Notícias do mês de Março de 2008

Navegar no histórico de notícias

ReactOS: tornando-se realidade

Criado 20/mar/2008 às 11h45 por Diego Canton de Brito

0

Por Diego Canton de Brito <diegocdeb [at] hotmail.com>

Nos tempos de hoje onde reina a soberania da Microsoft® com seu muito uso SO, e entre guerras de SO's, surge uma nova solução, um sistema UNIX, que prometer ser 100% compativel com o Windows®.

Ainda em fase de ALPHA, o Reactos® promete ser um excelente SO, que une a licensa FREE, com os milhares de aplicativos do Windows®, rodando nativamente Softwares e Drivers.

Baseado no Windows NT®, Reactos podera ser uma boa solução, aos ja conhecidos SO's Free, porém com uma vantagem sobre eles, a de não Emular um sistema Windows NT® como outros, e sim suporta-los nativamente. Leia a descrição em sua Home page:

"O ReactOS® é um sistema operativo Livre que visa atingir um elevado grau de compatibilidade com o Microsoft Windows® XP. O ReactOS® tem como objectivo fornecer compatibilidade completa tanto com as aplicações como com os controladores desenvolvidos para os sistemas operativos da linha NT® da Microsoft®, por intermédio de uma arquitectura e uma interface pública de programação similares.

O ReactOS® é o modelo mais completo de um sistema operativo inspirado no Windows®. Consequentemente, os programadores poderão aprender bastante ao estudar o seu código fonte ou mesmo participando no desenvolvimento do mesmo.

O ReactOS® já incorporou e continuará a incorporar funcionalidades de novas versões do Windows® e, por vezes, definir mesmo a vanguarda da tecnologia dos sistemas operativos.

Em suma, o ReactOS® existe para poder correr os seus programas e utilizar o seu hardware. É um sistema operativo livre para todos!

Por favor tenha presente que o ReactOS® 0.3.4 ainda está em estado alpha, o que significa que ainda faltam inúmeras funcionalidades nem tão pouco é recomendável para uma utilização intensiva, de todos os dias."

Melhor que Wine, um quase Windows.

img

Se você acha que pode contribuir para o sucesso da comunidade, então acesse "http://www.reactos.org"

Suas primeiras betas estão previstas para esse ano, logo uma opção para os curiosos.

ReactOS Roadmap "http://www.reactos.org/pt/about_roadmap.html"

Downloads "http://www.reactos.org/pt/download.html"

RelacionadosReactOS

Sem comentáriosPostado 20/mar/2008 às 11h45 por Diego Canton de Brito

O Eee PC da ECS

Criado 20/mar/2008 às 07h51 por Carlos E. Morimoto

0

Depois do Everex CloudBook e do HP 2133 é agora a vez da ECS anunciar um concorrente para o Asus Eee, que será oficialmente lançado nos próximos meses, o ECS G10IL:

ecs1O G10IL terá duas versões, com tela de 8.9" e 10.2", ambas equipadas com processadores Intel Diamondville (da plataforma Intel Atom) e chipset Intel 945GSE. Além de possuir um chipset de vídeo mais rápido que o usado no chipset Intel 915GMS (usado no Eee), o Intel 945 oferece suporte a módulos de memória de até 2 GB (contra 1 GB de antecessor). Assim como o Eee, o G10IL utiliza um único slot de memória, por isso o suporte a módulos de 2 GB é um upgrade bem-vindo.

Além da webcam de 1.3 MP, leitor de cartões (4 em 1), 3 portas USB, placa wireless, placa cabeada e modem discado, o G10IL oferecerá um transmissor Bluetooth embutido e, o mais interessante, já virá com um modem HSDPA integrado.

Se você está chegando agora, o HSDPA é o padrão 3G usado nos planos de acesso da Claro, que em breve será implantado também pela TIM e outras operadoras GSM. Atualmente, você precisa utilizar um modem USB ou utilizar um celular como modem para se conectar, mas com um transmissor embutido no próprio notebook, o acesso se torna muito mais prático.

A ECS pretende vender o G10IL abaixo da faixa dos US$ 500, que é a mesma faixa de preço dentro da qual a Asus pretende vender o Eee 900 (a versão atualizada, com tela de 8.9"). Se custarem o mesmo preço, não haverá nenhum motivo para comprar o Eee 900, já que o G10IL será claramente superior. Como disse na minha análise do Eee, o mercado dos ultra portáteis ainda está engatinhando e muita coisa vai acontecer os próximos meses.

