Notícias do mês de Outubro de 2007

Navegar no histórico de notícias

LG anuncia menor TV de plasma do mundo

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 22 de outubro de 2007 às 18h49

0

A LG anunciou o lançamento da nova TV de plasma 32PC5RV, que se distingue das demais pelo tamanho de 32 polegadas, e a LG afirma que esta é a menor TV com esta tecnologia, contudo, a maioria dos televisores de plasma possui medida de pelo menos 37 polegadas, frequentemente chegando aos 50, fazendo esta versão de 32 polegadas muito cara para a maioria. Vale lembrar que CRTs e LCDs não possuem essa limitação tão grande.

A empresa está publicando detalhes mínimos sobre a TV, além do fato dela ser 16:9 widescreen, e possuir tempo de resposta de 0,001 ms, sendo muito rápida e excelente para cenas de ação. Entradas HDMI e componente estão disponíveis, além da tecnologia SIMPLINK, que permite controlar vários dispositivos a partir de um único controle.

O mais interessante é que o lançamento será no Brasil primeiramente, no final deste mês, enquanto na América do Norte e Europa apenas em novembro.

imagem

Veja mais em:

http://www.electronista.com/articles/07/10/22/lg.32.inch.plasma.tv/

Sem comentáriosPostado 22 de outubro de 2007 às 18h49 por Júlio César Bessa Monqueiro

Sun anuncia Java 'SE' para portáteis

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 22 de outubro de 2007 às 18h32

0

A Sun publicou o interesse no desenvolvimento de uma versão simples e monolítica do Java que pode gerar significante efeito no futuro dos celulares, de acordo com comentários do vice-presidente James Gosling. Depois de criar uma plataforma muito próxima de ser universal, a empresa decidiu mover todos os dispositivos para dentro da versão completa do Standard Edition.

A mudança permitirá a vários dispositivos portáteis tirar vantagens de muito mais recursos, e eliminará problemas de compatibilidade que possui hoje o Java Mobile Edition. O Java ME é tipicamente limitado por padrão, e requer extensões para maiores recursos, o que é desfavorável aos desenvolvedores.

O novo software é otimizado para aparelhos com pouca memória, mas incluindo todas as bibliotecas do da versão Standard Edition. Esta mudanças podem gerar efeitos a longo prazo, principalmente em celulares como o iPhone, que aumentam cara vez mais o hardware, e no âmbito se software com cara de desktop, para suportar melhores aplicações.

Veja mais em:

http://www.electronista.com/articles/07/10/19/sun.scrapping.phone.java/

Sem comentáriosPostado 22 de outubro de 2007 às 18h32 por Júlio César Bessa Monqueiro

Boatos e fatos: MinWin, um novo Windows

Por Marcos Elias Picão em 22 de outubro de 2007 às 12h59

0

Um Windows minimalista. Kernel reduzido, leve e rápido. Um sistema de apenas 25 MB. A volta do MS-DOS e Windows 3.x? Quem sabe, hehe.

A Microsoft anda trabalhando num projeto novo, o MinWin. Há boatos de que ele seria a base para o Windows 7, que sairia em 2010, mas isso nem de longe está confirmado. Seja isso ou não, atualmente o MinWin, como foi nomeado, é um projeto pequeno e sem interface gráfica. Um sistema leve, com interface em modo texto.

Ele pelo menos não é boato, mesmo que não saia disso: foi apresentado por Eric Taut, engenheiro sênior da MS, numa palestra na universidade de Illinois, nos EUA. A palestra não era sobre o MinWin nem o Windows 7, mas ele foi exibido no final como cobaia, rodando dentro do Microsoft Virtual PC (a máquina virtual da Microsoft). Depois de falar sobre virtualização e a Microsoft nessa área, foram apresentados alguns sistemas rodando no MS Virtual PC, como o Windows NT 4.0 e o Windows 3.11.

O MinWin chamou a atenção e despertou expecitativas em meio mundo fã do Windows: o que está por vir? Seria um novo Windows? Vai ter versão beta quando? O núcleo do NT vai ser abandonado?

