5, para quem não gostou do 4 no estado em que se encontra.
A instalação usa o GNOME 2.22, lançado em março. Ele vem com várias melhorias na sua estrutura, incluindo uma camada de sistema de arquivos virtual.
As versões mais recentes dos programas populares marcam presença no OpenSUSE 11, incluindo o Firefox 3, lançado também na semana passada. O instalador vem com o Firefox 3 beta 5, mas após a instalação ele será atualizado pela Internet. O OpenSUSE 11 vem também com o Banshee 1.0, um player multimídia com vários recursos lançado recentemente (veja esta outra notícia aqui no GdH).
O sistema vem com o gerenciador de janelas Compiz ativo por padrão (em hardware suportado), com alguns plugins agradáveis, como a deformação do cubo, que não vem na última versão do Ubuntu.
Esta versão vem bem forte, com várias melhorias. Traz uma experiência melhor com o KDE 4, e também suas personalizações no GNOME são bastante agradáveis aos usuários - visto que a maioria das distros que usam o GNOME, o trazem quase que sem adaptações significativas.
O texto do ArsTechnica conclui que o OpenSUSE não acabaria com o Ubuntu, mas ele deverá ganhar mais destaque nos próximos meses.

Texto baseado em:
http://arstechnica.com/[...]first-look-opensuse-11-out-offers-best-kde-4-experience.html
Mais informações e download, no site oficial da distro:
Sem comentáriosPostado 23 de junho de 2008 às 10h41 por Marcos Elias Picão
Novos tempos e novas oportunidades
Por Carlos E. Morimoto em 22 de junho de 2008 às 11h12
0Durante as décadas de 60 e 70, predominaram os mainframes, computadores de grande porte que eram acessados através de terminais burros. A idéia veio de uma necessidade simples: os computadores da época eram caros e o volume de processamento e de memória oferecido por eles era pequeno, de forma que cada empresa ou universidade normalmente possuía apenas um ou alguns poucos mainframes, que eram compartilhados entre todos os usuários.
A partir da início da década de 80, os computadores de mesa passaram a roubar a cena, roubando espaço dos mainframes. Dois sintomas dessa época foram a quase falência da IBM, até então uma empresa especializada em mainframes e o crescimento da Microsoft, que passou a ganhar muito dinheiro vendo o MS-DOS e, em seguida o Windows e o Office, usados em micros desktop.
Com a popularização das redes e da Internet o cenário novamente mudou. Passamos a depender cada vez mais da conexão com a Internet para fazer tarefas básicas e passamos a armazenar cada vez mais informações em servidores remotos.
Com isso, a importância do PC começou a decair. Programas como o Office e o Outlook deram lugar a serviços online, como o Gmail e o Google Docs e até mesmo os programas de mensagem instantânea passaram a ser usados via web, como no caso do Meebo.
Os grandes mainframes de duas décadas atrás deram lugares a servidores de baixo custo, montados usando componentes similares aos usados nos desktops. Os links de fibra óptica também caíram brutalmente de preço, tornando viáveis sites que disponibilizam vídeos (como no caso do YouTube) e outros tipos de mídia.
Esse conjunto de mudanças abriu diversos campos de trabalho, tanto na área de desenvolvimento, quanto na área de infra-estrutura. Um sintoma interessante deste crescimento é que (não apenas no Brasil, mas também em outros países) a demanda por profissionais qualificados dentro da área de tecnologia, sobretudo administradores de sistema e programadores experientes passou a ser bem maior do que a oferta. Ou seja, diferente de outras áreas, existem mais postos de trabalho do que vagas, sem falar nas oportunidades de abrir seu próprio negócio. Naturalmente, todas estas oportunidades estão abertas apenas para profissionais altamente qualificados, daí a necessidade de estudar e dominar novas áreas de conhecimento.
Sem comentáriosPostado 22 de junho de 2008 às 11h12 por Carlos E. Morimoto
Resumo do dia
Por Júlio César Bessa Monqueiro em 20 de junho de 2008 às 16h20
0Segue hoje mais uma edição da subseção dentro da área de notícias, com uma seleção das notícias do dia publicadas na web, com os assuntos mais relevantes e qualitativos do dia:
Manhã de hoje:
» Top Tip: Setting up a massive SATA RAID array?
http://www.extremetech.com/article2/0,1558,2320811,00.asp?kc=ETRSS0212...
» CommunicAsia 2008: new Sony Ericsson Bluetooth headsets HBH-PV715, 720 and 740
http://feeds.feedburner.com/~r/slashphone/~3/316054191/communicasia-...
» Internet Pirates In France To Lose Broadband
http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/316018583/article.pl
» Browser bruiser: Opera 9.5 versus Firefox 3
http://www.tuxmachines.org/node/27904
» Brincando com o HP 2133 Mini-Note PC
http://rigues.badcoffee.info/2008/06/19/brincando-com-o-hp-2133-mini-note-pc/
Noite de ontem:
» GPL divide still lives, one year on
http://www.tuxmachines.org/node/27902
» Intel borrows a cup of Sugar from OLPC
http://www.crunchgear.com/2008/06/19/intel-borrows-a-cup-of-sugar-from-olpc/
» Is Asus backsliding on GNU/Linux?
http://www.pheedo.com/click.phdo?i=81cc8568fcab943b5dfaab5e83358914
» Seagate Freeagent Pro: hardware that comes with proprietary software
http://www.pheedo.com/click.phdo?i=6fba4ff522f514785a34ca0ff9b1ec21
» Wikipedia's Content Ripped Off More Egregiously Than Usual
http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/315725347/article.pl
» Revitalizing an Aging Notebook On the Cheap
http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/315697628/article.pl
» Cutting the Cat 5 Cord? Not So Fast!
http://osnews.com/story/19890/Cutting-the-Cat-5-Cord-Not-So-Fast!
Tarde de ontem:
» $1000 for 27 inches - Dell's new UltraSharp 2709W looks UltraNice
http://www.crunchgear.com/2008/06/19/1000-for-27-inches-dells-new-ultrasha...
» Nissan Electrifying Japan - Where's Project Better Place?
http://feeds.feedburner.com/~r/earth2tech/~3/315649503/
» Correction: Firefox vulnerability update
http://www.crunchgear.com/2008/06/19/correction-firefox-vulnerability-update/
» Andrew Morton on Linux Kernel Development
http://osnews.com/story/19891/Andrew-Morton-on-Linux-Kernel-Development
» 1 In 3 Sysadmins Snoop On Colleagues
http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/315573052/article.pl
» Radeon HD 4850 slips out, Nvidia responds
http://techreport.com/discussions.x/14970
» Mini Projetor Optoma Pico para Celulares e iPods!
http://allgsm.blogspot.com/2008/06/mini-projetor-optoma-pico-para.html
» Confessions of a Wi-Fi Thief
http://rss.slashdot.org/~r/Slashdot/slashdot/~3/315468457/article.pl
Boa leitura!
Sem comentáriosPostado 20 de junho de 2008 às 16h20 por Júlio César Bessa Monqueiro


