Notícias do mês de Fevereiro de 2008
Navegar no histórico de notícias
Google apóia e luta pelo ODF, em vez do OOXML
Criado 27/fev/2008 às 07h59 por Marcos Elias Picão
0O Google apóia o formato ODF (OpenDocument Format) frente ao OOXML (Microsoft Office Open XML). Durante o período de votação na ISO, que termina dia 30 de março, o Google vem incentivando outras companhias a ficarem também com o ODF.
Em uma postagem no blog oficial do Google, programadores open source da companhia criticam o OOXML de ser redundante, além de possuir algumas falhas técnicas. O ODF já recebeu aprovação da ISO uma vez. Mudar para o OOXML não é bem visto para o pessoal do Google.
O argumento usado é basicamente que, além dos problemas e distância da real interoperabilidade, o OOXML é um formato específico da Microsoft - e não aberto por natureza. Ambos os formatos, OOXML e ODT, são acusados de conterem muitos recursos específicos divergentes, que só dificultam e criam desafios para a implementação de terceiros. A Apple, por exemplo, suporta independentemente o OOXML na sua suíte de escritório iWork, e há conversores parciais de OOXML em desenvolvimento ativo. O ODF, por sua vez, foi implementado de forma independente também pelo KOffice e Google Docs. Os que apóiam o ODF dizem que o formato é mais propício para a adoção de terceiros, uma vez que segue várias normas atuais da W3C e outros órgãos.
Do outro lado, a MS argumenta que o ODF não tem suporte a muitos recursos avançados fornecidos pelo MS Office, dificultando a compatibilidade dos documentos. Criar um novo padrão, na visão da MS, seria a solução que melhor atende aos seus atuais clientes - uma vez que a suíte de escritório da MS é a mais usada. O Google tenta convencer a MS a apoiar o ODF melhorando-o, em vez de tentar manter o OOXML como um padrão independente. Será que consegue?
A briga vai longe. A opinião do Google é compartilhada pela IBM, entre algumas outras grandes companhias. O OOXML é visto mais como uma tentativa da MS de manter seu controle no mercado de aplicativos de escritório, do que algo vindo realmente para ajudar a comunidade.
Leia mais em:
http://arstechnica.com/news.ars/post/20080226-google-to-iso-say-no-to-ooxml.html
Sem comentáriosPostado 27/fev/2008 às 07h59 por Marcos Elias Picão
Yahoo! prepara Buzz, site similar ao Digg
Criado 27/fev/2008 às 07h13 por Marcos Elias Picão
0Além de estar trabalhando em melhorias para a pesquisa na web, o Yahoo! anda preparando um outro serviço on line. Trata-se do Yahoo! Buzz, serviço agregador de conteúdo similar ao site internacional de notícias Digg.
No Buzz a comunidade vota nos assuntos mais "quentes", e então eles sobem num ranking, onde os links mais votados vão aparecendo em destaque.
O Buzz já está disponível em versão beta, no endereço:
No entanto, conta com muito pouco conteúdo, vindo de umas 100 fontes diferentes - entre jornais, portais e alguns blogs.
Futuramente o Buzz deverá receber um espaço na home page do Yahoo!, que é um dos sites (ainda) mais acessados do mundo. Não há data prevista para a integração do serviço na página inicial, mas é uma área a mais em que o Yahoo! poderá explorar com publicidade. Por enquanto, apenas um link para o Buzz há numa das seções do portal americano do Yahoo!, mas é esperado que as notícias mais votadas sejam exibidas quando o serviço estiver mais maduro.
Vamos ver se dará certo, afinal, tantos serviços "similares" a sites agregadores de conteúdo com votação, podem acabar cansando os usuários - que não são nada bobos.
Sem comentáriosPostado 27/fev/2008 às 07h13 por Marcos Elias Picão
HP lançará no Brasil desktop com Blu-ray
Criado 27/fev/2008 às 06h59 por Marcos Elias Picão
0A HP produzirá no Brasil novos desktops com leitor e gravador blu-ray, esperando torná-los disponíveis no mercado varejista já em março. O blu-ray recentemente colocou o formato HD-DVD para baixo, tomando a liderança na preferência de grandes gravadoras e empresas - em se tratando de "DVD de altíssima definição".
O PC com a unidade blu-ray também virá com saída HDMI, para conexão com aparelhos de TV compatíveis. Ele será voltado a entusiastas de alto poder aquisitivo.
Não foram informados outros detalhes da configuração da máquina, nem preços; a empresa afirmou que só divulgará tais informações no próximo dia 4. A médio prazo, a HP pretende também lançar laptops com drive de DVD em alta definição.
Fonte:
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022008/26022008-22.shl
Sem comentáriosPostado 27/fev/2008 às 06h59 por Marcos Elias Picão
Artigo: Preload, o SuperFetch do Linux
Criado 26/fev/2008 às 22h00 por Marcos Elias Picão
0O Preload é um daemon para Linux que faz mais ou menos a mesma coisa do SuperFetch, do Windows Vista. Ele mantém na memória algumas bibliotecas comuns e arquivos binários recentemente usados, para tornar o acesso aos mesmos mais rápido - acelerando a performance dos aplicativos.