Sem comentáriosPostado 20/mar/2008 às 07h51 por Carlos E. Morimoto

AMD lança Live! Explorer 1.0, aplicação estilo media center

Criado 20/mar/2008 às 04h47 por Marcos Elias Picão

0

Em janeiro a AMD lançou sem muito barulho uma versão beta do AMD Live! Explorer, e agora liberou a versão 1.0 estável.

O AMD Live! Explorer é uma aplicação para Windows que pode substituir o Windows Media Center, trazendo mais recursos, além de efeitos 3D e animações (como exibição de imagens num "carrossel"). Num ambiente integrado, o usuário pode explorar suas fotos, arquivos de vídeos, ouvir música e ver TV (caso tenha placa de captura). É possível também navegar na web, porém ele usa o controle Active-X compartilhado do Internet Explorer (não é um navegador "novo"). Veja dois screenshots, um da exibição de imagens e outro do player de música:

amdlive1

live2

O Live! Explorer serve para complementar sistemas com o selo "AMD Live!", além de servir como incentivo de marketing para a plataforma, incluindo processadores e chipsets da AMD, além das placas Radeon HD.

Grandes integradores de PCs, como Acer, Alienware, Asus e MSI têm planos para fornecer o Live! Explorer com suas máquinas, sendo possível a personalização do software pelos parceiros da AMD também.

O programa pode ter integração com serviços on line (não necessariamente gratuitos), ou ser usado localmente, de graça e sem limites. Mesmo quem não tem um computador novo com a marca AMD Live! pode utilizá-lo, basta fazer o download no site. O único requisito é ser um processador rápido, e da AMD - ele não funciona em processadores Intel, o que era até de se esperar.

Quem quiser ter uma idéia sem precisar instalar, pode ver um vídeo aqui:

http://experience.amdlive.com/us-en/Images/ALEDemo/ALE_demo_small.wmv

O download pode ser feito a partir do portal oficial:

http://www.amdlive.com/ (use o link "AMD Live! Explorer", depois de escolher a linguagem da página)

Referência:

http://www.techreport.com/discussions.x/14374

Sem comentáriosPostado 20/mar/2008 às 04h47 por Marcos Elias Picão

Ubuntu 8.04 virá com o SELinux

Criado 20/mar/2008 às 04h10 por Marcos Elias Picão

0

O SELinux agora é suportado no Ubuntu, o Hardy Heron, e fará parte do sistema. Já pode ser instalado no Ubuntu 8.04 (em desenvolvimento) com o comando:

sudo aptitude install selinux

Segundo divulgações, ele não virá ativo por padrão, mas estará disponível como uma opção a mais de segurança.

O SELinux é um sistema de proteção baseado em privilégios, que vai além do conceito de conta "administrador" e "usuário limitado", criando níveis de segurança diferentes para processos, arquivos, dispositivos ("devices"), sockets, portas, etc.

Com ele algumas atividades no Linux ficam mais seguras, e já é usado há algum em algumas distribuições por padrão, como no Fedora. Apesar da segurança proporcionada, ele pode causar algumas incompatibilidades com alguns programas; neste caso recomenda-se que seja desativado.

Referência:

http://ubuntu-tutorials.com/2008/03/18/how-to-install-selinux-on-ubuntu-804-hardy-heron/

Sem comentáriosPostado 20/mar/2008 às 04h10 por Marcos Elias Picão

Hyper-V é esperado para agosto

Criado 19/mar/2008 às 18h52 por Marcos Elias Picão

0

A Microsoft espera que seu sistema de virtualização Hyper-V esteja disponível para o Windows Server 2008 a partir de agosto. O desenvolvimento da base do projeto já está dado como feito.

Um release candidate do Hyper-V (codename Viridian) já está disponível on line, em:

http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/virtualization-consolidation.aspx

O Hyper-V era esperado para ser incluso no Windows Server 2008, mas a MS decidiu lançá-lo em separado, prometido para uns seis meses depois do lançamento do Server 2008, para adição de mais recursos no projeto.

No release candidate disponível foi adicionado suporte a mais sistemas guests na máquina virtual, incluindo o Windows Server 2003 SP2, Novell Suse Linux Enterprise Server 10 SP1, Windows Vista SP1, e o Windows XP SP3. Os servidores que suportam o Hyper-V são as versões de 64-bit do Windows Server 2008 Standard, Enterprise e Datacenter.

