Manutenção de placas de vídeo

Manutenção de placas de vídeo

Assim como no caso das placas-mãe, a maior parte dos defeitos em placas de vídeo estão relacionados a capacitores ou outros componentes do circuito regulador de tensão. Você pode notar que as placas de vídeo que dão mais defeitos são justamente os modelos com consumo mais alto (e placas usadas por longos períodos em overclock), onde estes componentes são mais exigidos, e não placas baratas, que operam a baixas freqüências e utilizam dissipadores passivos.

O sintoma mais comum é que a placa torne-se menos estável com o tempo, devido à deterioração dos capacitores, travando com cada vez mais freqüência até que o dono resolva substituí-la ou a placa simplesmente pare de funcionar definitivamente, fazendo com que o micro deixe de inicializar o vídeo durante o boot.

A instabilidade é causada sobretudo pela perda de eficiência dos capacitores, sobretudo em placas que ainda utilizam capacitores eletrolíticos. É possível substituir capacitores em placas de vídeo, assim como no caso de placas-mãe e em muitos casos o conserto realmente vale à pena, pois muitas placas de vídeo atuais custam muito mais caro que uma simples placa-mãe.

O Tech Arp publicou um tutorial básico de manutenção de placas de vídeo, dividido em duas partes. Se você se interessou pelo assunto, vale à pena dar uma olhada:

Parte 1: http://www.techarp.com/showarticle.aspx?artno=399

Parte 2: http://www.techarp.com/showarticle.aspx?artno=402

card_big

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X