Nada se pode falar sobre isso. Inicialmente o MinWin não tem GUI ainda, ocupa apenas 4 MB de RAM e inclui um servidor web pequeno e simples. Talvez não seja um sistema operacional para desktops, poderia ser um "WinBios", pegando idéia nas Bios com Linux (aliás, pegar idéia ali é comum...). A tela de boot é em modo texto, já que nem interface tem ainda:

miniwin

Há um vídeo de apresentação no site da universidade:

http://www.acm.uiuc.edu/conference/2007/video/UIUC-ACM-RP07-Traut.wmv

Segundo Taut, o MinWin é apenas para uso interno, não vai virar produto. Quem sabe poderia ser a base para o kernel do Windows 7, o sucessor do Vista. Ele reconhece que o Vista está pesado e complicado demais. Uma vez que ele lidera um grupo de 200 desenvolvedores, isso vem a ser uma boa notícia: não estão satisfeitos com o peso exagerado do Vista. Uma coisa é certa, o Windows Server 2008 deverá ter cerca de 1,5 a 2 GB, em sua configuração mínima - contra 4 do Vista. Esforços para redução de excessos parecem estar sendo feitos.

Agora é aguardar para ver... Boatos e mais boatos surgirão, e não falta muito para aparecer uma cópia pirateada do MinWin em programas P2P. Enquanto isso o Windows Vista, digo, o Windows XP está aí.

Fonte:

http://info.abril.com.br/blog/mauricio/20071019_listar.shtml

Sem comentáriosPostado 22 de outubro de 2007 às 12h59 por Marcos Elias Picão

Benchmark: Wine no Ubuntu x Windows XP SP2

Por Marcos Elias Picão em 22 de outubro de 2007 às 12h46

0

O site Phoronix fez uns testes de desempenho com o Wine, programa que permite rodar aplicações nativas do Windows no Linux.

Foi usado o novo Ubuntu 7.10, versus as aplicações nativas no Windows XP SP2. Nos testes destacaram a performance do Direct-X, ponto em que o Wine e os emuladores em geral perdem feio. As avaliações ficaram por conta de dois softwares conhecidíssimos em testes de desempenho de hardware, que rodam sob Windows: 3DMark01 Segunda Edição e o 3DMark03. Eles funcionaram apenas configurando o Wine para Windows 98, em vez do padrão que vem com ele - Windows 2000. O 3DMark05 Professional da Futuremark não rodou sob o Wine 0.9.46 devido a problemas com ativação do recurso Pixel Shader.

A máquina do teste tinha uma placa mãe ASUS P5E3 Deluxe, 2 GB de RAM DDR3-1333, placa gráfica GeForce 8600GT de 512 MB, Mushkin 780W PSU, Intel Pentium D 820 e um HD SATA da Western Digital. Apesar da configuração, o Wine ficou bem atrás do Windows nativo. Jogadores sabem que isso é difícil, e a melhor forma de obter alto desempenho é usar as versões personalizadas do Wine (como o Cedega), mas mesmo assim nada se compararia a um game nativo pro Linux, ou a versão Windows rodada no próprio Windows.

Veja dois gráficos com o resultado dos pontos do teste 3DMark01 SE:

imagme1

imagme2

Em algumas poucas situações, por incrível que pareça, o Wine se saiu melhor, como no teste de CPU, onde o FPS aumentou:

imagme3

Os resultados do benchmark com mais gráficos e detalhes estão divididos em 5 páginas. Veja em:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=882&num=1

Sem comentáriosPostado 22 de outubro de 2007 às 12h46 por Marcos Elias Picão

NorhTec lança mini-PC com Linux de 85 dólares

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 19 de outubro de 2007 às 15h00

0

Uma empresa chamada NorhTec revelou um mini-PC de menos de 85 dólares, dizendo que é o computador de menor valor com Linux no mercado. O "ultra-low-power", ou PC de consumo extremamente baixo, é o MicroClient JrSX, baseado num SoC (System on Chip) de 300 MHz e arquitetura x86; inclui "regalias" como slot CompactFlash e opções de HD de 2,5 polegadas, além de rede Ethernet 10/100.

A ventilação do JrSX é passiva, e resiste a alta temperaturas e umidades. Ele é feito baseado em uma solução de 32 bits de baixo custo, proporcionando acesso a Internet e outros fins simples. Ele pode rodar qualquer distribuição Linux compilada para suportar emulação de ponto flutuante.