O site Techthrob.com publicou um artigo interessante apresentando e comentando este programa. A instalação é muito simples, pode-se usar o gerenciador de pacotes da sua distro (ele já consta no repositório das principais) ou então baixá-lo pelo site oficial. Uma vez instalado, ele será iniciado com o sistema e ativado automaticamente, passando a trabalhar de forma transparente.
Para quem abre e fecha programas constantemente (uso típico de desktops), ou usa o computador por várias horas seguidas sem reiniciar, os resultados podem ser bastante positivos.
Leia o artigo em (site em inglês):
http://www.techthrob.com/tech/preload.php
Via osnews.com
Sem comentáriosPostado 26/fev/2008 às 22h00 por Marcos Elias Picão
Yahoo! em breve terá busca personalizada por terceiros
Criado 26/fev/2008 às 19h56 por Marcos Elias Picão
0O buscador do Yahoo! receberá recursos personalizados por terceiros em breve. A empresa está trabalhando em cima do Open Search Platform, uma plataforma aberta para inclusão de personalizações relativas aos resultados das buscas - trazendo mais informações para os usuários.
Ao pesquisar por um restaurante, por exemplo, poderá aparecer uma foto, links úteis, endereço, telefone, faixa de preço... Conforme divulgou oficialmente o Yahoo!, numa imagem:

Segundo o Yahoo!, a ordem dos resultados da pesquisa não terá como ser manipulada pelas aplicações personalizadas. Mas estuda-se um ranking baseado em votações dos usuários, para destacar os resultados possivelmente mais relevantes.
Pelas informações divulgadas, as personalizações deverão ser aprovadas pelo Yahoo!, para evitar abusos. E a integração deverá ser on line, com configurações salvas nas contas dos usuários - sem depender de plug-ins instalados nos navegadores e computadores clientes. O novo serviço ainda está bem no começo do desenvolvimento, sem previsão de data para lançamento.
Pelo menos o Yahoo! faz o que pode, recusando a todo custo a oferta de compra da MS :)
Anúncio oficial:
http://www.ysearchblog.com/archives/000523.html
Fonte:
http://arstechnica.com/news.ars/post/20080226-yahoo-opens-up-search-but-not-far-enough.html
Sem comentáriosPostado 26/fev/2008 às 19h56 por Marcos Elias Picão
Lenovo lança concorrente do MacBook Air
Criado 26/fev/2008 às 18h58 por Júlio César Bessa Monqueiro
0A Lenovo lançou oficialmente ontem o ThinkPad X300, o novo ultraportátil da empresa com tela de 13,3 polegadas, que veio para competir na classe recém inaugurada pelo Apple MacBook Air. O sistema vem cheio de detalhes, é veloz e passível de várias expansões, tendo somente 1,3 kg e menos de 2,2 centímetros de altura. Usando um pequeno pacote de processamento igual ao sistema da Apple, o X300 possui processamento com frequência de 1.2 GHz, e vem com uma baia para instalação opcional de um gravador de DVD ou extensão da bateria, bem como três portas USB e uma Gigabit Ethernet. Ele também pode suportar até 4 GB de RAM via expansões.
O X300 também é muito econômico em termos de consumo de energia: o CPU, a tela, a bateria extendida e o SSD de 64 GB contribuem para 10 horas de autonomia, tendo também a opção de acoplar uma bateria removível para casos de viagens, por exemplo. O ultraportátil possui compatibilidade com redes wireless 3G, navegação GPS ou Wireless USB.
Os preços se iniciam na casa dos 2799 dólares, sem o drive de DVD ou opções extra de conectividade além do Wi-Fi, cabendo aos usuários também escolherem entre o Windows XP ou Vista. Segundo a Lenovo, as vendas começarão ainda esta semana.

Veja mais em:
http://www.electronista.com/articles/08/02/25/lenovo.x300.official/
Sem comentáriosPostado 26/fev/2008 às 18h58 por Júlio César Bessa Monqueiro
Dell lança novo desktop voltado para jogos
Criado 26/fev/2008 às 18h43 por Júlio César Bessa Monqueiro
0A Dell está expandindo a sua linha de sistemas voltados para jogos com o lançamento do novo desktop XPS 630. De acordo com a empresa, é o primeiro PC OEM a suportar o Enthusiast System Architecture (ESA). O XPS 630 vem com chipset Nvidia nForce 650 SLI, dois slots PCIe x16, quatro baias para HDs, memória Corsair Dominator, quatro slots DIMM, tecnologia Light FX 2.0 e fonte de 750 Watts. Entre o hardware opcional, estão o acelerador físico AGEIA PhysX e drive Blu-Ray.