A migração para a plataforma de 64-bit nos produtos de servidor da MS é algo notável. Para rodar o Hyper-V é essencial que o ambiente seja de 64-bit. Ela estará orientando seus clientes a migrarem os servidores 32-bit atuais para ambientes de 64-bit, assim como alguns de seus produtos trabalharão com versões apenas para processadores de 64-bit (como o Exchange Server). O ambiente de 64-bit fornece um meio melhor para execução de sistemas robustos, suportando mais de 4 GB de memória RAM (útil em muitos servidores), além de executar alguns cálculos complexos mais rapidamente.

Fonte (e leia mais em):

http://www.infoworld.com/article/08/03/19/Microsoft-releases-feature-complete-Hyper-V-code_1.html

Sem comentáriosPostado 19/mar/2008 às 18h52 por Marcos Elias Picão

Qual é o melhor navegador beta?

Criado 19/mar/2008 às 14h51 por Marcos Elias Picão

0

Qual é o melhor navegador beta? Firefox 3? Opera 9.5? IE8? Ou o Safari 3?

Foi publicado na CNet um artigo interessante comentando recursos, problemas e compatibilidades desses navegadores. A diferença dos artigos comparativos tradicionais é que no campo de batalha estão apenas versões betas, que constituirão as próximas gerações dos programas.

São comentadas as novidades de cada um, como a recuperação de travamento do IE8 (hum... o Firefox já tem isso faz um tempinho), e claro, a adoção dos padrões web por "padrão" nesta versão do navegador mais popular.

No Opera não vem grandes mudanças. A inclusão do Opera Link, que permite a sincronização dos favoritos e das páginas do Speed Dial em outros computadores que usam o Opera, pode ser um dos maiores destaques visíveis para os usuários. É similar à extensão Foxmarks, para Firefox.

O Safari 3 for Windows beta 1 parece mais estável (algumas betas anteriores eram dadas como muito ruins pela maioria dos que testaram), e continua com o jeito elegante das aplicações da Apple. Em testes, parece que a renderização das páginas está muito mais rápida, o que pode soar como um alerta para o Firefox.

Por sua vez, o Firefox 3 com seu melhor gerenciamento de memória e rapidez, se mostra como uma das melhores soluções.

Precisa falar quem ganhou? O "ganho" pode ser relativo, já que depende dos gostos pessoais de cada um. Mas não é difícil de perceber aquele que traz mais inovações, mais facilidades, se prepara para ficar mais leve do que sua versão anterior e vem abocanhando uma grande parcela de usuários.

Leia o artigo completo em:

http://crave.cnet.co.uk/software/0,39029471,49296021-1,00.htm

[edição]

Leia mais sobre o Safari 3 aqui:

http://www.techradar.com/news/internet/browsers/safari-31-almost-twice-as-fast-as-firefox-268686

Ele renderiza as páginas quase duas vezes mais rápido do que o Firefox 2 e o IE7.

Sem comentáriosPostado 19/mar/2008 às 14h51 por Marcos Elias Picão

AfterStep atualizado, um gerenciador de janelas leve

Criado 19/mar/2008 às 14h18 por Marcos Elias Picão

0

O AfterStep recebeu algumas atualizações com correções de erros e melhorias no gerenciamento de memória, no release 2.2.8.

Ele, para quem não sabe, é um gerenciador de janelas para o X (do Unix / Linux). Ele é baseado no visual da interface do NeXTStep, e fornece aos usuários um sistema visual limpo, elegante e consistente:

afterstep

A meta do AfterStep é fornecer flexibilidade na configuração e personalização da área de trabalho, ao mesmo tempo, sendo eficiente no uso de recursos do sistema. Alguns dos seus destaques frente outros gerenciadores de janelas são justamente o pequeno consumo de recursos da máquina, sendo ideal para sistemas com pouca memória ou antigos, além da estabilidade e diversas possibilidades de configuração.

Veja e baixe em:

http://www.afterstep.org/

Sem comentáriosPostado 19/mar/2008 às 14h18 por Marcos Elias Picão

Intel e Microsoft anunciam parceria em pesquisa

Criado 19/mar/2008 às 11h59 por Júlio César Bessa Monqueiro

0

A Intel e a Microsoft Research anunciaram uma parceria que prevê uma pesquisa em conjunto, sobre computação paralela para PCs residenciais e corporativos. Como parte do investimento de 20 milhões de dólares, as duas empresas ajudarão as instituições "Universal Parallel Computing Research Centers", "University of Berkeley" e "University of Illinois". Estas ajudarão a desenvolver caminhos de programação mais avançados para uso em processadores com múltiplos núcleos, incluindo sistemas operacionais.