O mini-PC possui ainda 128 MB de RAM DDR, três slots USB 2.0, um CompactFlash tipo I/II, e porta Ethernet 10/100, conforme citado. Entre os opcionais estão portas duplas RS232, mini-PCI, WiFi, 24-bit GPIO (general purpose I/O lines) HD de 2,5" e bateria.

O JrSX mede 115 x 115 x 35 mm e possui apenas 505 gramas, consumindo somente 0,9 Watts a 300 MHz e 0,2 Watts em 66 MHz. A NorhTec vende esse tipo de equipamento há cinco anos, e um dos principais compradores é o McDonalds do Canadá.

imagem

Veja mais em:

http://www.linuxdevices.com/news/NS5563564014.html

Sem comentáriosPostado 19 de outubro de 2007 às 15h00 por Júlio César Bessa Monqueiro

Firefox 3 poderá ter visual diferente em cada plataforma

Por Marcos Elias Picão em 19 de outubro de 2007 às 11h47

0

Mudanças no visual do Firefox não vão agradar a todos, eu garanto... O pessoal da Mozilla está trabalhando na modificação do visual do Firefox 3, para se adequar à plataforma em que for rodar. A versão para Windows provavelmente terá cara de IE com Explorer, a do Mac poderá puxar mais para o Safari, e a do Linux... Com temas atuais, poderá ficar linda, mas com temas antigos ou com certos gerenciadores de janelas, lembrará as distros Linux do ano 2000, todos quadradões.

Calma, Marcos, não foi isso que falaram. Mas quase

Quem usa o Firefox e também usa vários ambientes (Windows, Linux, etc), creio que se acostumou com o visual dele, que é próprio e se mantém basicamente o mesmo entre as versões para diferentes plataformas. Eles (o pessoal da Mozilla) acham que isso não é legal, que o usuário de um sistema deve achar melhor programas mais parecidos com o sistema. É natural isso em parte, mas o FF perderia, e muito, sua identidade visual.

Há facilidades em termos de programação, pode não ser tão fácil criar o visual do Firefox para o Linux, visto que ele usa componentes característicos do Windows. Até as versões em torno da 1.x o Firefox para Linux seguia com as barras de ferramentas mais estilo Linux, depois na versão 2 passou a ser "uniforme", incluindo as barras com o fundo meio em gradiente, ficando um pouco diferente até mesmo das aplicações nativas do Windows.

Depois que Alex Faaborg, que trabalha no desenvolvimento das interfaces visuais das aplicações da Mozilla, publicou no seu blog sobre o visual do FF 3, vários sites vêm comentando as possíveis mudanças.

E você, o que acha? Prefer um Firefox com a cara do sistema em que rodar, ou um Firefox com um visual próprio e único, que você reconhece e sabe usar de olhos fechados em qualquer sistema que estiver?

Comente aqui:

http://www.hardware.com.br/comunidade/firefox-visual/794690/

Sites que comentaram o assunto, inclusive com algumas imagens de tela comparativas:

Oficial:

http://blog.mozilla.com/faaborg/2007/10/10/the-firefox-3-visual-refresh-system-integration/

Ars Technica:

http://arstechnica.com/journals/linux.ars/2007/10/16/mozilla-working-on-firefox-3-visual-refresh-for-linux

News.com:

http://www.news.com/8301-13580_3-9799745-39.html?tag=nefd.lede

Editada em 19/out/07, às 13:12. Motivo: Autor incorreto.

Sem comentáriosPostado 19 de outubro de 2007 às 11h47 por Marcos Elias Picão

Análise de um notebook da Dell com Ubuntu pré-instalado

Por Marcos Elias picão em 19 de outubro de 2007 às 10h54

0

A Dell lançou o site IdeaStorm no ano passado como parte de um esforço para se aproximar dos consumidores. O que eles acham, o que eles querem. E pelo que têm recebido, a iniciativa de vender máquinas com o Ubuntu pré-instalado foi muito bem recebida.