O computador vem ainda com overclock de fábrica no processador e na memória, para animar ainda mais os fanáticos por jogos. O gabinete é feito de alumínio escovado, podendo ser pintado nas cores vermelho ou preto.
O preço do XPS 630 começa dos 1299 dólares, pode aumentar muito de acordo com as características escolhidas. A configuração básica vem com processador Intel Core 2 Quad Q6600, placa de vídeo GeForce 8800 GT de 512 MB e dois anos de garantia, inclusive com atendimento em domicílio.

Confira uma análise feita pela PC Magazine, em:
http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2269793,00.asp
Leia mais em:
http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=10865
Sem comentáriosPostado 26/fev/2008 às 18h43 por Júlio César Bessa Monqueiro
Toshiba lança HDs de 1,8" SATA com 5400 RPM
Criado 26/fev/2008 às 15h45 por Júlio César Bessa Monqueiro
0A Toshiba "matou dois coelhos com uma cajadada só", resolvendo dois problemas dos notebooks ao mesmo tempo com o lançamento da série de discos rígidos "GSG". Com tamanho de 1.8 polegadas, padrão dos discos de ultraportáteis, a linha possui rotação de 5400 RPM, muito mais rápido que os modelos da categoria, que possuem o máximo de 4200 RPM, e agora atingindo a mesma rotação que os HDs de 2,5". Ele também soluciona o problema de conexão, sendo o primeiro HD comercial de 1,8" a ter interface Serial ATA, ao invés do comum Paralell ATA.
Entre as versões da linha, está a de 80 GB (MK8016GSG) ou 120GB (MK1216GSG), ambos com 8 mm de espessura e ampla resistência a choques físicos, sendo esta superior ao dos modelos de 2,5". A produção em massa do lançamento ocorrerá em abril, chegando às montadoras de notebooks semanas depois apenas. A empresa ainda disse que pretende vender os HDs para consumidores finais, em lojas ainda não divulgadas.
Leia mais em:
http://www.electronista.com/articles/08/02/25/toshiba.5400rpm.18.inch/
Sem comentáriosPostado 26/fev/2008 às 15h45 por Júlio César Bessa Monqueiro
Vagas abertas em cursos do Guia Do Hardware!
Criado 25/fev/2008 às 19h17 por Júlio César Bessa Monqueiro
0O Guia Do Hardware está com vagas abertas em dois cursos: o "Linux, conhecendo o sistema", de Júlio C. B. Monqueiro (dias 10 e 11 de maio), e "Servidores Linux", de Carlos E. Morimoto (18 a 20 de abril), ambos ministrados em São Paulo, capital, durante finais de semana.
Os cursos cobrem uma vasta gama de usuários, indo desde os que nunca viram o Linux até aqueles que querem se aprofundar em determinada área.
Veja um resumo de cada um:
- Linux, conhecendo o sistema (com Júlio César Bessa Monqueiro)
- Redes e servidores Linux (com Carlos E. Morimoto)
Este é um curso intensivo, onde você passa menos tempo vendo teoria e opções pouco usadas e mais tempo aprendendo a resolver problemas do dia a dia. O formato das aulas permite que sejam abordados uma grande quantidade de temas em apenas três dias, oferecendo uma visão global dos recursos disponíveis e onde eles podem ser aplicados. Em vez de fazer um curso sobre o Squid, outro sobre o Samba, outro sobre o Apache, etc., você aprende muitas coisas de uma única vez, economizando tempo e dinheiro.
Se você quer aprender sobre Linux por curiosidade, por trabalho ou por estudo este é o momento. O Guia do Hardware agora fornece cursos que variam de todos os ramos e gostos sempre com excelente qualidade. Aproveite as vagas abertas, e inscreva-se agora mesmo!
Para mais informações, acesse: http://www.hardware.com.br/press/cursos/
Sem comentáriosPostado 25/fev/2008 às 19h17 por Júlio César Bessa Monqueiro
Optimus Maximus, o teclado OLED, chega finalmente ao mercado
Criado 25/fev/2008 às 19h16 por Júlio César Bessa Monqueiro
0Por 1564 dólares, você compra algo que faz a mesma coisa que um de 10. O teclado Optimus Maximus, depois de dois anos de desenvolvimento, chega finalmente à sua versão final, de mercado. Os analisadores do Engadget não demonstraram muitas surpresas no uso do equipamento, com exceção das teclas OLED brilhantes, além da construção bem projetada e de materiais de altíssima qualidade; estes são os pontos fortes do teclado.
Segundo a empresa, as nossas tristezas de digitação do dia-a-dia vão embora, além do nosso tão esforçado movimento de apertar teclas. Isso pode até ser inconstestável, contudo, o mais duvidoso da situação é se alguém pagará o preço de um notebook dos bons em um... teclado, apenas. Várias análises começarão a ser publicadas a partir de agora, é só uma questão de tempo - e dinheiro.

Leia mais em:
http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=10823
Sem comentáriosPostado 25/fev/2008 às 19h16 por Júlio César Bessa Monqueiro