O acordo é tido como necessário pelas companhias, devido ao avanço da tecnologia em processadores, evidenciada no recém-nascido de quatro núcleos da Intel, lançamento este que está tomando o mercado tanto em desktops como notebooks. Em servidores, já são usados chips de até 16 núcleos.

Enquanto o processamento paralelo é algo muito usado para estudos científicos e para outros fins profissionais, as lições extraídas da pesquisa podem resultar em mídias mais eficientes, interfaces visuais melhores, além de software para portáteis que possam tirar vantagens dos vários núcleos, disseram as empresas.

As companhias ainda não possuem um planejamento fixo ou uma previsão dos progressos, somente afirmando que o acordo será de pelo menos cinco anos.

Veja mais em:

http://www.electronista.com/articles/08/03/18/intel.ms.team.on.research/

Sem comentáriosPostado 19/mar/2008 às 11h59 por Júlio César Bessa Monqueiro

Nvidia lança GeForce 9800 GX2

Criado 19/mar/2008 às 10h59 por Júlio César Bessa Monqueiro

0

A Nvidia revelou o que chama de "a placa de vídeo de slot simples mais rápida do mundo". A GeForce 9800 GX2 é a segunda placa da companhia a combinar dois chipsets da série 9800 em uma placa somente, arranjo este mais rápido que duas GeForce 9600 GT. Enquanto o clock é marcado a 600 MHz, menor que os 650 MHz da sua placa mais barata, a grande memória de interface de 512 bit e 2 GHz de frequência interna na memória de vídeo ajudam a novidade ser realmente mais rápida que duas placas juntas.

Como parte da linha "9", o GX2 também suporta decodificação de vídeo em alta definição no hardware, PCI Express 2.0 e quad-SLI usando duas GX2 para um total de quatro chipsets de vídeo em um único sistema. O maior desempenho, como era de se esperar, requer mais energia, sugerindo uma fonte de pelo menos 580 Watts para uma placa ou 850 Watts para duas.

As placas estão disponíveis para a ASUS, BFG e outras fabricantes topo-de-linha, com um preço estimado de 600 dólares. A maioria incluirá duas saídas DVI dual-link e uma HDMI, além de uma SPDIF separada, dedicada à home theaters e outros dispositivos de som em alta definição.

img

http://www.electronista.com/articles/08/03/18/nvidia.geforce.9800.gx2/

Sem comentáriosPostado 19/mar/2008 às 10h59 por Júlio César Bessa Monqueiro

Chips auto-refrigerados deverão aposentar coolers mecânicos

Criado 19/mar/2008 às 10h39 por Júlio César Bessa Monqueiro

0

Há algum tempo atrás, publiquei uma notícia referente à um ventoinha que possuia sua fonte de energia baseada em um pistão que se movia com o ar quente gerado pelo próprio processador, solução esta que acabou gerando polêmica nos comentários a respeito da eficácia de seu funcionamento. Contudo, o mesmo início de notícia se aplica à esta novidade:

Em um computador, grande parte dos gastos de energia é proveniente de partes móveis - e, por mais que o gasto seja pequeno, o uso de coolers em sistemas de baixo consumo não é algo muito interessante. E, como os processadores fanless, aqueles que não possuem ventoinhas, possuem um certo limite de frequência, como então resfriar um chip sem gastar energia?

"A empresa emergente Thorrn Micro Technologies apresentou um sistema para resfriamento de chips que não tem partes móveis e que produz vento suficiente para resfriar um laptop inteiro.

O exaustor de estado sólido produz uma corrente de ar três vezes maior do que um "cooler" mecânico típico, mesmo tendo apenas um quarto do tamanho. Como não possui partes móveis, o dispositivo é silencioso, ultra-fino, apresenta baixíssimo consumo de energia e praticamente não requer manutenção."

Este foi o início de uma interessante notícia publicada pelo site Inovação Tecnológica, que apresenta uma solução perfeita para os atuais processadores e chips que necessitam de refrigeração contínua.

img

Veja a notícia original em:

http://www.inovacaotecnologica.com.br

Sem comentáriosPostado 19/mar/2008 às 10h39 por Júlio César Bessa Monqueiro