Ontem o site Ars Technica publicou uma análise de uma configuração específica com o Ubuntu, o notebook Inspiration 1420n da Dell. O Ubuntu, assim como quase toda distribuição de Linux, é gratuito e não depende de licenças ou royalites, incluindo principalmente componentes abertos e livres. Isso cria uma configuração interessante no preço, onde não são gastos dinheiro com licença do Windows (comum em vários PCs não só da Dell, claro). Com tudo o que um sistema operacional precisa, ele supre bem as necessidades da maioria das tarefas dos usuários, além de todos aqueles recursos e bla bla bla que quem usa Linux já sabe.

O modelo analisado pelo Ars foi um notebook com processador Intel Core 2 Duo de 1,5 MHz, 2 MB de cache, vídeo integrado da Intel, 1 GB de RAM, HD de 80 GB, CD-RW/DVD de 24x (combo), rede ethernet 10/100 e sem fio (Intel), e tela de 14.1". Um note pequeno e de uso comum, não é um topo de linha mas também não deixa muito a desejar:

imagem

A configuração do Linux pré-instalado merece elogios, diferentemente de muitos fabricantes. Tudo realmente funciona, drivers selecionados pré-instalados, particionamento eficiente... A saber: 1 GB para partição swap (num HD de 80 GB, deixar 2 GB pode fazer diferença para alguns usuários... talvez pudessem ter deixado 1,5 GB, afinal o sistema tem 1 GB de memória física, menos um pouco, devido o vídeo on board com memória compartilhada). A partição /boot vinha separada, ainda haviam duas pequenas partições para restauração, uma de 70 MB formatada em FAT16, com ferramentas de recuperação e de diagnóstico da Dell, e uma de 2 GB em FAT32 com a imagem do Ubuntu compactada. A partição principal ficava com 70 GB, onde cerca de 3,2 são usados para o sistema instalado. A /home infelizmente não foi montada em uma partição separada, o que pode fazer com que usuários menos práticos e/ou sem outros meios de backup percam todos os dados ao restaurar a instalação do sistema (como veio de fábrica).

O Compiz, que ativa recursos gráficos e vários efeitos visuais, vem incluso mas desativado por padrão nesse Ubuntu. As atualizações automáticas vêm ativadas, e na primeira inicialização é apresentado uma espécie de contrato ou termos de serviço da Dell.

Pecou um pouco por não incluir codecs proprietários, característico do Ubuntu, nem software para tocar DVD. Isso o usuário deve instalar posteriormente.

A conclusão da análise foi, em outras palavras, esta:

"O notebook Dell Inspiration 1420n com Ubuntu pré-instalado entrega software livre e de valor. Para entusiastas sérios de Linux que já se acostumaram confortavelmente com o sistema, e com as várias opções da plataforma, o note da Dell com o Ubuntu vem ser uma opção prática e com boa relação custo-benefício, que elimina a necessidade de instalação, e fornece aos usuários de Linux várias praticidades que são fornecidas ao comprar um computador com Windows pré-instalado. Claro que dá para considerar este notebook como uma compra *não* recomendável para usuários experientes em Linux, e também não recomendamos mesmo. Não dá para recomendar para usuários que não estão acostumados com o sistema, devido as particularidades e necessidade de instalação de alguns programas ou configurações iniciais, mas também não serve para os mais experientes que escolhem cada detalhe do seu Linux "na unha". Considerando a compatibilidade do note com o Linux, e a praticidade, no entanto, já é um grande valor agregado."

Leia a análise e a opinião geral do site Ars Technica em:

http://arstechnica.com/reviews/hardware/dell-inspiron-1420n-ubuntu-laptop-review.ars

Sem comentáriosPostado 19 de outubro de 2007 às 10h54 por Marcos Elias picão

Western Digital: HD de 3 TB em 2010

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 19 de outubro de 2007 às 10h52

0

Também foi a vez da Western Digital: uma nova tecnologia deverá aumentar drasticamente a densidade de discos rígidos, disse a empresa. Trata-se de um recurso que é a combinação de gravação magnética perpendicular e cabeças magneto-resistivas tuneladas, para empurrar a densidade para 520 GB por polegada, maior que a capacidade anunciada pela Hitachi, de 500 GB por polegada, em "Hitachi lança nova cabeça para HDs de 4 TB", e obviamente muito maior que o limite atual de 200 GB/pol, atingido pelo Scorpio de 250 GB da própria Western.

