Sabayon Linux, o Gentoo fácil

Como afirmei em outra notícia, “hoje no mundo Linux, a principal dúvida é com relação à distribuição que devemos usar. Alguns acabam sendo levados pela maioria, enquanto outros procuram por distros que espelham a sua personalidade, outros ainda preferem as mais técnicas e alguns as mais fáceis. O Sabayon Linux é uma distribuição muito usada no exterior, que aparece pouco aqui no Brasil. Com visual de deixar qualquer um babando, possui ótimas qualidades e é derivada do Gentoo Linux, contudo, muito mais fácil de se utilizar.

Pensando em apresentar esta excelente distro, como instalar e utilizar, Alberto Federman Neto publicou no site Viva o Linux um artigo interessante chamado “Sabayon Linux – O Gentoo fácil!”.

Veja a descrição:

“O artigo descreve como instalar, configurar para português do Brasil, atualizar e usar o Sabayon Linux, uma distribuição italiana de primorosa apresentação gráfica e derivada do Gentoo.”

E um trecho (introdução): “O Sabayon é uma distribuição italiana, derivada do Linux norte americano Gentoo, com uma alta qualidade gráfica e muito pouco conhecida no Brasil.

O Sabayon em suas versões maiores e recentes (como outra distro muito conhecida, mas de arquitetura de software diversa, o Mandriva) é altamente completo e instala por default as interfaces gráficas completas do KDE, GNOME, XFCE e Fluxbox e os ambientes 3D Compiz Fusion e Metisse, podendo o usuário escolher livremente como iniciar sua sessão!

A principal característica do Sabayon e dos Linux do tipo Gentoo, é baixar as atualizações em formato de programa fonte, compilando-as automaticamente para sua plataforma! As vantagens disso são…”

O artigo está dividido entre as seguinte seções:

  1. Sabayon Linux, uma introdução
  2. Baixando e instalando o Sabayon Linux
  3. Iniciando o Sabayon
  4. Resolução de problemas com drivers de vídeo, Compiz Fusion e aceleração de vídeo
  5. Melhorando suporte a Português do Brasil
  6. Atualizando o Sabayon Linux
  7. Instalando e removendo pacotes
  8. Instalando pacotes .sh

Veja o artigo completo em:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=8159

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X