A companhia pretende lançar um HD com 640 GB em um único disco magnético em 2010, e também um modelo de 3,5 polegadas de 3 TB no mesmo ano, e antes da Hitachi lançar seu de 4 TB. Vale lembrar que a tecnologia anunciada por esta última também reduz muito os ruídos, enquanto a da WD não.

Veja mais em:

http://www.electronista.com/articles/07/10/18/wd.3tb.by.2010/

Sem comentáriosPostado 19 de outubro de 2007 às 10h52 por Júlio César Bessa Monqueiro

Música em CD? Universal anuncia venda em flash drives USB

Por Júlio César Bessa Monqueiro em 19 de outubro de 2007 às 10h34

0

Você sempre compra CDs de música? Parece que agora a moda vai mudar. Depois da Apple anunciar em setembro que o iTunes vendeu cerca de 3 bilhões de downloads, sinais indicam que a população está cada vez mais procurando músicas avulsas e em arquivos simples.

Ao invés de oferecer conteúdo digital na web, a Universal Music anunciou que deverá lançar suas músicas em flash drives USB, tentando abocanhar uma fatia maior do mercado. O fato de ter escolhido um formato físico de se vender as músicas, segundo a empresa, é devido ao fato da vendas dos mesmos serem mais fáceis e de maior volume.

As primeiras faixas digitais a serem lançadas pela Universal será de "Keane", dia 29 e outubro, e "Nicole", um sólo da líder do "Pussycat Dolls". Os flash drives USB serão vendidos primeiramente no Reino Unido a 10 dólares, enquanto um CD similar custaria 6 dólares.

Vai ser difícil a população comprar um formato mais caro que o CD e menos conveniente que o download. É esperar para ver :-)

Veja mais em:

http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=9323

Sem comentáriosPostado 19 de outubro de 2007 às 10h34 por Júlio César Bessa Monqueiro

Leopard atrasado, mas chegando aí dia 26/10

Por Marcos Elias Picão em 18 de outubro de 2007 às 15h20

0

Depois de 4 meses de atraso, a Apple confirmou o início das vendas do Leopard, nova versão do seu sistema para Macs, para o dia 26 agora.

Ele deverá custar $129 para usuários individuais e $199 num pacote de 5 licenças, uma espécie de pacote familiar - para instalação em até 5 máquinas numa mesma residência.

Entre os novos recursos estão um sistema de backup conhecido como "Time Machine", "Máquina do Tempo". Há melhorias nos sistemas de email e mensagens instantâneas, a visualização de arquivos sem abrir um programa separado e acesso mais rápido a outros computadores em uma rede local. Uma rápida imagem de tela:

leopard

O Leopard vem ser a sexta versão do sistema operacional da Apple em 6 anos. Ela não perde tempo mesmo, constrastando com a Microsoft, que levou mais de 5 anos para lançar uma nova versão do Windows.

Mesmo aproveitando uma espécie de propaganda anti-Windows, que dizia algo como "para usar o Windows Vista você precisa comprar um novo computador; porque então não compra logo um Mac?", parece que não vai ser dessa vez que a Apple vai competir com o Windows em quantidade de cópias vendidas. Mas tem um ponto a seu favor: muita gente não gostou do Windows Vista, dizendo ser um sistema incompleto, falho e "pesado" demais. Tudo bem, isso não quer dizer nada. É provável que no início das vendas apenas os Mac-maníacos e profissionais que usam Macs corram para pegar o seu Leopard. Em termos de qualidade por quem usa, no entanto, é um sistema incomparável.

Em abril, o lançamento do Leopard foi adiado para outubro (originalmente estava previsto para junho). Nesse meio tempo a Apple se dedicou ao desenvolvimento do software para o iPhone, lançado em julho. A empresa afirmou também que a loja on line já aceita pedidos antecipados do Leopard.

No site da Apple há uma contagem regressiva para o dia do início das vendas, confirmando que agora vai mesmo.

Fonte:

http://www.reuters.com/article/technologyNews/idUSN1642388420071017

Recursos do Leopard, versus a versão anterior (Mac OS X):

http://www.apple.com/macosx/features/

Sem comentáriosPostado 18 de outubro de 2007 às 15h20 por Marcos Elias Picão